Casa Grande e Senzala em Quadrinhos

Casa Grande e Senzala em Quadrinhos Gilberto Freyre
Gilberto Freyre




Resenhas - Casa Grande e Senzala em Quadrinhos


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Charly.nunes 11/11/2021

Uma forte romantização da escravidão, apagamento das dores das pessoas racializadas, um mito extremamente fantasioso da miscigenação, nada condizente com o Brasil colonial, além de é claro uma culpabilizão aos indígenas e negros. Basicamente um show de racismo velado
Fe Sanches @literahealing 11/11/2021minha estante
meu deus que absurdo


Charly.nunes 12/11/2021minha estante
Quando li que "os indígenas eram muito preguiçosos e por isso foram substituído pelos negros" achei um absurdo tremendo tbm. Não sei como apresentam esse livro nas escolas


Fe Sanches @literahealing 12/11/2021minha estante
por isso que crescemos sem saber nossa própria história


Bia0210 20/10/2024minha estante
O livro de Gilberto Freyre foi bem destorcido, realmente um desserviço




Jade 29/12/2020

Antes tarde do que nunca
Meu senso atual de estudante me diz que eu deveria ter lido no ensino médio
comentários(0)comente



Ceci Moura 04/11/2024

Um símbolo da sociologia brasileira em uma versão resumida e mais lúdica. Muito bonito do ponto de vista nacionalista, destaca a miscigenação do povo brasileiro como a junção das qualidades de cada etnia, mas, com uma leitura crítica, também evidencia a hierarquia social brasileira.
comentários(0)comente



alinasjornadas 01/06/2024

Indicação Semanal = Casa-grande & senzala em quadrinhos
Indicação Semanal = Casa-grande & senzala em quadrinhos
PUBLICAÇÃO DE = Estêvão Pinto & Gilberto Freyre
PÁGINAS = 67
Avaliação: 3.5;

A obra sugere de modo ?simplório? o processo de visualização da configuração do Brasil, desde sua ocupação pelos ameríndios às dominações exercidas pelos Europeus no auge da colonização brasileira. Essa análise é simples pois camufla as incidências repressivas e não expressa com veracidade essa relação dos povos, o que gera para aqueles que na realidade conhecem a verdade, um grau de cinismo passível de negligência do passado? E aos que desconhecem concede um viés de ?romance? aos processos de ocupações (...)

https://codinomeviesacademico.blogspot.com/2024/06/indicacao-semanal-casa-grande-senzala.html

#CasaGrande&senzala #GilbertoFreyre #EstêvãoPinto
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline ig @escape.abacharel 20/09/2023

HQ rápida e de agradável leitura!
Aqui nesta HQ publicada pela Editora Global, temos uma adaptação para quadrinhos do famoso livro de Gilberto Freyre: Casa-Grande & Senzala. A obra é inclusive utilizada em diversas grades curriculares para escolas e faculdades.

Estava animada para ler essa adaptação e digo que não me decepcionou. Freyre mostra a formação do povo brasileiro, passando pelas contribuições dos indígenas, portugueses, africanos.

O autor discorreu sobre diversos momentos cruciais da história, por exemplo, os tempos de colonização e achei que tudo foi muito bem adaptado, já que as ilustrações são lindas, as cores muito marcantes!

Freyre realizou exaustivas pesquisas em arquivos nacionais e do exterior para compor a obra original. E aqui nos foi passada essa bela adaptação, que nos conta dos mais diversos assuntos. Por exemplo, mesmo sob a condição de escravidão, a cultura africana marcou de forma poderosa a civilização luso-cristã.

Recomendo muito esse quadrinho! Um belo nacional, com artes bonitas e interessantes!

Vou deixar outra observação: as fontes desse quadrinho estão excelentes. Isso é ótimo, porque o que eu mais vejo atualmente são quadrinhos com letras pequenas. O livro para mim está impecável!

"Pois é história da formação brasileira, do começo ao fim, escrita através de sugestões plásticas. Através de formas, de imagens, de símbolos."

Média: 4 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/Cxa9NhaL3K0/?img_index=1
comentários(0)comente



Maíra Marques | @literamai 08/09/2023

? UMA VIAGEM AO PASSADO NO MELHOR FORMATO: QUADRINHOS! ?
?
? Quando pensamos em fontes que narram com riquezas de detalhes possíveis a história do nosso país, Gilberto Freyre é um dos nomes sempre citados. Casa Grande & Senzala é resultado de uma tese de mestrado, um livro com registros riquíssimos sobre o Brasil.
?
Na edição em quadrinhos- originalmente publicada em 1981 com adaptação de Estevão Pinto e desenhos de Ivan Wasth Rodrigues- foi aprovado por Freyre, grande apreciador da arte por meio de desenhos e pinturas. O autor elogiou o fato de Estevão preservar a escrita da obra original e, mais ainda, o capricho de Ivan nas ilustrações que- na época- era em preto e branco. A edição colorida que temos agora veio anos mais tarde, em 2005, com a colorização de Noguchi.
?
Preciso elogiar o capricho dessa edição da Global Editora! Está impecável! O projeto gráfico ficou lindo, e a escolha do material (que desconheço o nome, perdoa) para impressão de fato valorizou as cores escolhidas pelo Noguchi. Uma história que viajou pelo tempo e cai em nossas mãos de forma tão cuidadosa! Lindo demais!
?
O quadrinho, como já mencionado, adaptou muito bem a mensagem que Freyre gostaria de passar com a obra original. Tenho apenas uma crítica, que inclusive me deixou curiosa para ler o livro de fato para verificar se este comete o mesmo fato: Em narrativas que deveriam nos causar revolta, a escrita de Estevão faz parecer apenas uma descrição. Um exemplo claro foi quando este falava dos abusos que meninos brancos faziam com meninos negros, os usando como seus brinquedos. Saiu como um "(...) O molequinho era um camarada de brinquedos, mas também o leva-pancadas de ioiô".
?
No mais, apreciei o quadrinho como uma exposição que narra a trajetória do Brasil e a influência que indígenas, negros e portugueses tiveram em nossa cultura e costumes. Não esperei críticas aos acontecimentos revoltantes, e ainda bem, pois realmente não houve. Por fim, é um quadrinho bem introdutório e que nos deixa com vontade de conhecer a obra original. Diria que é perfeito para jovens e adolescentes desinteressados pela história do nosso país.
comentários(0)comente



Maria 05/04/2023

E é por isso meus amigos, que o brasil é mal resolvido com seus períodos de escravidão (diga-se de passagem desde 1500).

sei que a intenção do autor é ter um texto informativo, mas putz, banalizou esse período da história como se fosse revolucionário.
comentários(0)comente



artvgogh 13/06/2021

finalmente tomei tempo para ler esse livro. e deveria ter lido antes.
apesar de curto, o livro é otimo para saber as coisas mais básicas das raízes históricas do Brasil.
comentários(0)comente



@uaitolendo 15/02/2021

Esse é um livro que desde sempre quis ler, encontrei essa versao em quadrinhos e nao pensei duas vezes parei tudo e fui le. E um livro bem curtinho, com 52 paginas e so me deixou com mais vontade de ler a versao escritas. Temos que da um valor no nosso passado, que nao damos. Nao temos ainda conciencia o quando é valorosso o nosso passado. O quando os NEGROS sao importantes na nossa historia. O quanto temos que agradecer a eles por nossos mais de 500 anos de caminhada. Nao seriamos o país que somos sem eles. Gente, conheçam a Estoria do nosso país.
comentários(0)comente



Locimar 24/08/2020

Memórias literárias
Li com afã este livro em Joaçaba, Santa Catarina num inverno maravilhoso nos idos de 1996. Apesar de datado e com as contradições e marcas de seu tempo, eis uma leitura que me marcou profundamente pelo estilo e pela narrativa.
comentários(0)comente



Kleyson.Soares 28/05/2020

Já na 5° Série. (6°Ano hoje em dia, creio) 2007.. eu estava com uns 12 anos e fui descobrindo mais a história do Brasil. Nossas origens, índios, através desse livro em quadrinhos que eu me lembro, era viciado em ler na época!!!
comentários(0)comente



Edja 22/05/2020

Em forma de HQ o livro retrata o período colonial, a escravização dos negros e indígenas e a vida na casa grande e senzala.
comentários(0)comente



Glaucip 15/05/2020

Casa Grande e Senzala em quadrinhos, é apenas um resumo. Ainda não li a obra completa, mas estou muito interessada em ler. É um livro que até hoje gera muitas polêmicas, mas é importante a leitura.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR