meuslivrosespiritas 04/11/2024
Bastidores espirituais da história do Brasil, pátria do Evangelho
Como o autor espiritual do livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho nos diz: “Nosso objetivo, trazendo alguns apontamentos à história espiritual do Brasil, foi tão somente encarecer a excelência da sua missão no planeta, demonstrando, simultaneamente, que cada nação, como cada indivíduo, tem sua tarefa a desempenhar no concerto dos povos. Todas elas têm seus ascendentes no mundo invisível, de onde recebem a seiva espiritual necessária à sua formação e conservação”. Assim, ele nos trouxe carinhosamente o conhecimento desse grande trabalho da espiritualidade na fertilização do solo brasileiro para receber as luzes benditas do Evangelho de Jesus.
O livro é dividido em 30 capítulos, que nos revelam os bastidores espirituais dos passos da civilização que, posteriormente, “descobriria” o Brasil. Esses conhecimentos, até então desconhecidos pela maioria da população, abre-nos a visão que antes se guiava apenas pelos relatos puramente históricos e terrenos, desconsiderando seu aspecto mais importante e decisivo: o espiritual.
Nesses relatos, descobrimos que “Jesus transplantou da Palestina para a região do Cruzeiro a árvore magnânima do seu Evangelho” e como isso se deu pelas mãos amorosas de seu amado discípulo Ismael, que está à frente da implantação do Cristianismo redivivo em terras brasileiras.
Acompanhamos o início de tudo: como e por que se decidiu transplantar o desenvolvimento do Evangelho de Cristo do Velho para o Novo Mundo (Brasil); quem são as falanges de espíritos encarregadas dessa importante missão, sob o amparo do nosso amado Nazareno; as intervenções espirituais necessárias para a realização da tarefa; as lutas travadas para alcançar o objetivo sem derramamento de sangue (o que nem sempre foi possível em virtude do livre-arbítrio humano, que deve ser respeitado); as assembleias espirituais onde Jesus estava presente, dando diretrizes sábias e amorosas aos seus auxiliares na tarefa divina; a escolha dos espíritos que reencarnariam para auxiliar nessa missão, como Tiradentes, Dom Pedro II, Dr. Bezerra de Menezes, Bittencourt Sampaio, Sayão, entre outros.
Além disso, acompanhamos a triste história da escravidão e a consequente intervenção espiritual para o seu fim; a necessidade de unificação do espiritismo no país, concretizada por meio da Federação Espírita Brasileira sob a bandeira carregada por Ismael: “Deus, Cristo e Caridade”; as dificuldades iniciais da implantação do movimento espírita; os ataques espirituais que visavam impedir seu desenvolvimento e muitos outros temas relevantes para nossa história e para o desenvolvimento do Brasil como a pátria do Evangelho no planeta.
É sempre interessante conhecer a verdadeira história, aquela que nos revela os bastidores espirituais, a visão ampliada trazida por nossos irmãos dedicados e já desencarnados, sob a autorização de Jesus. Esse conhecimento nos leva a refletir sobre a profundidade dos acontecimentos, a intervenção e proteção divina, reforçando que, independentemente das provações individuais ou coletivas, o bem sempre vencerá.
Recomendo essa leitura que expande os horizontes da mente, ainda muitas vezes presa ao lado material das coisas, da história e da vida, ajudando-nos a compreender nossa própria tarefa, por menor que seja, no cenário de desenvolvimento da implantação da luz e do amor no nosso tão amado país.
site: @meuslivrosespiritas