Leo Vieira 01/02/2023
O livro do Livro dos Livros
Este livro tem a missão de mostrar todo o desenvolvimento e expansão da Bíblia como livro e como Palavra de Deus. Relata toda a riqueza e preciosidade, além da importância do estudo bíblico, também a forma correta para ler a Bíblia, na cronologia correta, independente da ordem de organização de Antigo e Novo Testamento.
Através do livro, que também tem questionários como de um caderno de escola bíblica dominical, ressalta essa importância também. A história da compilação, desde o desenvolvimento do papiro, do pergaminho de couro de animais, até a organização final, com adição dos livros apócrifos e explicando o motivo para sete deles estarem na Bíblia de Jerusalém (fala um pouco da Reforma Protestante).
Jesus é o tema central da Bíblia, fala da história dos capítulos e depois dos versículos e a importância da adição deles para o senso de identificação e consulta. A linguagem divina e a inspiração através dos livros. Impressionante como eles fazem sentido uns com os outros com tantos séculos de diferença para alguns deles. Na Bíblia, ao longo dos livros, além da harmonia entre eles, também há cumprimentos de profecias, testemunhos, influência à pessoas, familiaridade e superioridade; testemunhos históricos, proféticos, arqueológicos, geográficos e muita imparcialidade. Vamos compreendendo a evolução histórica e o cânon do Novo Testamento. O livro fala dos 73 livros apócrifos, sendo os 7 inclusos na Bíblia de Jerusalém, a tradução e preservação da Bíblia, a cronologia, dicas por onde iniciar o estudo bíblico, a importância da hermenêutica para identificação de pontos históricos, porque interpretações equivocadas dariam margem à heresias e o livro encerra com explicações antropomórficas (formas humanas) e antropopáticas (sentimentos humanos).