AnaLuVL / @anarilhando 07/02/2020Sophia filosofiaEste ano comecei a experimentar o mundo da poesia de maneira acidental: decidi que, a cada lugar que fosse, procuraria por uma autora reconhecida local. No caso, Lisboa, Portugal, foi minha primeira descoberta. E que descoberta.
Sophia de Mello Breyner Andresen traz em sua poesia política, cultura, reflexão social, reflexão pessoal... Algumas vezes em pouquíssimas linhas, outras com poesias mais longas. Me atrai muito por seus trabalhos, e principalmente com suas características autorais únicas!
Em "Musa, o búzio de cós e outros poemas", Sophia se centra no amor ao mar, e sua semelhança à Cultura grega e à força do cavalgar, para construir seus poemas e histórias poéticas. Rico em rima e ritmo, é um livro muito gostoso de ler, com um prefácio interessantíssimo a respeito da autora, escrito por Carlos Mendes de Souza.
Está entre meus favoritos da autora, mas só para deixar registrado (e já recomendando), o livro "O nome das coisas" ainda é meu predileto de Sophia. Recomendo ambas as leituras fortemente! Ainda mais por terem viés diferentes de sua poesia.