Jhaze 14/08/2024
Maravilhosa História Pessoal
Ter a Ítalia ou França como cenário de uma estória romântica pode ser clichê de Hollywood, mas no caso de Marlena Blasi é a mais pura realidade.
Nessa maravilhosa e pessoal biografia a autora discorre sobre o seu reencontro com o amor já numa idade madura, mas com toda a loucura desenfreada de um primeiro amor juvenil.
As loucuras impossíveis de acontecer na vida real ( pelo menos era o que eu pensava) mostradas em filmes, aonde personagens abandonam uma vida estabelecida em prol da pessoa amada é descrita no texto aonde a famosa chef relembra parte de sua história de vida.
Com a Veneza dos anos 90 como pano de fundo, vemos o choque cultural trago pelo novo ambiente, o esforço em se adaptar, cenas românticas vistas apenas em filmes (que nunca achei serem possíveis na vida real?) e toda a tradição clássica de uma Itália que é desconhecida para maioria dos mortais.
Uma leitura que quase se faz necessária pela leveza com que trás a vida do leitor. Um texto que flui rápido, sem enrolação, com descrições vivas, que nos faz enxergar o que é descrito, levando-nos a conhecer a vida dos protagonistas a ponto de nos sentirmos próximos como se fossem amigos queridos.
Entre lembranças pessoais e algumas receitas dos pratos preferidos da autora, é possível que ao finalizar a leitura você possa estar com a mesma sensação que tive: querer mudar pra Itália e estar nos mesmos lugares descritos, saborear os pratos e ir a feira de Veneza comprar as frutas mediterrâneas que não temos por aqui!
Um livro que faz parte da rara categoria que traz uma dor no coração, que vai aumentando conforme se aproxima do final , pois não queremos que o texto se acabe.
Deveria ser um livro de leitura eterna!!!!