Arthur Jácome 25/02/2016
O início da vida espiritual é marcado de um profundo desejo de conversão e penitência. A alma empreende grandes esforços para emendar-se, deixar o pecado para trás. Mas muitas vezes acontece de cairmos, o que nos causa profunda tristeza e desânimo. Perguntas como "Será que eu tenho solução?" ou "Não será a santidade algo muito além das minhas forças?" deixam em grande inquietação a alma.
Esta obra vem a ser um grande consolo para essas pessoas, bem como para aquelas que, já tendo avançado um pouco no caminho de santidade, ainda encontram dificuldades para lidar com suas faltas e imperfeições. A doutrina de São Francisco de Sales vem a mostrar com clareza quais são as raízes desses problemas, relembrando a nós e desejando gravar em nossos corações algumas verdades de fé que deixamos passar na nossa história. É de se pontuar a questão da Queda de Adão e de Eva, da concupiscência que levamos dentro nós e, principalmente, do Deus Misericordioso que nos quer junto dEle na vida eterna.
Da minha experiência pessoal com o livro, digo que pude perceber a necessidade de purificar meu modo de ver a vida espiritual. É claro que a santidade se trata de uma constante batalha, mas nela deve haver espaço para a alegria, a confiança e a esperança na misericórdia de Deus. Não há como não se apaixonar pelo estilo amorosamente paternal que São Francisco de Sales dirige as almas, exortando-as a confiar no infinito Amor de Deus.
Este livro é riquíssimo, e pretendo fazê-lo um livro de cabeceira para que, aos poucos, possa desenterrar ainda muitas pérolas preciosas para a vida espiritual.