Traço de Giz

Traço de Giz Miguelanxo Prado




Resenhas - Traço de Giz


71 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


joaoggur 28/02/2021

Extremamente envolvente e intrigante.
Traço de Giz, é sem dúvida, um baita acerto da editora Pipoca e Nanquim. Envolvente e intrigante, nos faz querer devora-ló a todo momento.

A arte de prado é um DESBUNDE! Cada mínimo detalhe é pintado com uma meticulosidade ímpar. Tudo é muito bem pintado, muito caprichado.

No quesito da história, Irei resumir: li, reli, li outra vez, e consegui entender algumas coisas, mas confesso que, por inteiro, a obra continua a ser uma incógnita para mim. Nada no quadrinho é claro (diferente da arte), nada parece ser de verdade. Tudo parece um longo sonho. E tudo que disse nesse parágrafo, faz eu gostar mais ainda do quadrinho. Acho que lerei de novo. Se tiver experiência em leitura da nona arte, leia.
Alberto.Tisbita 01/03/2021minha estante
Senti-me desbundado ao ler essa resenha.


joaoggur 01/03/2021minha estante
KKKKKKKK obrigado!


dani 09/11/2021minha estante
Escolha de vocabulário impecável! ?
Vi só uma amostra, mas achei a arte belíssima. Agora fiquei curiosa com a história.


joaoggur 10/11/2021minha estante
Obrigado pelo comentário, @dani! Seu vocabulário também é ímpar!




cmvies 24/05/2024

As ilustrações são lindas mas a história é confusa. Se não fosse o protagonista insuportável, repugnante e asqueroso, talvez valesse a releitura. Alem de disso, o autor sexualiza as poucas mulheres presentes na HQ o tempo todo. Existem cenas extremamente desconfortáveis e são bem gráficas. Enfim, achei desnecessário.
comentários(0)comente



Flora Airbender 09/08/2021

Fiquei engatilhada e não entendi nada
Há uma cena de estupro e o que se sucede é bem problemático. A personagem que é violentada, Sara, no dia seguinte após a agressão se oferece pra transar com o protagonista, Raul, e eu fiquei tipo ????? E pra piorar as coisas ela chega a dizer que seu filho matou os caras pra vingá-la mas depois eles aparecem vivos, o que faz Raul achar que ela mentiu sobre o abuso. Mas a [*****] da desgraça foi Ilustrada com riqueza de detalhes!!!!! Ela não mentiu!!!!

Raul é insuportável, fica perseguindo Ana igual um psicopata e o autor coloca isso como se fosse a coisa mais natural do mundo e a Ana fosse uma mal humorada por não dar atenção ao pobre homem. Raul também chama Sara de [*****] e maldita em outra ocasião.

Nenhum dos mistérios é esclarecido e o final é bem nada a ver. Sei lá o que o autor queria dizer com essa porcaria, e ainda ganhou prêmio...
caarolparker 25/09/2021minha estante
Disse tudo ? mas tadinho do cara que não era correspondido


Fernanda 04/12/2021minha estante
Resumiu tudo!


Carolina3519 31/12/2022minha estante
Única resenha sensata sobre esse quadrinho!




Ro15 15/12/2021

Chato
Chato?só as ilustrações são bonitas ?.o pior quadrinho que já li ??
Como disse só as ilustrações são bonitinhas
comentários(0)comente



Mikael_13 27/05/2021

Achei a graphic ok, achei a história muito subjetiva e reflexiva, composta de vários fluxos de pensamento.
comentários(0)comente



Flavio - @geekcorp303 28/07/2021

Incrível!
Traço de Giz é uma das melhores hqs que li esse ano, é uma leitura que a primeira vista é bem complexa, mas ao mesmo tempo muito fluida, e que melhora a cada vez que você reler.
Na história vamos acompanhar o Raul que por conta de uma tempestade acaba tendo que atracar seu barco no cais de uma ilhota um tanto quanto estranha, pois ela não aparece em nenhum mapa, e tem apenas 2 habitantes, um farol a muito tempo desativado, uma estalagem e um muro com inúmeras mensagens escritas em diversas línguas.
Mas logo Raul percebe que não foi o único a atracar o barco ali, e esse outro pertence a Ana uma mulher bem reservada, que logo chama a atenção do Raul. E a partir daí Raul se ver intrigado em descobrir sobre alguns mistérios que rondam a ilha. (Acredito que se eu falar mais que isso pode ser spoiler e estragar a leitura).
Eu terminei essa HQ com uma interrogação na minha cabeça, fiquei só o gif da Nazare com as equações, esse é o tipo de história que vai ficar muito tempo na sua cabeça.
Miguelanxo fez um trabalho incrível aqui, na parte do roteiro ele não desperdiça nenhum diálogo, TODOS eles são importantes para a compreensão da história, ele deixa as pistas todoas ali, só que em um primeiro momento acaba passando desapercebido, e pode até parecer que não tem sentido, mas quando você chega na última página sua cabeça explode, e reler só melhorou minha experiência com o quadrinho, pois aqui que de primeira passou batido, na segunda você entende o propósito, e acredito que se a gente ler 100 vezes, em cada uma vamos descobrir algo novo.
E o desenho é lindo, cada quadro aqui poderia facilmente ser uma obra a parte, em cada página é possível enxergar a dedicação e entrega do Miguelanxo.
comentários(0)comente



Thayane.Gabryelle 24/02/2024

Eu não entendi
Não faço idéia o que li. Não entendi o enredo. Sinceramente, que horror. Esperava uma coisa, recebi outra sem pé nem cabeça. Ou eu simplesmente não entendi.
comentários(0)comente



Gramatura Alta 22/01/2021

http://gramaturaalta.com.br/2021/01/22/traco-de-giz/
Lançada originalmente em 1992, TRAÇO DE GIZ é uma das realizações mais representativas de Miguelanxo Prado. O quadrinho se tornou um clássico das HQs europeias e o mais premiado da história da Espanha! Foi agraciada com o prêmio de Melhor Álbum Estrangeiro no Festival de Angoulême, Melhor Álbum no Salão de Quadrinhos de Barcelona e indicado aos prêmios Eisner, na categoria Melhor Pintor/Artista Multimídia, e Harvey, na categoria Melhor Quadrinho Estrangeiro.

Uma tempestade em alto mar leva o barco de Raul até uma pequena ilha com um farol. No lugar, vivem apenas duas pessoas: Sara, a dona de uma espécie de pousada, que serve de loja e de restaurante; e seu filho, Dimas. Além da casa e do farol, que não funciona, só existe mais o estranho cais de concreto branco, imenso, que se estende para dentro do mar por mais metros do que seria necessário, e que segundo a narrativa, se assemelha a um traço de giz na imensidão azul.

Quando aporta, Raul percebe que existe um outro barco atracado, que pertence a Ana, uma mulher que chegou alguns dias antes dele e que parece estar à espera de alguém. Em um primeiro momento, Raul tenta se aproximar de Ana, mas ela não se mostra disposta e se mantém à distância.

Aos poucos, com o passar dos dias e após muita insistência, Ana resolve dar uma chance de conhecer Raul, mais movida pela intenção de o convencer a ir embora da ilha. Isso porque Sara havia contado a Ana que sempre que aportam três embarcações, uma tragédia acontece. Ana deseja que Raul vá embora antes que a pessoa que ela aguarda chegue. Nesse meio tempo, um terceiro barco aparece, trazendo dois homens, sendo que um deles já conhecia a ilha. E conforme Sara previa, com a chegada deles, iniciam-se eventos que fogem do controle e resultam em morte.

Na história não existe nenhuma construção do passado dos personagens. O leitor não sabe de onde vêm, para onde vão, quem são, o que fazem, e, ao contrário do que seria de se esperar, isso se mostra desnecessário, não afeta em nada a obra. O que importa é o que acontece naquela ilha, naquele momento, com aquelas pessoas. O que elas eram antes de chegar à ilha ou que irão virar quando saírem, não importa.

Raul é um homem que veleja pela distração. Ele se apaixona por Ana devido ao mistério que ela desperta, à forma como ela se mantém longe dele. O desafio e as respostas afiadas e grosseiras que Ana lhe dá, o conquistam mais do que o afastam. E Ana está obcecada pela espera de alguém que deveria chegar em algum dia do mês de junho. Ela pretende esperar até o dia primeiro de julho. Esse compromisso, que nem ela sabe se irá se concretizar, impede que ela veja em Raul alguém de quem ela poderia gostar.

Sara e o filho possuem óbvios segredos. Eles são vagos nas respostas e nos motivos de viverem em um local tão isolado. O que possuem na loja para vender, é criado e plantado na ilha, ou é o resultado de barganhas que realizam com outros viajantes que passam pelo local. Nem sequer o farol é uma justificativa para permanecerem ali, uma vez que não funciona e não há nenhum responsável pela manutenção.

As conversas que acontecem entre esses quatro personagens, parecem triviais, sem uma finalidade para a evolução da história. Isso até que o terceiro barco chega, e até que se finaliza a leitura. Quando a história termina, os diálogos passam a fazer sentido, mas, ao mesmo tempo, nada do que aconteceu faz um real sentido. Eu precisei parar e pensar. Voltar as páginas, reler algumas conversas, reler os trechos do diário que Ana escreve de noite em seu barco, reparar nos desenhos e nos personagens mais uma vez. E então pensar de novo.

A editora cita que a estranheza do final se assemelha ao espanto que acontece no filme O SEXTO SENTIDO, aquele com Bruce Willis onde o garotinho via pessoas mortas. Eu considero um erro de comparação. Não existe o sobrenatural em TRAÇO DE GIZ. Não é uma história de fantasmas. A comparação mais próxima, seria com a série de televisão LOST. Aí sim, no quadrinho existe uma semelhança imensa com o seriado.

TRAÇO DE GIZ não tem uma história que vai fundir sua cabeça. Pelo contrário. É um quadrinho que navega pelo caótico e cruel comportamento humano, sobre relações, sobre machismo, sobre vingança, e termina de uma forma que brinca com o tempo. Parece passar a mensagem de que nos perdemos quando tomamos decisões covardes e egoístas. E essa percepção de que não vivemos de forma linear, é o que faz o leitor voltar as páginas e procurar pelas respostas. A genialidade de TRAÇO DE GIZ está nessa obrigatoriedade. Uma obra que exige raciocínio e indagações de quem lê, é uma obra que atingiu seu objetivo.

Por fim, os desenhos de Prado são incríveis. Detalhista ao extremo, suas composições de cena, as cores, as expressões dos personagens, as paisagens, tudo é deslumbrante e profundo. Vários quadros seriam perfeitos para serem transferidos em tamanho grande e pendurados em uma parede, ficarem em exposição. A edição em capa dura também é muito luxuosa, com vários extras e um pequeno texto do autor. É uma obra para se ter na estante, com certeza.

Se você já leu TRAÇO DE GIZ, com certeza ficou com muitas perguntas. Eu descrevo no blog as minhas conclusões.
http://gramaturaalta.com.br/2021/01/22/traco-de-giz/

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/01/22/traco-de-giz/
comentários(0)comente



@imthestargirl - bookstagram 19/04/2023

Não é pq é antiga que tá tudo bem sexualizar a mulher
A HQ é linda, os traços, pintura, tudo muito bonito visualmente.a história tem um "quê" interessante ali no final quando você percebe qual é o plot Twist, só que não me desce a quantidade de vezes que o autor sexualiza as mulheres.
Uma moça aparece sem roupa o tempo todo simplesmente porque o autor queria desenhar nudez, a outra sofre um estupro totalmente do nada e desnecessário pra história em si, e a cena é extremamente gráfica inclusive.
O Raul, personagem principal, é um SACO, nunca vi um personagem tão insuportável. Não dá pra torcer pra ele em nenhum momento.
Não costumo ligar pra conteúdo adulto/pesado, mas quando é usado de maneira gratuita e sem pé nem cabeça igual aqui, não dá.
comentários(0)comente



Sueli Yano Suga 20/01/2021

Arte lindíssima e estória instigante
Devo confessar que eu sempre começo as leituras da editora Pipoca e Nanquim com expectativa alta, pois o comercial deles é sempre muito bom! Resultado, gostei muito, mas talvez ainda não tenha captado qual era o segredo tão oculto que eu deveria, pois tanto no texto introdutório de Sidnei Gusman qto no vídeo, eles falam da necessidade de revisitar a HQ para entender todas as pistas deixadas... Eu não sei se isso realmente é necessário. Caso eu releia e entenda melhor, volto para editar. Esse meu comentário não é para desmerecer a obra pq acredito que valha muito a pena ler e ter esse volume físico, pois é um deslumbre!.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Greice 07/05/2021

Decepcionante
Esse quadrinho tem uma arte muito bonita, com um traço aquarelado que faz cada página parecer uma pintura. Entretanto, não gostei da história, pois achei excessivamente vulgar e violenta, detestei todos os personagens, e o suspense não me cativou. Se não soubesse quem é o autor, saberia à primeira vista que é uma história que só poderia ter saído da cabeça de um homem, porque o "male gaze" permeia cada quadro. Um autor e um livro muito premiados, mas não é o tipo de história que me interessa.
comentários(0)comente



Ricardo.Silvestre 03/08/2024

O traço de giz que divide o oceano em dois?
Após a leitura deste livro fico com uma certeza: gosto da arte visual deste autor.
Já tinha lido um outro livro dele - Ardalén - e fiquei logo fã dos seus desenhos, das cores e tonalidades por ele usadas (curiosamente, também aquele outro livro tinha o mar bastante presente). É tudo tão inebriante que parece ser possível sentir a movimentação dos cabelos ao vento e o aroma do oceano no ar.

No que toca ao argumento, neste ?Traço de Giz? pareceu-me ter ficado tudo um pouco aquém. Bem sei que este é um título que já ganhou uma grande variedade de prémios mas eu não fiquei totalmente convencido. Pareceu-me ser tudo demasiado apressado. Quando pensava que me era permitido degustar, o argumento virava noutra direção e continuava a correr, sem me permitir perceber o que realmente se estava a passar. Apetecia-me algo mais desenvolvido, o que em 64 páginas estaria longe de ser possível.
O tipo de letra escolhido para esta edição em português também não me pareceu ser o mais adequado já que algumas das palavras mostraram-se de difícil leitura e compreensão.

O twist final é curioso mas não o suficiente para me fazer dar mais de 3 estrelas.
comentários(0)comente



Ronoc 28/04/2021

Obra-prima
Enigmática e de raríssima beleza, ?Traço de giz? é um desfile de pinturas que nos magnetizam, capturam todos nossos sentidos, nos provocam, intrigam e não entregam um, mas vários possíveis significados. A cada página, na verdade, a cada quadro, somos sugados pra dentro do mistério e dos traços de mestre de Miguelanxo Prado. Ler, ver, viver ?Traço de giz? é uma experiência transcendental, maravilhosa.
comentários(0)comente



71 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5