spoiler visualizarS. Oliveira 15/04/2022
Inevitável a comparação entre uma obra literária e sua adaptação para cinema/tv etc, o que é perfeitamente normal. Mas realmente, preciso acrescentar que neste caso, para mim, foram duas experiências bem diferentes, a leitura do conto e assistir ao filme.
No conto, o relato curioso do nascimento inimaginável de um adulto idoso (não um bebê com aparência de idoso), que é disfarçado e criado como criança pelos pais. Já no filme, temos uma nova história para Benjamin, bem mais romântica e dramática.
Gosto bastante da adaptação, e o diferencial é justamente o acréscimo de uma trajetória de vida mais detalhada do protagonista, e sendo este um indivíduo mais resignado. Mas foi durante a leitura do conto que consegui captar melhor a essência dos conflitos vividos por Benjamin ? de acordo com o que foi proposto pelo autor, e como no final das contas ele não era diferente de nenhum outro homem ou mulher, com sua vaidade e seu orgulho compartilhando o foco com as questões relacionadas às aparências, tanto da parte do protagonista quanto das pessoas ao redor; e tudo descrito com um tom de crítica e humor.