spoiler visualizar@ka_and_books 28/05/2021
E se você nascesse velho e chegasse ao fim da vida jovem?
O que você faria se sua vida começasse da velhice? O que faria se em vez de nascer jovem, nascesse velho? Essa é a condição de Benjamim Button.
.
Obra publicada em 1922 e escrita por F. S. Fitzgerald.
.
Benjamim nasceu no hospital particular de Maryland, em Baltimore. Mas ao contrário da maioria dos bebês ou de todos os bebês, nasceu velho. Sim, isso mesmo! O "pequeno' Button tinha 1,75m de altura, barba até a cintura, cabelos grisalhos, olhos lacrimejantes e cansados. Seu pai, o sr. Roger Button, demorou a aceitar a condição do filho, e não entendia o motivo de seu garoto não ser como todos os outros.
.
Para disfarçar a aparência velha que um bebê não deveria ter, mas que Benjamim tinha, o pai deixava o cabelo dele bem curto, pintava os fios de uma cor escura, cortava toda a barba e o vestia com roupas próximas das de crianças. O que era difícil, considerando seu tamanho e largura.
.
Benjamim não gostava de brinquedos, mas gostava de conversar com seu avô, pareciam velhos amigos! sabia muita coisa da vida, assim como um senhor de idade avançada sabe. Mas com o passar do tempo as coisas começaram a mudar. No início, foi difícil fazer com que a sociedade aceitasse a situação peculiar dos Button, mas com o tempo, todos acabavam não tocando no assunto. Benjamim sentia mudanças brotando de si mesmo, pois a pele já não estava tão velha , o cabelo já não era branco e a barba também não. Sua vida havia começado ao contrário, e todos os dias ficava mais novo na aparência.
.
Benjamim tinha por exemplo uma aparência de 60 anos, e idade de 10 anos. Quando tinha uma aparência de 50, tinha 20... e assim sucessivamente. Sua mente ficava mais nova e seu corpo também. O problema é que enquanto as pessoas que ele amava e conhecia ficavam mais velhas, ele ficava mais novo.
.
Esse é um livro que eu recomendo muito! Durante a leitura me peguei pensando como seria se isso ocorresse na realidade. O livro nos traz reflexões sobre a vida e sobre viver. Fiquei muito triste quando atingi cerca de 60% da história e compreendi o que aconteceria.