Fabi_Colaco 09/06/2021
Murder on The Orient Express)
ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
(Murder On The Orient Express)
Agatha Christie
Essa é uma das histórias mais famosas de Agatha Christie, talvez porque ela aconteça em um dos mais famoso dos trens, o Expresso Oriente que ligava Paris a Constantinopla (atual Istambul), esse era considerado um dos trens mais luxuosos do mundo, com passageiros que incluíam desde burgueses milionários até membros da aristocracia europeia.
Esse livro foi publicado pela primeira vez no Reino Unido em 1º de Janeiro de 1934. O livro é baseado no verdadeiro caso de um sequestro ocorrido nos Estados Unidos, em 1932 e Agatha Christie resolveu utilizar esse fato para criar um grande conflito moral nos leitores.
No início da história, Hercule Poirot um dos mais famosos personagens de toda a história da literatura, personagem criado por Agatha Christie, estava. na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, e é requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente. Havia uma tempestade de neve dificultando a viagem, o trem estava surpreendentemente cheio para aquela época do ano, mas na manhã seguinte, havia um passageiro a menos, esse passageiro, que logo o detetive Poirot descobrirá ter muitos inimigos dentro do trem, será encontrado morto em sua cabine com doze facadas. Com o trem preso na neve, cabe ao detetive Hercule Poirot desvendar esse misterioso e conturbado crime, onde ele tem ao seu alcance, sem necessidade de deslocar-se, tanto a vítima como todos os possíveis assassinos. Porém, é a maneira como ele a conduz e faz a leitura do depoimento e do comportamento de todos os passageiros e funcionários do trem, que nos fascina, é imperdível, e com um desfecho inesperado.