Estrobooks 03/05/2023
Publicado em 1941, Escape from Freedom já foi traduzido no Brasil pela editora Zahar sob o título Medo à liberdade, mas atualmente não há novas edições.
Felizmente, ainda existem exemplares para venda no site da estante virtual, mas é uma pena que grande parte dos livros de Fromm não sejam mais publicados por aqui?
Essa obra integra o estudo do autor acerca da estrutura do caráter do indivíduo na modernidade, considerando a interação entre fatores psicológicos e sociais.
É uma narrativa instigante e acessível a qualquer interessado no tema. A problemática da liberdade é concebida pelo autor como um resultado da ruptura com o mundo medieval, em que o papéis existenciais eram preestabelecidos por uma rígida estrutura social.
Assim, no decorrer de seu percurso histórico, o homem superou o domínio da natureza, o controle exercido pela Igreja e pelo estado absolutista. Tais rupturas pareciam ser não apenas uma condição necessária, mas também suficientes para atingir o objetivo almejado: a liberdade do indivíduo. Entretanto, fica demonstrado que o caminho a ser percorrido ainda é longo, pois não basta termos o direito à expressão se nossos pensamentos são forem autônomos.
Entre as abordagens realizadas na obra, estão as origens psicológicas do autoritarismo e o papel social das doutrinas religiosas. Nesse sentido, Fromm estabelece que o grau de influência de qualquer doutrina ou ideia dependerá do seu apelo às necessidades psíquicas daqueles a quem se dirige. Somente se a ideia atender às carências psicológicas intrínsecas de certos grupos sociais, ela se tornará uma força poderosa na história. Daí a importância da compreensão do caráter humano para pautar nossa evolução e amadurecimento.
É um livro que te faz repensar muitas coisas sobre si mesmo e mundo ao redor, com uma temática que não poderia ser mais atual e mais necessária.