Fernanda3276 17/10/2024
Um romance muito turbulento, cheio de emoções onde os personagens principais são os mais odiados. São descritos da forma mais desprezável e tem atitudes egoístas e egocentricas. Apesar de ser um romance é um livro bem triste pois tem uma crueldade que tira esse lado "lindo e belo" do amor, e mostra esse amor de uma forma dura e feia, de uma forma bruta, de uma forma que não parece ser amor. Este livro demonstra claramente que o abusado se torna abusador.
Heathcliff foi adotado e criando com Catherine, porém só era amado pelo pai da menina, que logo veio a falecer, e odiado por todos da casa em que moravam, no Morro dos Ventos Uivantes. Sofria preconceito e era escravizados pelo irmão de Catherine, o novo amo (que o detestava mais do que qualquer outra pessoa). Mas Heathcliff e Cathy se amavam e cresceram juntos.
Catherine acaba se casando com um senhor, Edgar Linton (juntados pelos pais do menino e o irmã da menina) e Heathcliff sente muito por isso. Começaram a ter brigas e discussões constantes depois desse casamento e Heathcliff passa a odiar Edgar e foge do Morro dos Ventos Uivantes.
Muito tempo depois ele volta, mas volta de um jeito completamente horripilante, sendo cruel e desumilde com todos, menos com Cathy. Ele então se casa com Isabella Linton (Irmã de Edgar), mas por pura vingança a Edgar, e então, infelizmente Catherine adoece e morre, deixando sua filha (também chamada Catherine) no parto com seu marido, Edgar. Heathcliff só piorou seu comportamento mesquinho após a morte da amada, e abusava da pobre Isabella sendo grosseiro e agressivo com a pobre mulher, que acreditava antes amar de verdade o senhor Heatcliff. Isabella foge grávida para Londres, e seu irmão, Edgar, apesar de muito deprimido, cuida de sua filha com muito amor e carinho, junto de sua criada Nelly Dean.
Nelly é quem narra a história toda, pois era criada do pai de Catherine (mãe) e acompanhou-a em sua nova vida de casada. depois da morte da ama, seu amo se tornou o senhor Linton.
Isabella morre e Edgar busca seu sobrinho, com a esperança de te-lo para criar junto a Cathy, mas Heatcliff toma posse do menino. Mas ele só tinha a intenção de vingança pois tratava o menino igual lixo. Cathy acaba vivendo um romance com ele, mas com o pai que tinha o pobre menino, era muito dificil uma convivência.
Esse livro trás muitas mortes, sentimentos e emoções negativas, um lado contrário do que é o romance comum. Confesso que no início quis muito desistir da leitura, pois não estava tendo voltade de ler ele, especificamente. Mas dei outra chance e graças a Deus depois de um tempo me forçando a ler comecei a entender e a gostar do que estava lendo. A escrita é culta e antiga, mas nada muito difícil de compreender.
Gostei! ?