Poeta chileno

Poeta chileno Alejandro Zambra




Resenhas - Poeta chileno


82 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Vicente 15/03/2022

Apaixonante
Leio os livros de Zembra há bastante tempo, Bonsai apesar de curto é um livro poderoso. Poeta Chileno, a primeira narrativa longa do autor, te conquista logo nas primeiras palavras e quando você se dá conta já está completamente envolvido com a estória de Gonzalo, Carla e Vicente. Sem dúvida um dos melhores livros que li nos últimos tempos.
comentários(0)comente



felipe.alamino.7 12/01/2022

Um livro de amor, mas não convencional
Poeta chileno é um livro de amor, mas não do amor convencional, mas do amor de um homem por seu enteado e, ao mesmo tempo, é também um livro sobre futuro, ausência, inconsistência, memória, egoísmo? sobre machucar pessoas que amamos e sobre nos machucarmos, sobre sonhar e ver nossos planos mudando e fugindo de nossas mãos. Enfim, é um livro que toca profundamente o leitor e, ao mesmo tempo, arranca sorrisos. Zambra é seguramente o melhor escritor sul-americano em atividade, seguido por Mairal - e se você não conhece nenhum dos dois, por favor, vá conhecer, não sabe o que está perdendo. Para encerrar, Poeta chileno consegue mostrar toda a genialidade do autor, pois ao passo em que faz do local universal, consegue transformar um romance em pouco mais de 400 páginas de poesia.
comentários(0)comente



Bairral 29/12/2021

Um livro pra ficar na memória
Poeta chileno foi minha primeira leitura de Zambra, e que leitura! Límpida e direta. Cada personagem tem seu lugar, sua história e conexões. As relações sociais e humanas são criadas com honestidade, com temperos combinados que dá harmonia a cada página, o que nos faz querer devorar o livro sem nos darmos conta das 430 páginas ao chegarmos ao final. Os amores, as paixões, as decepções e as utopias são envolventes. Um livro/autor que merece ser lido. Um Chile que nos leva a pensar nosso lugar e a distropia que vivemos.
comentários(0)comente



Bel 02/08/2023

Leve, singelo, divertido
Achei um livro muito querido, desses que provavelmente vou lembrar dos protagonistas por muito tempo. Acho uma riqueza um livro ser leve e ao mesmo tempo impactante. Deixou boas memórias do tempo que me acompanhou
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@buenos_livros 20/12/2021

Poeta Chileno - Alejandro Zambra
?Não sei, talvez queiram perder o medo. E é melhor que escrevam. E melhor escrever que não escrever. A poesia é subversiva porque te expõe, te rasga em pedaços. Você se atreve a desconfiar de si mesmo. Você se atreve a desobedecer. Essa é a ideia, desobedecer a todo mundo. Desobedecer a você mesmo, isso é o mais importante. E crucial. Eu não sei se gosto dos meus poemas, mas sei que se não os tivesse escrito seria mais idiota, mais tolo, mais individualista. Eu os publico porque estão vivos. Não sei se são bons, mas merecem viver.?
-
. Poeta Chileno (2020)
. Alejandro Zambra ??
. Tradução: Miguel Del Castilo
. Romance | 428p.
. @companhiadasletras
-
. Narrando a história de dois poetas chilenos que se encontram em momentos cruciais de suas vidas e mesmo sem perceber criam laços e uma cumplicidade que nem a distância consegue apagar. Uma leitura leve, como é usual nos livros de Zambra, com humor, sensibilidade e personagens que não poderei esquecer. Um livro que desde as primeiras páginas eu já sabia que se tornaria um dos meus preferidos é que terminei já querendo ler novamente.
. ??????????
comentários(0)comente



Mille Terra 15/12/2023

O poeta chileno
Ainda não sei ao certo como falar da surpresa maravilhosa que foi esta leitura. Essa imersão ao Chile que o livro traz, o peso cultural nele é enorme e eu fiquei simplesmente encantada! Todas as comidas típicas chilenas, danças, lugares... Só aumentou minha vontade já existente de conhecer o país! E o que falar sobre os poetas? Tanto os poetas poetas como os poetas não tão poetas mas sempre poetas! (Essa frase é confusa mas é a cara do livro). Claramente como já traz no título do livro, ele está totalmente imerso no mundo da poesia. De uma simples família chilena e de como ela começa, como surge o interesse pela poesia e o desejo de se tornar um poeta reconhecido. Medo do fracasso e aprender a lidar com ele. As conversas e relações que já sinto saudades de acompanhar! A escrita direta do autor me intrigou no início mas depois percebi que é uma característica forte dele que certamente marca os seus livros.

"O mundo dos poetas chilenos é um pouco menos estúpido e de todo modo mais genuíno, menos falso que a vida corrente dos que aceitam as regras e baixam a cabeça."

"? Muita gente diz que a poesia é inútil.
? As pessoas têm medo do inútil. Tudo tem que ter um propósito. Elas odeiam o ócio, são apaixonados pelo negócio. Tem medo da solidão. Não sabem ficar sozinhas."
comentários(0)comente



Mylena.Paula 25/11/2023

Uma celebração da poesia chilena e da poesia de um modo geral. Queria uma obra assim sobre poetas brasileirosss(as)
comentários(0)comente



Renan 13/11/2023

Eu não sei nem por onde começar a falar sobre como esse livro foi uma incrível surpresa. Provando que a literatura latinoamericana é a maior do mundo, Poeta Chileno me deixou sem palavras e com lágrimas nos olhos. Unindo o tema da poesia com uma história muito bem contada sobre paternidade afetiva, o livro me fez enxergar melhor diversos sentimentos que eu também sinto e nunca soube nomear. Tenho certeza que o que me deixou mais apaixonado pelo livro foi o fato de eu viver uma relação que em muito se parece com a dos personagens de Zambra. A partir de hoje vou indicar esse livro pra todo mundo e principalmente para os padrastos e enteados que permanecem para sempre.
comentários(0)comente



Alan Sales 28/10/2023

?Gosto muito desse poema, mas não gosto do livro?
Infelizmente, durante a leitura, a intenção do autor em evidenciar as visões de mundo de vários poetas chilenos através da personagem Pru se destaca de forma entediosa. Isso não seria necessariamente um problema, dado o título do livro, se o autor tivesse abordado essa proposta logo de início e de maneira mais envolvente, ao invés de se limitar a uma série de entrevistas aleatórias. O que é realmente notável é como o autor, de forma brilhante, nos apresenta uma família e desenvolve sua dinâmica, mantendo nosso interesse no livro. Personagens tão bem escritos, reais e cativantes temperados com uma contemplação poética. Lindo de se ler e acompanhar, mas quando essa abordagem é deixada de lado em prol das entrevistas, é um pouco decepcionante.
comentários(0)comente



Maria1691 07/10/2023

Um dos livros mais bonitos que já li
Com uma escrita sensível, diálogos originais e uma fluidez invejável, Alejandro Zambra nos presenteia com 428 páginas que não parecem ser suficientes - mas são.
O que mais me encantou foi o fato de sentir nas linhas o quão livre era a escrita, com experimentações várias (pensamentos do narrador, poesias, cartas, diálogos, imagens), sem tantas amarras ou regras, que permitiu me sentir pertencente àquele universo, habitando um pouco com os personagens, tão bem construídos e apaixonantes.
Acabo o romance num estado de maravilhamento completo!
comentários(0)comente



LuanGabs 16/09/2023

O titulo me deu uma leve assustada. Não sou fã de poesia, na verdade eu não gosto mesmo, e à primeira vista achei que o livro seria algo apenas sobre isso. E eu nunca tive tão enganado.
Primeiro de tudo: o livro não homenageia somente a poesia chilena, mas a literatura, as pessoas que escrevem e que nunca são publicadas, as que escrevem e atingem o panteão da fama, mas sobretudo quem tem a vida transformada pelas palavras, seja fazendo a arte, ou consumindo-a.

A narrativa divida em 4 atos (perfeitamente) nomeados se demora onde precisa se demorar e avança no tempo quando necessário. A linearidade padrão do início é quebrada na terceira parte ao apresentar novas personagens e esse dinamicismo percorre todo o livro.

Queria poder dizer que em nenhum momento me senti cansado, o encerramento é tão na medida certa, tão pontual, tão cativante, que quase me faz esquecer no quanto me senti entediado com a parte 3, mais especificamente no desenrolar entre Pru e sua pesquisa e Vicente.
Entretanto esclareço: adoro os personagens, o enredo talvez tornou-se cansativo ao descrever entrevistas e mais entrevistas e numerar diversas vezes pra provar um único argumento. (Pra quem pegou todas as referências da literatura chilena deve ter sido um deslumbre).

Mas o que me encheu o olhar, o que me fez avançar as paginas com rapidez e vontade foi o desenvolvimento de Gonzaga, Carla e Vicente. As relações fluidas entre os três e como a dinâmica muda no decorrer do tempo e das páginas é sensacional. Usando apenas 3 personagens o autor desenha temas: desabrochamento sexual, puberdade, vigilância dos pais, decisões de futuro, relacionamento amoroso (inicios, recaidas, recomeços e términos), ?e ses..?, maternidade, e paternidade. (Poderia enumerar muitos outros ainda?)

Esse último é simplesmente tocante. Aborda as definições do que é ser pai, do que não é ser pai. Qual deles era mais pai que o outro?
Todo o decorrer da relação entre gonzaga e vicente é emocionante! A forma como tudo começa, termina e recomeça.. Consegue dizer tanto em tão pouco. O quanto um influenciou na vida do outro com sua presença? O quanto essa influência permaneceu mesmo na ausência? E agora? Recuperar o tempo perdido, nao conseguir jamais voltar atrás?

Esse livro foi poesia ao falar de poesias sem ser poesia. Incrível!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



03/01/2024

Tudo o que promete ser.
Eu estou sem palavras para esse livro.
Uma delicadeza ímpar que me dá até vontade de chorar. Demorei 3 meses para ler esse livro porque eu não queria que acabasse, eu não queria ter que me despedir dessa história.
É visível que o autor é apaixonado pelos personagens que ele cria e que ele sabe EXATAMENTE o que dizer.
Recomendo muito e recomendo ler sem saber muito sobre a história e tendo em mente que nem todas as histórias precisam de 50 reviravoltas para serem inesquecíveis.
Leiam, leiam, leiam!
comentários(0)comente



Lulys 11/07/2023

Relacionamentos, poesia e música
Zambra vai construindo a história com uma linguagem fluida e envolvente. Durante o texto temos várias referências a poemas, músicas, artistas e por várias vezes interrompi a leitura pra ouvir as músicas. Temas como amor, luto, relacionamento, decepções e expectativas são pano de fundo desse romance incrível.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR