A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir

A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir Rubem Alves




Resenhas - A Escola Com Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que Pudesse Existir


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Felix.Godoi 29/10/2012

Um livro "inanarrável"
Ler crônicas é uma coisa maravilhosa. O autor lhe faz ver com seus olhos. Ler crônicas do Rubem ALves é... Inanarrável ("Essa palavra não está no Aurélio", uma amiga tentou falar outra coisa e saiu isso, desde então usamos essa palavra como sinônimo de indescritível, mas por algum motivo ela tem mais impacto (talvez por sempre dar uma grande pausa, representada no texto pelas reticências)antes de a falarmos). Ele retrata a Escola da Ponte com tanta paixão que não te deixa outra opção a não ser querer conhecê-la! Sensível, e consequentemente excelente, análise da escola, mesmo tendo passado apenas um dia nela. Parabéns Rubem Alves! Você foi capaz de restaurar minha esperança no sistema educacional e de me dar forças para tentar mudar a situação atual! Por tudo isso lhe sou grato! :)
comentários(0)comente



Nati 30/03/2011

Muito interessante..
O que me chamou a atenção neste livro foi o fato de não existir um programa específico de ensino que é caracterizado por ser um cardápio de saberes organizados em sequência lógica. Os alunos e professores aprendem de acordo com suas limitações e que desejam sempre que os programas sejam retrógrados, pois os consideram inúteis e finalizam que programa cumprido não é programa aprendido.
É interessante ver que não há competição entre os alunos e que acabam cooperando uns com os outros, pois aquele que sabe ensina para o que não sabe e assim a Escola da Ponte vira um espaço em que todos compartilham conhecimentos.
Se levarmos para essa maneira de educar aqui no Brasil, poderíamos certamente ter um quadro totalmente diferente do que temos hoje. Criar essa parceria entre os alunos, seria fundamental para o crescimento de cidadãos participativos e conscientes.
Ler esse livro me trouxe a esperança de que toda essa realidade dura de nossas escolas, pode mudar.
comentários(0)comente



déia mack 27/06/2009

Fabuloso
Este é um livro fantástico, já li diversas vezes e toda vez que releio me emociono, os relatos apontados por Rubem Alves sobre a Escola da Ponte, me fazem ter vontade de viajar até portugal e conhecê-la. Com muita maestria, Rubem mostra que a educação pode sim encontrar novos caminhos, e para isso nos apresenta a Escola da Ponte, que possui métodos de ensino-aprendizagem simples, mas que revolucionariam a vida de todos, pais professores e principalmente dos educandos.
comentários(0)comente



Abreu24 06/09/2020

Lendo este livro um sentimento senti... Esperança. Esperança de que um dia nossas escolas tornem-se parecidas com a mencionada no texto.
comentários(0)comente



Peterson.Silva 20/08/2014

A ideia é favorita
A ideia e a exposição que o livro traz é muito maior que o livro em si, que não favoritei porque não tem, sobre si, nada demais. É básico, simples, um apunhado pequeno de textos... Portanto enquanto livro não tem nada de extraordinário - extraordinária é a ideia maravilhosa, magnífica, absolutamente brilhante e inspiradora a que ele dá acesso. Leitura recomendadíssima. Necessária. Norteadora.
comentários(0)comente



Alan.Nina 05/07/2022

A escola da ponte e suas limitações
Sem dúvida alguma é um livro inspirador para professores, educadores, amantes do conhecimento, a todos que, de alguma forma, acreditam na educação. Rubem Alves é genial, sua escrita, seu dislumbre com uma escola não convencional (de currículo flexível, sem salas de aula separada em turmas hierárquicas, com uma gestão participativa e democrática etc) é de fato tocante, e pode ser sentido em suas palavras poéticas e líricas.
Contudo, é preciso dizer que o livro não é apenas de Rubem Alves, há outros que contribuem para a obra. Particularmente, achei que o capítulo no qual ocorrem perguntas a situações práticas da escola (avaliações, questões disciplinares, o histórico de transformação daquele lugar) foi tudo dado com respostas vagas. Além disso, não sabemos nada do perfil social dos alunos ou das famílias dos alunos que frequentam a escola, ou do bairro, o perfil econômico, ou simplesmente ver uma opinião de quem já passou por ela, hoje adulto. Tivemos a opinião de uma mãe (educadora) e de uma menina de nove anos, cujas respostas são apenas elogios, quase mecânicos. Os demais adultos, todos de alguma forma ligados ao projeto.
Como se dá a preparação dos professores? Ou sua seleção? Como se dá medição do conhecimento? Quais exatamente os projetos que os alunos desenvolviam? qual o impacto desse modelo educacional na vida adulta de quem aprendeu por lá? Nada. Nada. Não houve sequer uma citação do tipo "os alunos aqui estavam desenvolvendo um projeto de x". Tudo vago. Parecia que estava navegando na superfície, e veja, não digo que a escola não seja supreendente, ela, por si, tem um mar de exemplos maravilhosos a serem explorados, mas é como se, pra mim, fosse mal aproveitado (ao menos nesse livro).
Olha, que me desculpem os sonhadores, mas eu sou muito cético quanto a paraísos terrenos. Obviamente, não há porque desmerecer a escola, sem dúvidas é um local fantástico!! Mas achei o livro parcial demais para um julgamento mais sólido, fiquei com a sensação de ler uma propaganda de uma instituição de ensino. Precisava de algo mais material, mais concreto. Talvez eu esteja apenas reproduzindo o modelo tradicional de pensar a educação. Mas se é pra fazer tocar realidades outras, que comece pelo básico: pela sinceridade prática de sua aplicabilidade e por pontos de vista que vão além da mera exposição midiática de pessoas ligadas ao projeto.
comentários(0)comente



Ize 19/07/2024

Soube da existência deste livro ainda na graduação e um livro que dá esperança em um mundo melhor e em uma educação melhor.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR