Ramon 31/08/2021
Chamado ao homem bíblico
Como cristãos, somos chamados a fazer muitas coisas, dentre elas, talvez a principal na vida de um homem é, ser um sacerdote em seu lar. Não se engane, ser um sacerdote não significa ser como um levita do Antigo Testamento, mas aplicar o ministério sacerdotal na sua vida familiar.
Samuel Waldron nos explica como fazer isso. Ele separa cinco princípios dos antigos sacerdotes, nos quais os homens devem se apegar, e os aplica a vida familiar, em como no dia a dia, o sacerdócio é cumprido.
1 O homem como intercessor na oração – O homem é o responsável por interceder em oração por sua família diante de Deus, de guia-los através de uma vida de oração, preocupando-se com seu bem estar espiritual.
2 O homem como dirigente do culto – O homem é o líder e iniciador do culto doméstico, ele deve incentivar e criar o hábito de cultuar a Deus nos lares. Ele deve reunir a família para a adoração doméstica.
3 O homem como mediador das bençãos divinas – Os homens devem ser uma benção para sua família, edifica-los e leva-los a Cristo continuamente. Devem ser uma liderança piedosa, assertiva, sábia e diligente nas coisas de Deus.
4 O homem como instrutor nas sagradas Escrituras – É papel fundamental no homem ser instrutor da palavra de Deus em seu lar. Ele é chamado a ser referência no serviço a amor a Palavra de Deus, para ensinar sua família o verdadeiro caminho santo.
5 O homem como juiz das coisas sagradas -Com base no aprendizado, o homem deve saber julgar sabiamente todas as coisas. Assumindo a liderança, tomando decisões de forma justa e sábia. Ele deve não apenas ensinar o Evangelho, mas vive-lo.
O papel do homem como sacerdote é pesado, não será carregado sozinho, e nem é para ser. Para realizar tudo isso, dependemos da misericórdia de Deus sobre nós, para curar nossa fraqueza, moer nosso ego e matar nossa vontade.
Encerro essa resenha com uma pergunta que o autor faz, e que de deixou pensativo:
Como queremos ser lembrados?
Você, como homem de Deus, como quer ser lembrado pela sua família?