vivi 08/07/2021
puro suco da encheção de linguiça
Chego a estar orgulhosa de mim mesma por ter conseguido terminar essa leitura insuportável de chata, fui muito guerreira.
Sendo bem sincera, eu dei 2 estrelas por pena, porque a vontade é de dar 1 única estrela. Mas mesmo eu tendo detestado a leitura e tido uma experiência torturante lendo esse livro, dou o braço a torcer que a autora tem uma escrita bonita; é uma escrita floreada e cheia de frases de impacto e marcantes que eu realmente gostei e me fizeram refletir sobre a vida, então 1 estrela é devido a isso: bons quotes e escrita floreada. A outra estrela dou puramente por causa do Luc, que foi um personagem carismático e que me manteve longe dos bocejos e vontade de dormir durante a leitura toda vez que aparecia em cena. Então: 2 estrelas.
Agora, vamos ao que achei INSUPORTÁVEL nesse livro. Primeiro, a narrativa da autora. Eu elogiei ali em cima a escrita dela, e em relação a isso não tem controvérsia aqui não, porque ela escreve bonito, mas narra e desenvolve o enredo de uma forma tão prolixa e arrastada que ficou insuportável pra mim em alguns momentos continuar a leitura. É algo tão, mas TÃO floreado que você recebe milhares de cenas que você não tá nem aí, não precisava estar no livro ou deveria ter sido contada de uma forma menos floreada e prolixa.
Depois, exatamente por conta dessa narrativa de enredo complicada, meu outro problema com o enredo foi a forma da autora de apresentar os personagens. Isso porque quanto mais ela tentava florear e poetizar as narrações, menos vida, sentimento e personalidade eu sentia na addie, a protagonista. A todo momento, a autora prioriza descrever o que tá acontecendo e o que a addie sente ao invés de MOSTRAR isso pro leitor. É sempre "addie sentiu frustração, addie sentiu raiva, addie não queria fazer isso", sempre contando pra gente ao invés de nos deixar observar e entender QUEM é addie larue. E isso me faz criar zero conexão com a addie, e se você me perguntar como é a personalidade dela, eu não vou saber dizer, porque não senti que ela foi desenvolvida a esse ponto, não senti singularidade nela. A autora te conta várias histórias da vida da addie, mas não te faz sentir (de verdade) que conhece ela, apenas que sabe que ela fez tal e tal coisa, de forma muito objetiva e sem muita emoção.
Outra coisa que não gostei em relação à narrativa é que a autora meio que jogou no liquidificador os traços "melancólica e teimosa", bateu um suco e criou addie larue, porque ela não tem profundidade nenhuma.
Indo mais além (tenho muitas reclamações), cara, todo capítulo é a MESMA COISA, todo capítulo você lê uma história da addie e parece dejavú (se isso foi proposital, parabéns, mas foi chatíssimo), porque a addie sempre sente as mesmas emoções e as coisas acontecem de forma rasa e previsível.
A verdade é que 90% do livro poderia ser resumido em 20 páginas (se você leu a sinopse, você já sabe 90% do que acontece nessa história), ficou uma história torturante de repetitiva.
Mais uma reclamação é que a parte mais emocionante, ou que deveria ser, da história é quando Addie encontra a pessoa que pode lembrar dela. E cara, quando isso aconteceu, eu achei que eu ia SENTIR algo, que ia aliviar o coração pela solidão que ela sente, mas nada. Foi um momento tão xoxo e raso que eu fiquei ?? mas é isso ?? E logo depois tudo se desenvolveu tão rápido e conveniente que tava forçado, os dois não tem química NENHUMA, e a autora mal mostra pra gente os dois conversando algo fora do raso e cotidiano. Uma hora estão falando sobre que tipo de café gostam e na outra se beijando e não querendo se desgrudar. Quando foi que essa conexão nasceu? A autora não nos mostra e desenvolve.
É tanta coisa que detestei nesse livro que com certeza tô esquecendo de algo. Mas pra terminar logo de jogar todas as minhas frustrações nessa resenha por essa leitura frustrante, o final achei também extremamente previsível. Já consegui prever que aquilo ia acontecer no momento que a revelação lá que é spoiler foi feita, tava muito óbvia.
A melhor (única) coisa desse livro foi o luc, que realmente cativou e me fez querer virar as páginas com curiosidade sobre o que ele iria fazer e falar. Só ele me deu essa curiosidade, nada mais.
Fazia tempo que eu não me decepcionava tanto com um livro, e é por isso que mais me frustrei, porque a premissa é incrível e foi desperdiçada de uma forma tão podre. Leitura chata demais.
Não recomendo essa leitura, apesar de muitos amarem.