If We Were Villains

If We Were Villains M.L. Rio




Resenhas -


36 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Athos.Giant 02/09/2023

A História Secreta, só que mais gay
Minha paixão por A História Secreta (e O Pintassilgo) foi a razão de eu ter comprado esse livro e sinceramente, foi uma ótima decisão.
Foi um enredo construído aos poucos, mas que despertou dezenas de emoções em mim. Infelizmente fui burro o suficiente pra pesquisar fanart na Internet e recebi spoilers, o que tornou certo desenvolvimento de personagem não tão impactante quanto deveria, mas que ainda me deixou em choque.
E cara, como eu amo personagens moralmente na zona cinzenta, sem essa coisa de herói e vilão. E juntando isso com um narrador que conta seu ponto de vista, com brecha para outros POVs, foi o combo perfeito.
Além de claro, gays trambiqueiros e eticamente questionáveis o que foi a cereja do bolo pra tornar esse livro uma leitura deliciosa que eu tentei fazer com que durasse o máximo possível.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Graziela 02/06/2023

A segunda metade me manteve.
Essa foi uma leitura em que tive várias experiências em uma. Eu sofri bastante com a primeira metade, achei parada e entediante. Não me senti conectada com nenhum dos personagens e nem com o ?mistério? que demorou muito pra acontecer.

Conforme tudo vai ruindo e saindo do controle, eu fui me conectando mais com os personagens e com a trama. Personagens cuja personalidades não eram mais tão previsíveis me causaram tensão até o final da história.

Eu gostei realmente dos últimos 30% que fizeram com que eu subisse mais a minha avaliação.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



giulia.literaria 25/05/2023

Uma tragédia moderna
Esse foi um dos livros mais lindamente escritos que já tive o prazer de ler. O modo como a autora construiu cada um dos personagens, tão cuidadosamente, fez com que eu me sentisse parte da história da primeira página até a última.

Com uma temática cativante, o leitor é arrastado para a vida intensa e cheia de paixões dos personagens. É o tipo de história onde a gente acredita em cada linha, em cada diálogo proferido, em cada relacionamento que se desenrolou.

Desejo, culpa, ambição, paixão e medo são tratados com tanta maestria que não é à toa a afinidade da autora com os trabalhos de Shakespeare. If We Were Villains é uma tragédia épica, que segura o leitor a cada página.
comentários(0)comente



nadi.bortoluzzi 21/04/2023

"You can justify anything if you do it poetically enough"
If We Were Villains é o tipo de livro que faz você entender porque literatura é arte.

"For someone who loved words as much as I did. it was
amazing how often they failed me."

Não é sobre quem cometeu que crime, é como esse grupo de amigos foi aos poucos caindo aos pedaços, é uma história de amizade e de amor, de incompreensão do mundo, de medo e de risadas e de momentos tão avassaladores que te deixam sem saber o que dizer.

"Per aspera ad astra Id heard a variety of translations, but
the one I liked best was Through the thorns, to the stars."

Está aqui um livro bem clássico de Dark Academia: ambiente universitário sinistro, clássicos ao redor, relacionamentos problemáticos, dinâmicas suspeitas e muita rivalidade. Os personages são bem escritos, além de nenhum se encaixar perfeitamente em "mocinho" ou "vilão", todos tem qualidades tanto quanto defeitos e é justamente isso que os fazem tão reais e fáceis de se identificar. São 7 MCC, nem todos são profundamente explicados, mas todos têm um papel e voce rapidamente se habitua a eles e à toda a dinâmica do grupo. As relações entre eles são ardentes, dá pra sentir muito a tensão e paixão, quando elas estão lá, a autora sabe muito bem demonstrar a intensidade dos sentimentos dos personagens na escrita.

"The future is wide and wild and full of promise, but it is
precarious, too. Seize on every opportunity that comes
your way and cling to it lest it be washed back out to sea"

O final foi bem agridoce (nem triste, nem feliz, porem adimito que se encaixou bastante na vibe do livro.
comentários(0)comente



Daisy 06/02/2023

Boa leitura
Para mim o pico do livro foi atingido para ai a 40% e depois arrastou até ao final. Achei que faltou um setting mais forte e explorado, M. L. Rio simplesmente nos atirou para o meio destas pessoas e pronto. E só depois, mais tarde, depois do acontecimento do livro por assim dizer, é que exploramos mais o background das personagens, nomeadamente o James e a Meridith, porque todos os outros apenas lhes é dado uma característica principal e nunca foram realmente explorados. Claro que é um mistério e tudo isso, mas isso não é desculpa para a falta de profundidade e tempo dedicado a cada personagem individual.
O livro tem mérito com a escrita, setting, temas, potencial das personagens, mas a execução ficou aquém. Apesar disso gostei bastante da leitura, e vou ficar de olho na autora.
comentários(0)comente



bee 01/01/2023

ótimo livro se eu fosse o público alvo
ok. ele é um queridinho e eu vejo que sim tem uma escrita e história fantástica, mas eu achei tedioso. se você for igual eu que vai nos museus e pensa 'cara isso até eu faria' esse livro não funciona. seria muito interessante ler eles conversando através dos poemas e das peças teatrais deles SE EU SOUBESSE O QUE TAVA ACONTECENDO. EU NÃO TENHO UMA MÍSERA VEIA ARTÍSTICA NESSE CORPO PRA ENTENDER. depois, achei os personagens mto rasos. a filippa por exemplo tá ali só pra preencher espaço. achei mto ruim a explicação do pq o oliver fez *aquilo*. dito isso achei o final (as últimas dez páginas) legal. pra quem gosta de shakespeare deve ser incrível, pra mim - não culta - foi uma bosta.
comentários(0)comente



Mariana.Felicio 26/12/2022

dps de uns 15 min chorando tá aí a minha resenha
esse livro me torturou de muitas maneiras diferentes e eu amei cada segundo. a escrita me surpreendeu tanto que eu fiquei indignada com genialidade de algumas citações. foi uma homenagem explícita e muito bem feita ás tragédias shakespearianas. eu provavelmente acabei de ler um dos meus livros favoritos da vida inteira
comentários(0)comente



spoiler visualizar
ceci308 03/07/2023minha estante
EU TO ASSIM!!!! NEM FUDENDO Q ELE MORREU




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz 19/08/2022

lembra um pouco sim the secret history , tem as mesmas energias , mas acho injusto comparar ( embora seja impossível não comparar se você já leu the secret history ) . Esse livro me causou muito estresse até o último parágrafo , e uma coisa só : coitada da meredith . Mas EU achei incrivelmente bem escrito , me prendeu até o fim mesmo eu tendo uma noção do que ia acontecer ( tava certa ) , e acho que isso no final das contas é o que faz um livro bom , não só você não esperar o que vem pela frente e se surpreender ( tem uma mini surpresa no final mas ugh !!! apenas Frustração porque é final aberto ) mas também mesmo quando você consegue enxergar o que vai acontecer , o autor consegue continuar construindo a tensão e te prender ali ( acho isso mais talentoso até porque me parece mais difícil ). Talvez eu reentre na minha era de obsessão por Shakespeare . E meu deus como eu AMO dark academia
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Triz 27/03/2022

O melhor livro que já li na vida
É a melhor obra literária já escrita na história da humanidade. Já li muitos livros, clássicos e clássicos contemporâneos sendo o meu gênero mais amado, mas este livro superou todos. Um presente para os fãs de Sheackspeare, referências bem colocadas, mistérios escondidos e desvendados ao desenrolar magnífico e genial, a estética inebriante e deliciosa, a escrita da qual você aproveita cada palavra como uma mordida da sua comida favorita, os romances e relacionamentos extremamente complexos, as surpresas fornecidas pela linha temporal. Este livro é simplesmente uma obra de arte.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3