Camundo - O Desenho e a Sombra

Camundo - O Desenho e a Sombra Nanuka Andrade




Resenhas - Camundo - o Desenho e a Sombra


26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


João 18/10/2011

Camundongo, passarinho e flores
“Camundo – O Desenho e a Sombra” é, definitivamente, um livro que entrou na minha história do nada. Num belo dia entrei no blog da Editora Underworld e descobri que estariam publicando um livro de autor nacional chamado Nanuka Andrade e me deparei com uma capa absurdamente linda, desenhada, com fundo esverdeado e um menino de aparência macilenta e um tanto frágil.
Falar sobre Camundo é difícil demais para mim. Não que não existam adjetivos para descrever a fabulosa história desenvolvida pelo autor, mas porque estou tão atônito com o fim dela que chega a ser assustador.
Camundo cresceu no Asilo, um lugar onde todos os meninos “sem pais” estão. Após fugir de lá, ele entra numa vida que ele jamais supôs que pudesse existir. Bom, pra começar, ele desenha. Não desenhos quaisquer, ele pode desenhar o futuro. Isso mesmo. Mas não vamos falar muito sobre isso para não estragar a história, porém, só pra deixar claro, é exatamente aí que a coisa pega.
Ele vai para o Palacete, viver sob os cuidados de Elano Duarte, onde cria laços com Malini, sua filha, e Cindina, melhor amiga de Malini e que vive com os Duarte desde sempre.
Lá, ele ouve pela primeira vez sobre os Homens do Lagarto, que estão extremamente interessados nos desenhos de Camundo. Uma série de acontecimentos leva esses três numa jornada fantástica atrás de uma cidade subterrânea. Contudo, para chegar até lá...
Ah, cheguei a comentar sobre as ilustrações no início de cada capítulo? São fantásticas (minhas favoritas são as da Cindina, uma personagem tão cativante que só posso ficar pra lá de frustrado com o Nanuka por não ter dado mais papel a ela, contudo, se fosse para ser dessa forma, o livro se chamaria Cindina, mas enfim...) e se encaixam perfeitamente ao capítulo seguinte.
A história é excitante! Corre de uma maneira super agradável (mesmo para uma história de época, que geralmente dá um sono danado na gente – o que não é o caso), com emprego do linguajar usado na época, a descrição impecável em vários aspectos e reviravoltas surpreendentes! Cheguei aos cinco últimos capítulos do livro com uma idéia fixa na cabeça, então, de repente, tudo mudou, e nada era o que parecia ser. Fiquei em estado de choque, balbuciando uns “comos” e “por quês”, sem falar na quantidade de “não acredito!”.
Uma narrativa tão deliciosa que me fez sentir como se estivesse lendo Harry Potter!
E por falar em Harry Potter, foi impossível não fazer uma pequena comparação no trio parada dura: Camundo, Cindina e Malini. Cada um deles tem um quê de Harry, Rony e Hermione, respectivamente, o que torna a história ainda mais divertida! (Pelo menos no meu caso).
Vou esperar ansioso (não – vou atormentar o Nanuka) pelo próximo livro, o qual eu espero ser lançado, pela minha sanidade mental, no ano que vem.
E aproveitando que precisei colocar essa resenha aqui pela segunda vez, uma coisinha que acabei esquecendo de comentar quando postei antes é que eu super consigo imaginar Camundo como uma animação. Enquanto eu lia a história, via as cenas desenrolando-se na frente dos meus olhos de uma forma tão tentadora!... Pode parecer exagero, mas que me deem a possibilidade de trabalhar nesse longa se algum dia ele realmente acontecer (o que não duvido nada!).
PS: Se você leu a história, com certeza vai entender o título desta resenha. ;)
Edu 02/10/2011minha estante
gente, to lendo o livro to amando e tenho muitos comentários, inclusive a respeito desse lance do Harry.


Milla54 15/12/2011minha estante
O livro está na fila, e logo logo será lido...
Adorei sua resenha, pena que não pude compreender o título que você deu a ela...
Até +


João 15/12/2011minha estante
Oi, Milla!
Fico feliz que tenha gostado da resenha - esse livro é uma dos meus favoritos e eu precisava fazer uma sobre ele!
Sobre o título, são trechos do livro que dão sentido às personagens principais *-*




naniedias 24/09/2011

Camundo - O Desenho e a Sombra, de Nanuka Andrade
Camundo é um menino muito habilidoso - ele desenha como ninguém. Mas isso não seria o suficiente para torná-lo especial, ou seria?
Os desenhos de Camundo se tornam reais. Não exatamente daquele tipo - o que se desenha sai do papel -, mas do tipo presságios. O que ele desenha, acontece!
A vida toda ele viveu em um Abrigo. E só com a ajuda da arrumadeira Mariana conseguiu sobreviver - afinal de contas, os meninos sempre implicavam com ele. Sem contar que ele não podia ficar no sol.
Depois que um desenho - onde o diretor do Abrigo caía da escada - se tornou real, Camundo precisou fugir do local onde vivera até então.
Mal sabia ele que ali se iniciava uma aventura inimaginável onde ele ganharia amigos e conheceria um pouco mais do seu passado e de sua habilidade.
Os desenhos têm poder.

O que eu achei do livro:
Camundo é viciante, inebriante, delirante! Em uma aventura incrível, mergulhamos no mundo do desenho!
Nanuka Andrade conseguiu escrever uma história deleitável! Os personagens são cativantes, o enredo é maravilhoso! Com um estilo superbrasileiro - cheio de regionalismos sulistas e detalhes que nos remetem ao Brasil -, a escrita é simples e o ritmo de leitura é bem rápido, fluído - com muitos diálogos e bastante ação! Se você gosta de histórias com pré-adolescentes vivendo coisas inimagináveis, Camundo é certamente para você!
É incrível o trabalho que o autor e a editora tiveram com esse livro! A capa é maravilhosa e cada capítulo é aberto com uma ilustração diferente - que deixa a leitura ainda mais saborosa! E quem teve a oportunidade de comprar o livro na Bienal, diretamente com o autor, ainda ganhou uma caricatura (amei a minha!).
Os mistérios vão sendo desvendados bem aos poucos e, na verdade, esse foi o único ponto que me incomodou um pouco - o autor demora muito para começar a revelar qualquer coisa. Mas, no final, tudo se encaixa perfeitamente!
A história tem um final bem definido, entretanto, deixa uma brecha para que possíveis continuações sejam escritas. E, por mim, que venham outros livros com Camundo, Malini e Cidina!
Um livro muito divertido, indicado para todas as idades!

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com
Edu 02/10/2011minha estante
ai que inveja, eu super iria querer um autográfo também =/


naniedias 01/05/2012minha estante
Edu, e ainda é um autógrafo especial, com direito a caricatura - muito legal :)




Leonardo Drozino 19/01/2012

Li esse livro faz alguns meses, já, e hoje me lembrei que não tinha feito uma resenha dele *-*

Para começar, não podemos deixar de comentar dessa linda capa que o próprio sr. Andrade fez. Além de escrever, ele ilustrou o livro e a capa :D

Camundo é um livro intrigante. Se passa em Curitiba nos anos 20, no orfanato onde Camundo passou a vida toda, sem alguma notícia dos pais dele.

A escrita do autor é excelente,realista e rápida, é como se ele tivesse vivido em Curitiba nos anos 20, ele passou um clima tenso e realista dessa época.


Gosto muito de histórias de época, ainda mais as que pegam a essência perfeita de uma cultura de tantas décadas atrás.

O problema, são os vários erros de digitação e pontuação ao longo do texto, marca registrada da Underworld, editora que parece achar bonito deixar o texto em péssimo estado. De que adianta a parte gráfica ser perfeita se o texto está péssimo?

A história de Camundo é épica, e o autor poderia ser lembrado daqui 50,100 anos como um grande escritor, assim como Machado de Assis foi, se o livro não estivesse tão cheio de erros.

Para quem gosta de livros de fantasia, e está enjoado de garotas enjoadas/vadias/obcecadas como protagonistas, Camundo é o livro ideal.

Ps.: Camundo é um livro feito especialmente para os garotos fãs de HP e Narnia :D
comentários(0)comente



qziacoelho 30/06/2023

Conheci Camundo enquanto andava pelos estandes da Bienal no livro em 2011. O autor chamou minha atenção e fez uma caricatura quando comprei o livro. Além de gente boa, o cara é um super desenhista e autor. Esse livro é perfeito para a garotada que curte um universo mágico.
comentários(0)comente



Dana 30/12/2021

História linda
E me emocionei com as reviravoltas.... claro, é uma história infantojuvenil mas me lembrou de quando lia a coleção vagalume...
comentários(0)comente



Nelmaliana 29/06/2014

Amizade, peraltices e muita aventura
A história se passa na Curitiba de 1.922. Conhecemos Camundo, um menino abandonado pela família e criado em um asilo, que sofre de fotossensibilidade e tem o dom de desenhar. Mas, infelizmente não são desenhos felizes, são desenhos de coisas terríveis e que logo em seguida acontecem na vida real.

Camundo havia feito um desenho, no qual o diretor do asilo sofre um acidente, e quando isso se concretiza a arrumadeira do local, Mariana, decide levá-lo embora de lá para protegê-lo. Ela o leva para a casa de Elano, um homem rico e influente da cidade, que o abriga. Mas o impede de desenhar, afinal, eram desenhos perigosos que poderiam atrair pessoas mau intencionadas, como os membros do Asseclas do Lagarto, uma sociedade secreta que guarda um segredo milenar.

Leia mais no link:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/06/amizade-peraltices-e-muita-aventura.html
comentários(0)comente



meiriellen 06/05/2014

Uma aventura misteriosa e genial.
Quem não teve o prazer de ler Camundo, não sabe o que está perdendo. A trama é ambientada em meados dos anos de 1920 e conta a história de um garoto com um Dom Especial em desenhar acontecimentos trágicos e futuros. Ele embarca numa aventura com Malini e a engraçada Cindina. Agora nas férias peguei para ler e se tornou um dos meus queridinhos. Já vou reler novamente pois é muito bom mesmo. ★★★★★ ♥.
comentários(0)comente



@viajantedaleitura1 20/04/2014

O desenhista
Camundo é um menino que tem uma estranha doença, não pode se expor ao sol, assim vivendo nas sombras.
No orfanato onde se encontra, passa os dias a se esconder do sol e a desenhar. Seus desenhos, tornam-se realidade de forma cruel e inesperada, como se ele previsse o futuro, mas trouxesse com isso uma maldição de prever momentos irreparáveis de perda e dor.
Para compreender seu dom, Camundo terá que encontrar entre os traços de seus desenhos a sua família e o mistério que a envolve.
comentários(0)comente



Tonyfreitas 01/01/2014

Camundo é outro personagem diferente de tudo que já vimos. É um menino muito bem construído, com características muito vivas e a história dele se passa numa época passada.

Nanuka Andrade esmerou-se nas pesquisas, caprichou nas ilustrações entre os capítulos, fez uma narrativa coerente e bastante concisa e principalmente, teve a preocupação em usar um vocabulário coerente para a época que se passa a história.

Esse menino realmente me conquistou. Outro livro que estou devendo uma resenha decente, mas acredite, em 2014 vou botar um montão de resenhas em dia!
comentários(0)comente



Inst de Leitura 21/11/2013

Já imaginou poder alterar o futuro com seus próprios desenhos? Camundo, um garoto de 14 anos que viveu sua vida inteira em um asilo, pode. Depois de causar um acidente com o diretor do asilo, Camundo é levado pela governante Mariana para uma casa, onde aprende novas coisas sobre seu passado e seus poderes. Ele não apenas é obrigado a se afastar de seu dom, como descobre que ele e outros dotados desse poder são perseguidos por uma antiga entidade denominada de Asseclas do Lagarto. Camundo se junta a Malini e Cindina e, juntos, os três tentam descobrir o máximo possível sobre esse seu poder e tudo que o rodeia.

Eu estava louca para essa leitura e criei expectativas muito altas, o que acontece com muitos livros nacionais. Isso geralmente não é bom e acho que foi o grande responsável pelo leve desapontamento que tive com o livro. A história é criativa e dinâmica, mas por algum motivo não conseguiu me prender. O que mais me incomodou foi o fato de crianças de apenas 14 anos conseguirem fazer tantas que a principio pareciam impossíveis ou improváveis — você vai entender melhor se ler o livro. Os três se metiam em tantas aventuras — muitas sem a permissão dos adultos — que acho que isso simplesmente não pareceu certo na minha cabeça, não me convenceu. Além de que Malini era esperta demais para a idade dela. Por outro lado, os acontecimentos vão tomando um rumo cada vez mais surpreendente. Embora eu tenha demorado um pouco para ler as primeiras 200 páginas, não conseguia mais largar o livro nas últimas 100. O final, principalmente, não poderia ter sido melhor, na minha opinião.

Um dos poucos defeitos do livro foi que a escrita, às vezes, me pareceu tomar um ritmo meio infantil, mas isso talvez tenha sido proposital por causa dos personagens e da temática do livro. Sabe livros como Desventuras em Série, que tem um ritmo e linguagem um pouco diferente, que parece mesmo mais voltada ao público infantil? Então, a escrita dele me pareceu um pouco assim. Eu, particularmente, não gosto muito disso. Faltou também uma revisão mais apurada, muitas palavras vinham grudadas a outras. Porém, o Nanuka soube descrever muito bem, na minha opinião, e ele tem um vocabulário muito bom e bem trabalhado.

Por mais que eu tenha criticado um pouco, com certeza não vou perder o segundo volume dessa série e nem a outra serie do autor (falo de ambos nesse post!). Não sei de verdade porque não consegui me apegar tanto assim. A história é ótima e tem suspense, ação e outros vários atributos que apenas deixam o livro melhor. Quem sabe, eu simplesmente não estava no clima para esse tipo de livro.

site: http://instintodeleitura.com/2011/12/02/resenha-camundo-o-desenho-e-a-sombra-de-nanuka-andrade/
comentários(0)comente



Mi Cherubim 19/02/2013

Já começo falando que o Nanuka me fez chorar no fim. Conheci o “Camundo” no stand da editora Underworld na Bienal do Rio de 2011. Sempre passando pra ver as capas maravilhosas que tinha lá, e me deparo com ninguém menos que Luis, sim... isso mesmo o nosso querido Nanuka. Ele mora em Campinas e foi para a Bienal autografar. Como não poderia deixar de aproveitar, comprei o livro. Só me arrependo por não ter lido antes.
O bom que é a continuação sairá logo heheh. Bom preciso ser sincera e dizer que não fiz muitas marcações no livro. Primeiro por não soltar spoilers. Segundo porque acaba com toda a magia do livro. Já de cara posso afirmar que Camundo me ganhou pelas ilustrações. A capa é maravilhosa, chama muito a atenção. Os desenhos internos são complementares a escrita. Já a diagramação... a editora deixou a desejar. Letra pequena e palavras juntas me desmotivaram a ler. Falo isso por que eu estou lendo só a noite agora. E não ajuda muito a fonte ser minúscula.
Carlos é um menino lindo. Puro, de um coração enorme. Já me apaixonei por ele né? Sim ou com certeza? Sim. Mas de longe ele é o meu personagem preferido. Carlos tem um DOM. Ele desenha coisas que infelizmente acontecem. Você deve se perguntar... ah, mas é só coisas boas. Pelo contrário. Camundo só desenha desgraça. E numa dessas desgraças ele se vê perdido, pois tem que sair do único local que chama de ‘lar’. A casa de Camundo é tipo um reformatório para crianças abandonadas. Mas diante de tanta tristeza ele tem uma alma caridosa, Mariana, uma arrumadeira do local que sempre está disposta a ajudar o menino.
Para saber mais acesse: http://memoriesoftheangel.blogspot.com.br/2013/02/camundo-o-desenho-e-sombra.html
comentários(0)comente



Doug 21/01/2013

Camundo - Nanuka Andrade
Faz tempo que eu estava com vontade de ler este livro, porque ele foi bem divulgado pela internet e todos falaram relativamente bem dele, ou seja, minha leitura estava cheia de expectativa. Fiquei feliz quando mamãe comprou pra mim de dia das crianças.

Camundo é um garoto de 12 anos que vive num Asilo (um orfanato, por assim dizer) e, não vou repetir toda a história, porque é basicamente a sinopse mesmo (para não contar spoilers).

O personagem principal não me cativou desde o começo da leitura, porque estava ainda descobrindo tudo o que acontecia ao seu redor e tentando saber a verdade, ao mesmo tempo em que lidava com o Dom. Mas ao longo da história eu compreendi Camundo e consegui me cativar pelo personagem. O mesmo aconteceu com Cindina.

Já Malini, que tem tanto destaque na história quando ambos acima, conseguiu me conquistar com sua inteligência, audácia e sagacidade. Esses são os três personagens centrais da história.

A história se passa no Paraná em algum período do século XX. Achei isso importante para a história, até mesmo porque a tecnologia avançada poderia estragar o "clima" do livro.

De forma geral eu gostei do livro, Nanuka nos surpreende com sua escrita e o livro superou em certas partes minhas expetativas e achei divertido ler as aventuras (ou encrencas) de Camundo. Deixou um pequeno gancho para a continuação (que ainda não foi publicada, mas já tem nome).

Diagramação: folhas amareladas e ilustrações do autor. Em alguns momentos da leitura, a letra ficava sem o devido espaço (ex.: o Douglasadministra o blog).
Capa: merece destaque, pois além de escrever, Nanuka Andrade é ilustrador do seu próprio livro.
comentários(0)comente



estantedasuh 04/08/2012

Camundo - O Desenho e a Sombra
Hoje falarei de um livro que gostei muito. Ele é do escritor brasileiro Nanuka Andrade. Simplesmente fiquei apaixonada pelo livro, o modo que o escritor escreveu a história, com uma leitura fácil de se entender. Outra coisa que eu gostei muito foi a capa do livro se eu pudesse ficaria alisando a textura por horas rsrs.
O Nanuka é um excelente desenhista e há desenhos incríveis entre um capítulo e outro. A história não tem muito romance, ela é mais para aventura mesmo.
O livro conta a história de Camundo (apelido, na verdade o nome dele é Carlos), um menino que vive em um asilo para inválidos. Camundo tem um dom, as coisas que ele desenha, acontecem e isso o coloca em várias encrencas. As crianças do asilo perturbam o menino e o apelidaram de camundongo (Camundo). Mariana a única do orfanato que se preocupa com ele, vê a oportunidade de Camundo ter uma família. Mas as coisas não foram como eles esperavam e uma série de acidentes começam a acontecer. Camundo descobre que um grupo que se denomina Asseclas do Lagarto estão atrás dele e uma série de descobertas são feitas. Ele vai saber um pouco sobre sua mãe, que nunca conheceu, e vai descobrir que a família dele está mais perto do que esperava. Ele fará uma grande amiga que se chama Malini, que diga-se de passagem é minha personagem favorita, ela é forte, determinada, sarcástica e intrometida rsrs super parecida comigo.
O livro todo se passa no Brasil. Bom, só posso dizer que fiquei admirada com essa história.

Se vocês quiserem saber o que aconteceu com a mãe de Camundo e sobre outras coisas ocultas que existem por trás dessa história, não deixem de ler o livro, pois não se arrependerão.
Anteriormente, tinha muito preconceito com autores brasileiros, mas esse livro não deixa nada a desejar. É simplesmente maravilhoso.

Não quis colocar muitos detalhes na resenha, apenas coloquei o meu ponto de vista em algumas partes, porque se eu revelar demais, não tem graça rsrs.

Espero que tenham gostado e comentem!
Sigam o autor de Camundo no twitter, @nanuka_andrade, e para vocês que já leram o livro e como eu estão ansiosos roendo suas unhas pelo próximo. " Camundo- o Signo Oculto", também vamos comentar!!!
Beijinhos e comentem hein, se não eu posso fazer alguns desenhos que eu aprendi com camundo..rsrsrsrsrsr
comentários(0)comente



Caleb 31/07/2012

Aos corações aventureiros, indico Camundo. E não apenas a eles, mas a qualquer um que tenha sede de mistérios e adrenalina.

Resenha originalmente postada em: http://viajante-literario.blogspot.com.br/

Devo confessar que desde a primeira vez em que vi a capa e li a sinopse, ano passado, senti-me instigado e curioso com o enredo do livro, que se destaca e difere de todos os temas atuais. Algo inédito. Exatamente o que eu precisava no momento.

Em O desenho e a sombra, primeiro livro da trilogia Camundo, somos apresentados ao peculiar jovem Camundo, um garoto órfão possuidor de um curioso dom: Tudo o que desenha, acontece. De início parece ser algo maravilhoso e de fato seria se o garoto não tivesse tendência a desenhar desastres como: acidentes, incêndios, crimes, etc. Após fugir do asilo de desvalidos onde vivia é abrigado na mansão do generoso Sr. Elano. Mas o que o jovem não sabe é que seus desenhos podem despertar a atenção e interesse de uma perigosa sociedade secreta, os Asseclas do Lagarto, que como é de se prever não tornarão sua vida fácil. Também conheceremos personagens cativantes e diferenciados como, por exemplo, a cara e elementar Malini – personagem que conquistou meu coração – Cindina, Quinzinho, o velho Hans e outras tantas personagens memoráveis.

O livro possui uma narrativa gostosa, leve e confortável e por diversas me flagrei sorrindo ou de coração descompassado após algumas cenas. O objetivo é claro, ao mesmo tempo em que nos deixa dicas escondidas nas entrelinhas. Um livro com perfeitas dosagens, capazes de aquecer o coração e trazer de volta a criança esquecida. Como se fosse pouco o livro também possui ilustrações belíssimas e originais feitas pelo próprio autor. A diagramação é muito boa, exceto por algumas poucas falhas na digitação (algumas palavras juntas), que podem muito bem ser consertadas numa próxima tiragem e que em todo caso não vem a ser algo que atrapalhe a leitura ou ofusque a deliciosa escrita e criatividade do Nanuka.

Mein Gott! (Meu Deus!) Posso apenas afirmar que este é um livro daqueles que ficarão em sua memória por muito tempo e te farão implorar para o tempo passar mais depressa até que a sequência seja lançada e a tenha em mãos.
E é por livros como esse que me sinto mais e mais orgulhoso de ser brasileiro.
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR