O Guarani

O Guarani José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - O Guarani


321 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Isabela- 11/07/2023

Que livro ruim! Eu gosto de clássicos, quinhentismo é uma época gostosinha de ler, mas o autor ia pulando passado e presente, turbilhão de fatos ao mesmo tempo! Tá aqui é do nada narra muitos anos antes e depois volta de uma vez, e você tem q deduzir que voltou. O final foi horrível. Parece que não soube lidar com a própria trama.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Viviane 26/06/2023

Esta obra conta a história de um romance entre o indígena Perí e a jovem Cecília. Juntos passam por aventuras pelo Bradil colonial. Prometida a se casar com Álvaro, um cavaleiro de guerra, Branco, mas que não amava. Viveu seus dias em meio a mata, animais, flores e admirada por Perí. O livro nos mostra a vegetação da época, os costumes dos exploradores do período colonial e como era as guerras dos indígenas, bárbaros e os colonos eram travadas. Apesar de ter uma escrita rebuscada, não é de difícil compreensão, mas nos deixa ensinamentos. Que devemos ter um amor no nosso coração, mas não ficar sego por ele, pois podemos morrer de amor.
comentários(0)comente



regianeoa.regi 24/06/2023

Fascinante
O Guarani é um livro que narra fatos da história do povo brasileiro, das lutas indígenas, da colonização e da ligação com o governo português escritos em tom poético.

A maneira como a narrativa vai se desenvolvendo aproxima cada vez mais o leitor para saber como será o desfecho das circunstâncias que envolviam os conflitos entre portugueses e indígenas.

O cristianismo é um desses elementos que vem para dificultar a vida dos personagens principais e a veneração de Peri por Cecília ultrapassa qualquer coisa nesse plano de fundo conflituoso e cheio de interesses.

O final foi surpreendente e não posso deixar de recomendar a leitura dessa grande obra da literatura brasileira.
comentários(0)comente



LorenzoRLima 20/06/2023

Uma obra que poderia ter envelhecido melhor.
Olha, por mais que eu tenha achado essa leitura até que prazerosa, é quase um crime por esse livro para adolescentes de 15 ou 16 anos lerem. Ele é uma leitura que requere uma bagagem prévia na literatura que, infelizmente, muitos deles não tem, mas vamos falar da obra.
O José de Alencar tem essa fama de escrever sobre povos indígenas (mesmo sendo uma pessoa branca) o que leva ele a tomar umas atitudes questionáveis ao longo da história.

Os personagens, para mim, são cativantes a ponto de eu me preocupar muito com cada um deles, em especial a Isabel, porém, na discussão que eu participei desse livro, muitas pessoas não foram muito chegadas neles, então vá com um pensamento aberto sobre "Ame x Odeie".

A escrita do autor pode ser, para não dizer "é", algo maçante e enfadonha. Sem contar que ao longo da obra, ás passagens racistas e misóginas são muito aparentes, e que afasta muito o leitor de ter uma afeição pelo livro como um todo.

Enfim, esse livro não é para qualquer um, mas se você quiser entender melhor todo uma época, eu recomendo a tentativa.
comentários(0)comente



marytnds 16/06/2023

O Guarani
Não sei muito oq dizer sobre o livro, a escrita é um pouco chata e a história não lhe prende. Esse foi um livro que li por conta da escola, ent, comparando com os outros livros é uma história até q boa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Denise461 11/05/2023

Foi o primeiro clássico que li e adorei a história. José de Alencar foi o primeiro autor que conheci quando se trata de clássicos e sou muito fã de seus livros.
comentários(0)comente



arcmaluw 07/05/2023

O Guarani
Muito legal. Li para uma adaptação de teatro pra escola. A literatura brasileira é muito rica em detalhes e história.
comentários(0)comente



Jenn 20/04/2023

Uma luta pra acabar
Olha, os personagens são bem rasos e estressantes. A ceci é uma v@dia rica insuportável, e o peri que era pra ser o mais interessante, chega dar raiva de tão capacho que é dela, ainda fala que essa cobra tem bom coração. O vilão é muito ruim, e não do tipo foda, só mal escrito mesmo. Mas tipo tem uns elementos interessantes, da cultura indígena e tals. E a linguagem não é tão complicada quanto eu pensei. Tem uns trechos bem bonitinhos no quesito romântico, apesar do romance mesmo ser uma marmelada. Resumindo, uma bomba esse livro.
comentários(0)comente



Barbara1444 31/03/2023

Confuso
Eu não sei se foi a edição que eu comprei, que não delimita os capítulos, mas eu achei o livro bem confuso, e pelo que conheço da leitura de José de Alencar, é um livro totalmente diferente, eu tinha sempre que parar e entender o que estava acontecendo. Não tive uma boa experiência com ele.
comentários(0)comente



Cecilia.Souza 31/03/2023

O guarani não pode ser lido como jma história realista, porque ele não quer ser isso. Ele é um romance de amor e de aventura, e nisso ele é bom e vale a pena. Muitas gerações leram o romance de Alencar vibrando com os laços, os amores, as traições, o heroísmo e e tudo o mais que acontece.
comentários(0)comente



Gigi 27/03/2023

Considerado um clássico indianista... O romance introduz Ceci a boa e caridosa mocinha e Peri o valente indígena
A leitura foi interessante diferente do meu costume...
comentários(0)comente



Andressa.l1ma 27/03/2023

Para ele essa menina, esse anjo louro, de olhos azuis, representava a divindade na terra; admirá-la, fazê-la sorrir, vê-la feliz, era o seu culto; culto santo e respeitoso em que seu coração vertia os tesouros de sentimentos e poesia que transbordavam dessa natureza virgem.
comentários(0)comente



321 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR