feehMantovanny 17/11/2022
Releitura com um novo olhar
Aqui passamos para o primeiro livro de Os Heróis do Olimpo: O Herói Perdido.
Nesse livro conhecemos 3 novos protagonistas, novos personagens e, basicamente, uma parte de um "novo mundo".
Diferente da primeira saga do tio Rick, aqui não temos apenas 1 narrador, mas sim 3 (os três protagonistas).
Começando por Jason que acorda dentro de um ônibus de excursão, de mãos dadas com uma garota. Ele não faz ideia de quem ele é, de onde está, de onde veio e para onde está indo. Ele perdeu completamente a memória e não sabe o que fazer para recuperá-la.
Temos, também, a menina que está de mãos dadas com Jason: Piper. Uma garota filha de um ator famoso que tem problemas com roubos. Na verdade, não necessariamente, já que ela nunca roubou nada, ela simplesmente pede e as pessoas dão, e depois essas mesmas pessoas dizem não se lembrar de ter dado e chamam a polícia. Piper é, até então, a namorada de Jason, mas ele não se lembra dela.
E, por fim, temos o melhor amigo de Jason: Leo. Leo é o típico garoto que faz piada de tudo para esconder um passado triste. Teve a mãe morta muito cedo e passou a vida de lar em lar, fugindo sempre, morando na rua para sobreviver.
Os três estavam em um tipo de internato para crianças e jovens problemáticos, cuidados por um treinador baixinho e carrancudo chamado Hedge.
No início dessa nova aventura, eles são atacados por ventis (espíritos do vento), treinador Hedge é sequestrados, Jason descobre saber voar controlando os ventos e todos e são salvos por Annabeth (filha de Atena) e Butch (filho de Íris) e são levados para o acampamento meio-sangue.
Lá, Leo é o primeiro reclamado, sendo filho de Hefesto. Depois Jason é reclamado por Zeus e, por fim, Piper por Afrodite. Acontece que tudo o que Jason fala é voltado para o romano e não para o grego, o que intriga a todos (principalmente a Quíron, que disse que Jason deveria estar morto, mas por causa do juramento ao rio Estige, ele não poderia falar sobre isso).
O acampamento está em busca de Percy (filho de Poseidon) que está desaparecido há 3 dias e acreditam que o aparecimento de Jason tenha alguma coisa a ver com isso.
O novo Oráculo de Delfos passa uma profecia a Jason e ele escolhe Leo e Piper para companhá-lo nessa jornada que deverá trazer de volta as memória de Jason, Salvar o pai de Piper e, também, a deusa Hera.
Nessa jornada conhecemos novos monstros, deuses e suas versões romanas. Descobrimos que Jason é, na verdade, filho de Júpiter, a versão romana de Zeus.
Com vários altos e baixos, os três novos semideuses devem impedir o renascimento do gigante Encélado, um gigante filho de Gaia com o Tártaro.
Todos achavam que a última grande profecia ditada por Rachel ao final de PJO demoraria eras para acontecer, mas já está acontecendo, e dos 7 semideuses da profecia, 4 já foram escolhidos: Jason, Piper, Leo e Annabeth e, juntos, eles deverão encontrar o, até então desaparecido, Percy e descobrir quem são os outros 2 semideuses faltantes e seguirem para a batalha final: contra Gaia e seus filhos Gigantes.
Quando eu Li O HERÓI PERDIDO pela primeira vez, confesso que não gostei. Não foi questão de odiar, não... mas não achei tudo isso (e para ser sincero, assim se seguiu por toda a saga), mas, agora que estou relendo (anos depois) eu tenho uma nova visão. Não acho mais a Piper uma inútil, embora os capítulo dela não sejam os meus preferidos. Leo não é tudo isso que todo mundo fala, mas também não é chato. Jason é tão grandioso quanto Percy. Eu gostei dessa releitura, tive novas percepções e o encarei de uma maneira diferente.
Eu odiava Hera, hoje continuo não amando ela, porém é uma relação de amor e ódio, pois existem coisas nela que eu amo e que odeio.