Ronnayse 18/03/2021Sao diversos os papeis sociais que uma sociedade estipula e vamos nos acostumando e seguindo no automatico sem nem percebermos que estamos incorporando e, de repente, de modificando para entrar nesse "padrao".
O que determina o chamado "corpo padrao"? Qual o peso ideal? Como, quando e porque isso surgiu? O que é (qual é) o "padrão de beleza"?
Ao falar nesse padrao, automaticamente, nos remetemos ao peso de uma pessoa, e remetemos tambem aos diversos disturbios alimentares que podem surgir por causa da não-aceitaçao do que é real numa sociedade e estipulaçao do que é o correto - o padrao ideal.
Mas, isso nos fecha os olhos para algumas questões, uma das abordadas no livro, é o fato de que nem sempre tais disturbios são desenvolvidos apenas por alguém que esta "preocupado" com sua aparencia, mas que tambem existem outros diversos motivos alem desse que levam a desenvolver tais disturbios. No caso de Stevie, em Peso de Papel, ela de culpa pela morte do irmão e seu plano é se privar de alimentos por causa dessa culpa.
De uma forma bem realista e sensível, Meg Haston, nos envolve com a trajetoria de Stevie intercalando acontecimentos atuais - na clina de reabilitaçao, conversas com a psicologa... - com acontecimentos que culmimaram com seu estado atual atrelando seu sentimento de culpa na morte do irmao.
Aos poucos, as conversas com a psicologa vão permitindo que Stevie va encontrando suas dores, aceitando-as, se reencontrando, conseguindo falar dos seus traumas e sofrimentos.
O tratamento na clinica, as sessões recentes com a psicologa, o surgimento de novas amizades proporcionam a Stevie um amadurecimento onde ela ve transformações positivas não só no corpo mas também na mente.