Ubiratan 06/09/2022
Poesia de angústias do primeiro mundo
Amo livros sombrios e desesperados, mas este aqui não me causou comoção. Ele me parece uma manifestação típica de um homem do 1º mundo. Angústias de alguém bem de vida. Uma dor difusa, angústia sem ponta, angústia da angústia, tristeza sem centro e substância. Vazio generalizado. Dois versos pesados como estes, "estou muito cansado. apetece-me dormir até morrer", abundam, o livro dá socos o tempo inteiro, mas com a consistência de papel.
O estilo é refinado, sonoro (mas sem ser canoro, cantante). Muita clareza nas imagens, e uma organização meticulosa dos poemas no todo. O tema é a passagem do tempo e o esfacelamento da história pessoal.Na primeira parte, há o relato sobre a ruína familiar: o pai que morreu, as irmãs e a mãe que se afastaram, as lembranças da infância. A segunda parte conta a ruína pessoal, a solidão, a descoberta de estar ficando velho, a impossibilidade de se ser alguma coisa. "sou criança e sou logo velho e só passou um domingo" e "sou demasiado novo e cansado" definem essa seção. A última parte fala da ruína do amor, dos relacionamentos.
Talvez o impacto deste livro cheio de socos se disperse por conta da linguagem: ela pouco alude à materialidade do mundo. Sinto que está expressando a si mesma, como se as palavras tivessem sido higienizadas demais antes de entrarem no poema, e submetidas a um processo onde perderam suas "propriedades nutricionais" e se tornado apenas palavras. É o poema dizendo a si mesmo.
Há momentos em que despontam cores, cheiros e texturas nessa camada pasteurizada de palavras. Poemas lindos rompem a neutralidade do todo. Há o "Arte Poética". O "Na hora de pôr a mesa, éramos cinco", expressa luto com muita força, e ao mesmo tempo com uma frieza desconcertante. Há o "Este foi o ano em que nasceste", com um maravilhoso barco sem leme e sem remos carregado de rosas. Coisas lindas despontam, mas a experiência do todo é algo insípido.
Devo dizer que um livro de poemas não foi feito pra me agradar. Logo, não confie nesta resenha. Talvez este livro seja pra você. E mesmo não tendo curtido a experiência do todo, levarei comigo alguns versos deste livro.