Patty 12/04/2021Mulher guerreira! A Viagem de Cilka conta a história da jovem que viveu os horrores do campo de concentração de Auschwitz e após ser libertada de lá, foi enviada ao campo de Vorkuta, na Rússia.
De início a autora já afirma que esta é uma obra de ficção baseada em fatos reais, mas não deixa de ser uma história de força e coragem, em que Cilka fez o que foi necessário para sobreviver em Auschwitz, porém, como consequência, acabou presa por mais 10 anos no campo de trabalho forçado no lugar mais frio do mundo, a Sibéria.
Aqui vemos como os campos de Stálin não eram muito diferentes que os de Hitler. E percebemos o quanto Lale (o Tatuador de Auschwitz) estava certo ao dizer que Cilka foi a pessoa mais corajosa que ele conheceu na vida, pois, pensar em tudo que a jovem passou com apenas 16 anos e ter a força que ela teve para suportar e sobreviver, não em um, mas em dois campos, realmente não é qualquer um.
Cilka foi uma guerreira e com certeza, sua história mereceu ter sido contada para todos saberem os horrores que Hitler e Stálin fizeram milhares de pessoas sofrerem.