Nise 05/12/2020
Feminismo 101
Antes de mais nada, o livro é atual, o que faz com que os questionamentos façam mais sentido com a realidade que vivemos.
Maíra consegue abordar um assunto sério e delicado de uma forma natural e expontânea, deixando a questão fácil de ser entendida. É um ótimo introdutório ao feminismo, traz questionamentos relevantes que muitas vezes passam desapercebidos, e identifica as causas e implicações de diversas questões relacionadas à luta, buscando trazer o contexto histórico (às vezes um pouco impreciso) que gerou tais conflitos.
Fala sobre auto aceitação, empoderamento, consumismo, relacionamentos abusivos, entre outras questões.
O livro é escrito em um tom de conversa, contando com gírias e expressões que deixam a leitura mais leve, rápida e fluída, mas isto não infantiliza ou diminui a credibilidade do que é tratado. O projeto gráfico é riquíssimo, lindamente ilustrado.
Além disto, é todo produzido por mulheres, e traz uma pequena biografia de cada uma delas ao final homenageando-as; na verdade o único lugar onde se identifica o nome de um homem que tenha participado na produção é na foto da autora na contra-capa.
"Ser mulher nos dias de hoje é uma mistura de 'olha o quanto avançamos' e 'olha o quanto ainda falta' "