Star Wars: Into the Dark

Star Wars: Into the Dark Claudia Gray...




Resenhas - Star Wars: Into the Dark


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ber 05/06/2024

Um possível problema?
Estamos diante de um livro que atende aos seus propósitos. Cláudia Graça continua dando aula sobre escrita de personagens, sabendo adequar perfeitamente as características que dois jovens protagonistas deveriam ter. A autora, como todo seu talento, soube resguardar às estrelas do livro uma posição privilegiada de destaque, trazendo reflexões sobre o caminho a ser seguido, sobre o luto, sobre o fazer o que é certo, mesmo se necessário ir contra figuras de autoridade familiar. Fica explícito a habilidade dela de escrever personagens e construí-los de forma convincente. Contudo, senti falta de um clímax, devido os grandiosos inimigos enfrentados no livro, em nenhum momento houve muito foco nas lutas decorridas, talvez esse elemento não seja alvo prioritário para a escritora, embora eu acredite que deveria sim ter havido maior destaque nessa área em certos momentos chaves do livro. No geral, é uma boa aventura com certos potenciais negligenciados, o que não apaga algumas informações fantásticas postas aqui, nem a qualidade das personagens escritas.
comentários(0)comente



gabsduart 31/12/2023

Primeiramente, gostaria de dar meus parabéns para a Claudia pq a mulher conseguiu fazer uma PEDRA se tornar um personagem interessante (abraços para o Geodo). O livro é bom, gostei de todos os personagens, Reath é um amor e me identifiquei com ele em certos momentos, o Leox é muito engraçado e a relação quase que paternal com a Affie é ótima. Além dos questionamentos que a Orla e o Cohmac faziam em relação à Ordem Jedi, que eram extremamente válidos.
As únicas coisas que eu gostaria de pontuar é que no final, aquele troca troca de perspectivas me pareceu meio repetitivo e os Drengir poderiam ter tido um desenvolvimento melhor, poderia ter explicado melhor a motivação deles e etc. Fora isso, eu amei (mas Luz dos Jedi ainda fica em 1° lugar no meu pódio)
comentários(0)comente



guilomilo 14/12/2023

Isso é a pura essência de Star Wars
Que livro bom, não tenho palavras para descrever o quanto essa leitura foi boa e divertida de ter sido feita.
Você se sente dentro da história, tem um ar das grandes obras do cinema desse universo tão amplo e divertido. Claudia Gray acertou MUITO nesse livro, uma leitura extremamente fluida, simplesmente única, não tenho dúvidas que teremos uma série ou um filme dessa fase de Alta república.
Apenas um adendo, se você não conhece tão bem o universo de Star Wars, eu recomendo procurar ao menos assistir os filmes, existem muitos nomes técnicos de espaçonaves e de espécies também, confesso que mesmo conhecendo fiquei muito confuso em relação a isso, eu senti falta de um asterisco no pé da página indicando uma explicação breve sobre tal termo.
comentários(0)comente



Gih 02/07/2023

Into The Dark
Minhas expectativas para esse livro estavam atmosféricas pelo fato de eu ter adorado Luz dos Jedi e infelizmente, apesar de eu ter gostado MUITO do livro, não bateram minha expectativa.
Achei o livro um pouquinho confuso, principalmente a parte do passado pelo não uso continuo de uma só formatação de letra.
De resto gostei dos temas que o livro tratou e como se conectou com Luz dos Jedi!
comentários(0)comente



renanmteles 30/05/2023

No fandom de Star Wars o carinho pela Claudia Gray é quase unânime (eu pelo menos vi poucas ressalvas em relação a ela) e agora finalmente entendo o motivo.

Não sei se foi o contraste de ter acabado de ler um livro do universo expandido que achei bastante irregular ("Ahsoka" da E.K. Johnston), mas achei a narrativa de "Na Escuridão" ótima e manteve - na maior parte do tempo - o bom ritmo de "Luz dos Jedi". E digo na maior parte, já que na reta final o livro começa a ficar um pouquinho repetitivo, com um vai e volta que causa um certo cansaço, ainda que o saldo final seja extremamente positivo.

Alguns personagens e suas tramas se destacam mais que outras. O livro tem uma quantidade considerável de personagens bastante carismáticos, cada qual com o seu próprio arco a ser desenvolvido e isso é bem interessante, já que a progressão deles acontece - novamente, na maior parte do tempo - de maneira orgânica e a evolução deles vai ocorrendo conforme a trama se desenrola, de maneira que é muito prazeroso acompanhá-los. Os personagens secundários são igualmente interessantes - como o Geodo, por exemplo. Eu não me lembro de ter visto algo parecido a ele em nenhuma outra mídia de Star Wars até então e foi uma grata surpresa.

Eu não sei como o desenvolvimento desse projeto da Alta República funciona exatamente - já que diversos autores estão envolvidos e escrevendo obras concomitantemente uns aos outros, também não sei se existe alguma espécie de roteirista-chefe que encabeça o enredo geral de tudo e delega aos autores um esboço do que precisa ser trabalhado em determinado livro ou HQ - e digo isso pois, embora o livro seja bem bacana, dá pra sentir uma certa limitação nele (como acho que é possível sentir na maior parte dos livros do universo expandido de SW, infelizmente).

Quando eu me toquei que os acontecimentos do livro são paralelos aos de "Luz dos Jedi", me questionei um pouquinho do motivo de eles terem optado por essa trama paralela e não por uma continuação direta do livro anterior. Talvez mais para frente faça sentido e o desenvolvimento dos personagens aqui se mostre necessário de algum modo, mas fato é que ao chegar no final, embora seja um livro muito bom, causou uma sensação de ter corrido em cima de uma esteira, sem sair do lugar.

Apesar das limitações fiquei curioso para ler mais da autora e continuar acompanhando a Alta República. Esse projeto é revigorante de muitas formas para Star Wars, mas acho que a principal delas é a quantidade de novos personagens interessantes e situações novas. Isso é ouro nas mãos de autores competentes que sabem desenvolver tanto um quanto o outro, como felizmente é o caso de Claudia Grey neste livro.
comentários(0)comente



Priscilla 01/02/2023

Eu gostei muito desse livro! Foi muito interessante acompanhar o que aconteceu com um grupo diferente de Jedis enquanto os eventos de A luz dos Jedi estavam se desenrolando.
Eu sei que esse tipo de abordagem é comum nos quadrinhos, mas não estava esperando uma série de livros que explorasse seu universo dessa forma. Mas tenho que admitir que se alguém ia fazer isso tinha que ser Star Wars!
Eu amei o Reath! E é muito interessante ver como a galáxia está toda conectada ao descobrir os acontecimentos do passado dos outros Jedi e como isso reflete no momento atual do livro!
E eu devo aplaudir o modo como Claudia Gray conseguiu transformar uma ?pedra? em um personagem interessante e vivo! Isso realmente nos faz pensar que a galáxia é muito mais vasta do que se imagina!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emanuel L 06/08/2022

Facilmente um dos meus preferidos dessa nova fase.

A história é boa e sólida, mas o que me chamou mesmo a atenção foram os personagens, pois todos os protagonistas brilham.

Como sempre, todos os Jedi novos já entraram pro meu não tão seleto grupo de favoritos (inclusive alguns deles têm plots bem promissores).
comentários(0)comente



NX-74205 31/07/2022

Ótimo
Eu tô cada vez mais apaixonado por essa fase e todas as personagens que aparecem. É ótimo ver como os Jedi desses livro pensaram sobre sim mesmos, a ordem Jedi e o lugar deles dentro desse mundo de uma forma tão real
comentários(0)comente



hibernarrd 04/03/2022

Claudia Gray é sempre certeira
Esse é apenas o segundo livro do universo Star Wars escrito por Claudia Gray que eu li, o primeiro foi Bloodline, livro protagonizado por Leia que narra as complicações da personagem como Senadora da Nova República. Mesmo tendo provado apenas dois copos desse oceano vasto de Claudia Gray, já consigo ver um padrão nas duas leituras: protagonistas perfeitamente explorados, coadjuvantes marcantes e um bom questionamento sobre os pilares dessa franquia de mais de 40 anos chamada Star Wars.

Os protagonistas são Reath Silas e Affie Holow, ambos com arcos muito bem definidos, terminando a história como pessoas muito diferentes das que eram no começo. Reath é um Padawan em treinamento para se tornar Jedi, enquanto Affie se prepara para um dia assumir o lugar de sua mãe adotiva como líder da Guilda Byne, e os dois passam por aprendizados onde suas decisões são muito importantes para que amadureçam.

Quanto aos coadjuvantes, Leox e Geode são excelentes alívios cômicos, enquanto Cohmac e Orla estão lá para questionar a Ordem Jedi e seus dogmas, chegando a discordar de alguns deles ou sofrerem por não conseguirem entendê-los nem colocá-los em prática. O jeito que Claudia Gray questiona esses conceitos é bem parecido com o que Dave Filoni questiona em The Clone Wars e Rian Johnson em The Last Jedi, além do que ela fez em Bloodline, quando questionou a política da galáxia do mesmo modo.

Meu único problema com o livro é que ele tem algumas barrigas em seu meio, quebrando um pouco o ritmo da leitura e tornando-a cansativa de vez em quando.

O primeiro capítulo da Alta República, Light of the Jedi, foca muito mais em mostrar a situação da galáxia como um todo, enquanto Into the Dark é uma aventura mais separada que foca em seus personagens. Ambos os livros fazem jus ao que propõem de forma incrível, cada um do seu jeito.
comentários(0)comente



Mary 01/03/2022

Comfort book
Esse livro é o meu amorzinho, apenas
Nossa
Toda vez que eu me sentia meio mal eu lia ele e terminava mais feliz, mais acolhida
E sem contar que a história, MDS, nmrl pra mim é o melhor livro da High Republic até agora (não que eu tenha lido muitos né rs mas detalhes k)
Recomendo demais ((só leiam depois de Luz dos Jedi, pra não pegar spoilers :D
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Osmar Weyh 24/01/2022

Medo na estação
Os destroços da Legacy Run se espalharam pelo hiper espaço, forçando um abrigo em uma estação abandonada para se abrigar de uma explosão solar eminente. O que levou essa estação a ser evacuada, porque será que não estão totalmente seguros e... Geode, fará algo sobre isso?
comentários(0)comente



Fabs 23/01/2022

Incrível
Não posso dizer que me surpreendi pois criei altas expectativas pra esse livro antes mesmo de começar a ler High Republic. Mas com certeza não fui decepcionado.

Into The Dark apresenta dois dos personagens com os melhores conflitos de toda a fase e que eu acredito que sejam os mais promissores, vulgo Cohmac Vitus e Orla Jareni. Os problemas deles com a Ordem Jedi são plots que a anos estão tentando abordar no canon (e falhando em todas as tentativas).

A divisão de pontos de vista funciona muito bem em alguns momentos, evitando da história ficar chata em monótona, mas em determinados momentos parece um pouco arrancar o clima do livro. No final aparenta ser mais positivo do que negativo.

Apesar de ter gostado muito do livro acho que eles tem uns pequenos defeitos no seu decorrer. Acho que em certos momentos a história dá voltas demais em certos pontos, mas que não chegam a ser cansativos mas são perceptivelmente respetivos.

O ponto mais fraco e decepcionante pra mim são os flashbacks, que não precisavam ter sido dividos em tantos capítulos minúsculos, teria funcionado bem mais se fosse contado em apenas 3 capítulos no começo, meio e fim do livro. Apesar de ter sim sua importância na história os flashbacks não precisavam ter sido fatiados assim para aparecer em tantos momentos do livro, ainda mais por que a história deles é bem curta.

Esse livro trata momentos mais sombrios e de ação de uma forma que me agradou mais do que em Luz Dos Jedi. O que me empolga muito já que é a Claudia Gray que vai carregar os livros "principais" das duas próximas ondas.
comentários(0)comente



Viccesar 03/10/2021

Incrível
Mais um livro onde a autora Claudia Gray mostra que não brinca em serviço quando se trata de Star Wars. Diferente de Light of the Jedi, a história de Into the Dark não é em tão grande escala. Tudo se passa durante o grande acontecimento do livro anterior, centrado em poucos personagens.
Personagens que, aliás, foram muito bem construídos. A autora faz você entender e gostar de cada um deles, sendo todos tão diferentes, mas igualmente incríveis.
Não é um livro essencial para a High Republic, como é Light of the Jedi, mas isso não o torna menos interessante. Recomendo a leitura para qualquer um que me perguntar.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR