A Consciência de Zeno

A Consciência de Zeno Italo Svevo...




Resenhas - A Consciência de Zeno


66 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Paula 07/10/2023

Compulsões e autoengano
A história é contada através de memórias e reflexões de Zeno Cosini, relatando suas próprias compulsões e consequentes justificativas. Trata-se de relatos sobre vícios e autoengano. Uma visão profunda e humorística da psique humana.
comentários(0)comente



Zenaildo 24/09/2023

A consciência
Bem interessante! Meu primeiro livro italiano! Uns dos primeiros autores a colocar as teorias de freud.
Livro excelente! Recomendo.
comentários(0)comente



Adriane 24/09/2023

Razoável
É uma boa leitura, mas por se tratar de fluxo de consciência do Zeno, é algo bem entediante pro meu gosto, salvo o humor que aparece na escrita. Não tive apreço pelo personagem e não me diverti com a leitura.
comentários(0)comente



Danilo 12/09/2023

Ufa
Sei que é um clássico, e eu até gosto de uma leitura mais clássica as vezes, mas essa com certeza foi a leitura mais arrastada do ano!
comentários(0)comente



Thomas.Jordao 10/09/2023

Um personagem humano, até demais.
Um clássico da literatura, que é escrito na forma de pensamentos do autor, como a um diário, de acontecimentos passados. Com boas doses de ironia e leveza, o livro tem lados bons como as introspeccoes do personagem acerca do fumo e seus relacionamentos, e é engraçado ver como ele está quase sempre errado. Porém, com lados ruins que afetam muito a leitura, que é lenta, e tem como personagem principal um cínico, chato, antigo, que me deu um asco terrível kkkkkk extremamente antipático. Isso me atrasou bastante a leitura, e me levou a um leve desinteresse. Um livro que deixa mensagens importantes como ver que existem pessoas completamente diferentes de você, com pensamentos que você consideraria absurdos, mas que existem, e por muitos! Me decepcionei por ser pouco abordado o tema da psicanálise, sendo reservada mais para as últimas páginas, enquanto que o grosso fica nas memórias do Zeno.
comentários(0)comente



Otávio 29/08/2023

Espero que o autor se aborreça
Vi este livro na estante, era uma edição de capa azul, totalmente lisa e nada chamativa. Ao ver o título lembrei de ter visto ele em uma desta listas de livros clássicos que tem por aí na internet. Sem conhecer comprei ele despretensiosamente.

De cara, o livro me surpreendeu pelo quanto a escrita é divertida. A primeira página com a "introdução" do psicanalista que publicou as memórias por vingança já me ganhou. "Publico-as por vingança e espero que o autor se aborreça."

O personagem principal é um canalha. E em geral eu gosto de histórias bem humoradas com personagens principais de moral altamente questionável. Ele quase sempre se deixa levar pelos sentimentos mais imediatos. Mesmo na culpa, suas ações desesperadas para "corrigir" seus erros, são sempre muito mais para aliviar o próprio mal-estar imediato do que pensando na pessoa prejudicada.

É um livro deliciosamente engraçado, além de ser interessante ver como o personagem principal manipula seus próprips pensamentos para se justificar. Nos faz refletir sobre as surpresas da vida e como muitas vezes as pessoas simplesmente se deixam levar impulsivamente ou até passivamente diante dos acontecimentos. E apesar do personagem ser extremamente antipático, talvez também valha pensar se em algum momento irrefletido, nós ou alguém que conhecemos acaba sendo um pouco Zeno.

U.S
comentários(0)comente



Lucas 17/08/2023

Tratado de zeno
Uma leitura arrastada e vergonhosa do personagem mais humano dos livros. Zeno sempre usava desculpas como "fulano faz pior do que eu" para justificar suas ações, e acho que se dá pra tirar uma mensagem do livro é a de não ser como o zeno, como muitas vezes tendemos a fazer.
comentários(0)comente



Rafaela1243 11/08/2023

Finalmente acabei
?A consciência de Zeno? foi meu primeiro livro do clube da literatura clássica. Talvez um dos primeiros clássicos que li na vida.

No começo, tive uma certa dificuldade com a leitura, mas logo peguei o jeito. Porém, devido a escrita que não estou acostumada e a narrativa de certa forma arrastada acabava dormindo após ler poucas páginas.

O livro gira muito em torno de como nos relacionamentos com as pessoas e o impacto que estes trazem a nossa psiquê. Acho incrível como o autor descrever de forma tão humana nossas expectativas, tédios, desejos e anseio por agradar ao outro (e como isso valida nosso ser).

Além disso, vale ressaltar trechos que me impactaram. Principalmente aqueles que falam sobre a doença real e imaginária. As últimas páginas fazem valer a pena o livro. Pensou a frente do seu tempo.

Animada e receosa para o próximo clássico?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo1185 28/07/2023

Ler sem expectativa é a melhor forma de leitura. Este livro estava parado na minha estante a mais de três anos, e que grata surpresa. Confesso que não é fácil ler sem querer julgar a vida de alguém, que como herdeiro, apenas "toca" sua vida, mas depois que as questões começam a ficar claras fica fácil se ter empatia a pessoa. Nem sempre entendemos as questões visualizando apenas os fatos... E que final foi esse, pqp!
comentários(0)comente



Master 24/07/2023

Falta de simpatia por Zeno pode ser um problema.
"Consciência de Zeno" narra as angústias e reflexões do protagonista Zeno Cosini, que busca entender as complexidades de sua própria consciência.
A trama é apresentada por meio de um diário, onde Zeno registra suas experiências e pensamentos em uma tentativa de entender a si mesmo e suas motivações internas. Ao longo da leitura, somos conduzidos através de uma jornada emocional do personagem, que oscila entre momentos de autodescoberta e autoengano, revelando suas fraquezas, desejos e conflitos interiores. Zeno é um personagem complexo, cujas ações nem sempre são lógicas ou previsíveis.
No entanto, apesar de suas qualidades, "Consciência de Zeno" pode não agradar a todos os leitores. A narrativa lenta e introspectiva pode ser um desafio para aqueles que preferem tramas mais aceleradas e cheias de acontecimentos. Além disso, a falta de simpatia inicial pelo protagonista pode alienar alguns leitores, tornando-o uma figura difícil de se identificar e compreender.
comentários(0)comente



Erick.Jonathan 05/07/2023

O livro é muito bom de ler, trata de Zeno Cozini, um cara obcecado pelo fumo, que passa a realizar terapia para obter sua cura, terapia centrada em escrever sua vida e entregar o texto ao médico para análise. Suas obsessões, sabores e dissabores, de um personagem anti-herói, seu relacionamento com os pais, sua busca pelo casamento e a escolha da pretendente. O autor em vários momentos nos lembra machado de assis, com um quê de pessimismo aqui e acolá, temos talvez como motivo disso primeira guerra mundial, vivenciada pelo autor. Enredo cativante, uma história cheia de ironias, de um personagem contraditório (todos somos em alguma medida) trata de ciúmes e traição, rivalidade, e psicanálise, tentativa de uma regressão por sua vida, afim de buscar sua cura. Também metafórica como um todo, todos nós estamos doentes, na ideia de que a vida seria a doença da matéria, e teríamos de encontrar a cura para a vida, haveria essa cura? O autor aborda momentos em que se sente são. Talvez isso esteja relacionado ao conceito de vontade de potência em Nietsche. Outrossim o autor foi leitor de Nietsche e de Schopenhauer, pessimista por ter lido ou leu por que era pessimista? acredito que seja mais essa segunda opção. Enfim, vale a pena a leitura, livro bem escrito, personagem interessante. Fiquei com vontade de ler ?Uma Vida? e ?Senilidade?.
comentários(0)comente



Marcos Nandi 28/06/2023

Este livro me deu um sentimento maravilhoso: O ódio KK não é ruim, longe disso! É um bom livro. Porém, o personagem principal é a pessoa mais cínica da face da terra e até agora estou procurando um lapso de consciência na sua vida.

A história da origem do livre é interessante, tão mais que o livro, no preâmbulo ficamos sabendo que o protagonista escreveu suas memórias a pedido de seu psiquiatra. E este, resolveu publicar o livro por vingança, devido a Zeno interromper o tratamento.

Pouco sabemos sobre a infância e adolescência de Zeno, conhecemos eles a partir da sua luta para parar de fumar, a morte do pai que muito o abalou, e as desaventuras acadêmicas, como sua troca de química por direito.

A vida do protagonista, como dito em suas memórias, constitui-se de uma única nota, sem variações, invejada por muitos mas tediosa para ele.

Em suas memórias escritas quando Zeno já tem 57 anos, ficamos sabendo também de como se deu seu casamento. Isso é bem interessante já que ele se casou com a irmã "errada". Explico: Ele não queria, mas de todas as irmãs foi a única que aceitou o casamento. Até que começa a se envolver com Carla, uma moça pobre que começa a ajudar. Além disso, a história contará sobre sua vida como pai e empresário.
comentários(0)comente



Estefane9 12/05/2023

Gostei muito desse livro, mas confesso que enrolei bastante pra ler... tem algumas partes que simplesmente me dão preguiça.
Não é qualquer um que vai conseguir ler esse livro até o final.
comentários(0)comente



Lis 16/01/2023

Demorei muito pra entender
Como o livro é narrado em primeira pessoa, temos que sempre desconfiar da narrativa, que pode ser exagerada ou mentirosa conforme o gosto do Zeno. Passei o livro quase todo achando que ele era retardado e só perto do fim me ocorreu que ele poderia ter mentido ou inventado em várias partes da história. Se tivesse me atentado antes, poderia ter aproveitado melhor a leitura.

Mas achei um baita livro, rende muita discussão sobre o que é fato e o que é invenção e inclusive sobre a importância da psicanálise. Me surpreendi!
comentários(0)comente



66 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR