A História de Quando Éramos Peixes

A História de Quando Éramos Peixes Neil Shubin




Resenhas - A História de Quando Éramos Peixes


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Antonio Cesar 28/06/2013

“ ... Os fósseis que buscávamos eram mínimos, não tinham mais que uns poucos centímetros, e o nosso mundo era muito pequeno. ...”

Pag: 56
5º período
A histórias de quando éramos Peixes.
De: Neil Shubin
O autor.
Neil Shubin e paleontólogo, diretor do The Field Museum of Natural History e chairman do Departamento f Organismal Biology and Anatomy da Universidade de Chicago, onde é professor de anatomia. Em 2004 ele e seus colegas, Ted Daeschler e Farish A. Jenkins comandaram o grupo que descobriu o Tiktaalik roseae – um esqueleto de 375 milhões de anos de uma espécie que possuía tanto estruturas aquáticas como nadadeiras, como terrestres com membros ainda desajeitados e cabeça parecida com a dos crocodilos atuais.

Fortemente apoiado em sua experiência como paleontólogo e professor da cadeira de anatomia humana na faculdade de medicina da universidade de Chicago, bem como em pesquisa genéticas, o autor nos conta a historia da evolução de uma forma como nunca foi contada. Salta em abundancia de suas paginas o entendimento de que a vida animal neste planeta tem muito mais em comum do que imaginamos. Fantástico ir lendo e descobrindo o que já se sabe sobre como nossos corpos são formados a partir de uma única célula e ainda de que forma animais tão dispares como peixes, moscas, vermes, aguas vivas compartilham o mesmo processo. Ou ainda como diversas doenças que hoje enfrentamos (tais como obesidade, doenças cardíacas, hemorroidas, apneia, Soluço, hérnias entre outras ) estão ligadas ao processo evolutivo sofrido pela origem de onde viemos.
Também este foi lido na viagem que eu e meu irmão fizemos pela Amazônia e assim como o outro, Sós no universo, este me proporcionou viagens maravilhosas enquanto descansava em uma rede durante a viagem rio abaixo. Só me arrependo de não os ter ilido em ordem inversa.
Um livro imperdível.
comentários(0)comente



Loloveggie 04/05/2016

Tenho que dizer que por mais que eu não leve o lado da evolução muito a sério, eu me interessei bastante por cada evento e cada análise do livro. O autor abordou de forma didática e lúdica, uma experiência de vida muito maravilhosa. Pois quando você pega um artigo para ler, ele meio que obriga você a ter o conhecimento de algo específico e este livro consegue mesclar estudos, fatos, experiências (cômicas ou não) e ainda entreter o leitor, sem você ter um conhecimento avançada prévio. E digo mais! É uma baita história real que vale muito a pena ler, pois a linguagem não fica restrita ao meio acadêmico, ele é bem claro e bem acessível.
comentários(0)comente



Sunshine 22/04/2021

livro muito bom para todos que se interessam por evolução. a linguagem é bem tranquila e a história é conduzida de forma muito fluída. muito interessante ver não só a descoberta científica, mas também como se deu esse processo e como o cientista "sentiu" tudo.
comentários(0)comente



Jenny 30/11/2014

Puxadinho de peixe.
Excelente livro sobre evolução, escrito de maneira bastante fluida e de fácil entendimento mesmo para leigos no assunto. Ao descrever o caminho que percorreu até a descoberta do fóssil do Tiktaalik, Shubin nos familiariza com o modo como a ciência é feita. Ao nos mostrar nosso peixe interior o autor nos aproxima de todas as criaturas viventes, dando nos um real sentimento de pertencimento. Realmente vale a leitura.
comentários(0)comente



Elisio Rebouças 12/06/2022

Mais um livro que deve se tornar um clássico
Entender de onde vimos sempre será buscado por nós. Com o título intrigante de ?A história de quando éramos peixes?, Shubin disseca (como um bom anatomista) nossas origens evolucionárias com criaturas de milhões de anos atrás e de como nosso corpo foi modificado para nos tornar bípedes com cérebros enormes. Se você gosta do assunto, sente e aproveite essa viagem!
comentários(0)comente



Bruna 18/07/2022

Li esse livro logo no início da graduação em biologia e ele foi um divisor de águas pra entender evolução. A linguagem utilizada é muito diferente de livros acadêmicos, ele narra uma história e acrescenta pontos importantíssimos a história conforme a leitura avança. Pontos chaves pra entender evolução e todas as suas segmentações são levadas em consideração aqui. Acho que ele não tem sido comercializado mais, deve ter saído de linha, procurei tanto a versão em e-book como a versão física e não encontrei, uma pena.
Indico esse livro para todos os aspirantes a cientistas como aqueles que tem curiosidade no tema, para quem tá na fase de vestibular também vem muito a calhar.
comentários(0)comente



AleixoItalo 30/12/2023

Em algum momento do curso de biologia, o estudante se depara com a informação – já bastante difundida – de que os dinossauros não foram extintos, mas sua linhagem sobreviveu no que são hoje as aves modernas. Isso se dará durante o estudo da sistemática filogenética, área da biologia que separa os seres vivos em grupos de acordo com seu parentesco evolutivo. Se isso por si só, é uma baita confusão, imagina lidar com a informação de nós somos um tipo de peixe!!!

Há séculos, temos o conhecimento de que todos os seres vivos são oriundos de alguma forma de vida ancestral e portanto todas as formas de vida são interligadas, a grande questão que ainda fica é como representar essa árvore da vida e definir corretamente a posição de seus ramos e as relações de parentesco. Remontar essas ligações e entender como se deu esse processos, é o foco de sistematas, geneticistas e paleontólogos.

O livro de Neil Shubin não se aprofunda nesse assunto e percorre apenas superficialmente esse que é um dos temas mais interessantes da ciência, porém de uma maneira simples e muito intuitiva, ‘A História de Quando Éramos Peixes’ narra as principais estratégias que a vida tomou no curso da evolução. Mesmo com uma abordagem apenas introdutória, Shubin consegue esclarecer quais foram os principais problemas que surgiram ao curso da evolução e como os seres vivos lidaram com eles, soluções que se refletem até hoje nos nossos corpos. Através de órgãos, ossos e genes, vamos vendo como a vida foi sendo montada ao longo das eras e o que temos em comum com outros vertebrados e até grupos mais ancestrais.

A evolução é um ramo da biologia bastante amplo e complexo e mesmo para biólogos atuantes é sempre complicado entender as nuances e os mecanismos básicos de como ela opera. Livros assim são excelentes, não apenas para introduzir o básico aos leigos, mas também para repetir o mesmo básico aos versados, que muitas vezes se embrenham em pântanos lodosos e esquecem o básico.
comentários(0)comente



Janaina.CrisAstomo 27/06/2024

Um pouco de história evolutiva.
Esse é um livro de evolução que elucida, de forma comparada, o desenvolvimento de alguns animais e partes dos seus corpos ao longo das eras evolutivas. Através de observações de fósseis e estudos de genes, esse livro mostra alguns passos da evolução na direção da estrutura corporal que nós, humanos, temos hoje. O livro explora estudos de genes que determinam a direção do crescimento do nosso corpo, por exemplo, e, de forma comparada, prova que os mesmos genes também podem ser encontrados em outros animais, como outros mamíferos e insetos. O autor fala dos três folhetos embrionários e, de forma comparada, o que cada um gera em diferentes grupos de animais. O livro também trata dos arcos branquiais nos vertebrados e como o surgimento do estribo, pequeno osso do ouvido médio dos mamíferos, diferenciou esses animais de outros.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR