Caminhos Cruzados

Caminhos Cruzados Erico Verissimo




Resenhas - Caminhos Cruzados


86 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Jéssica Nogueira 07/05/2022

Um bom livro
Um clássico da literatura nacional, que traz em pauta as relações humanas e cotidianas.
Gostei bastante da leitura apesar de ter tido dificuldade em me conectar com os personagens. Indico pois é uma ótima leitura.
* talvez o sentimento que ficou ao final da leitura, de vazio, tenha sido exatamente a intenção do autor.
comentários(0)comente



Supercut09 19/01/2022

Verdadeiro clássico
Romance muito sagaz revelando as diferenças sócias muito existentes naquela época e em paralelo também nos dias de hoje.

A narrativa nos mostra os ricos, novos ricos e os pobres intercalando os capítulos entre eles como forma de exibição mais concreta de como é a desigualdade social(proposta inicial do livro). O curioso desse livro e observar que os mesmos problemas apresentados ao longo da historia poderiam facilmente serem visto hoje em dia.

Gostei de todos os personagens, eles souberam acrescentar brilho e carisma na narrativa sem torná-la desgastante mesmo do personagem mais caricato, até os mais simples.
comentários(0)comente



paulo 26/12/2021

Um conceito em si mesmo
Li caminhos cruzados no começo deste ano, quando estava enfrentando um período, de certa forma, conturbado, repleto de novidades e que demandava demasiada organização de rotina. Pensando nele, agora, vejo que foi uma leitura bem leve e gostosa, levei-o em minha bolsa para cima e para baixo, ocasionalmente lendo um capítulo ou dois por dia, o que custou muito tempo para finalizar a leitura, coisa que não é muito comum comigo. Ainda assim, pode-se perceber a partir do que disse acima que trata-se de uma narrativa cordial, com uma trama simples, mas muito bem construída, e Érico Veríssimo provou seu ponto, acredito, no momento em que me fez perceber que a narrativa se transfere de suas páginas para vida real. Afinal de contas, a vida continua, e hoje penso em todos os caminhos que cruzei e os rastros deixados.
comentários(0)comente



isabelle. 25/12/2021

a vida é uma sucessão de acontecimentos monótonos, repetidos e sem imprevisto. por isto alguns homens de imaginação foram obrigados a inventar o romance.
comentários(0)comente



stella87 19/12/2021

interessante!
uma obra para refletir (e se divertir também!). personagens que predem o leitor e o fazem mergulhar no livro! vale a pena!
comentários(0)comente



Lara 19/12/2021

um pouco cansativo
muito bom, mas não deixa de ser um pouco cansativo pela repetição marcada da rotina. a falta de finais me deixa agoniada. personagens muito bem construídos e o contraste entre eles e as situações sociais é sempre muito visível.
comentários(0)comente



Edmar.Candeia 10/11/2021

Excelente
Terceira obra do que autor que leio, como as demais não deixa a desejar, e por sinal é daqueles livros que nos prendem a atenção, e ficamos ansiosos para saber o que vai acontecer. No início fiquei sem entender o título, porém com o avançara da leitura fez sentido. Os personagens são marcantes, e em cada um podemos encontrar uma pessoa do nosso convívio.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas 15/09/2021

Alheios
Érico é fantástico, essa obra tem um grande apelo social, mas o que me chamou atenção mesmo é de como que os personagens, de certa maneira, estão alheio ao mundo real, Professor Clarismundo é um grande exemplo disso, passa a história toda não vivendo mas reagindo ao mundo real porque sua atenção atenção está longe, em Antares talvez, e assim acontece com outros personagens como Chinita e Benévolo, vivendo em mundo fantástico criado na própria cabeça e reagindo a vida real
comentários(0)comente



safh 18/06/2021

Li em 2019 mas esqueci de colocar aqui, foi o meu primeiro livro do autor e uma experiência apaixonante!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



g i g i 06/06/2021

Razoável
Caminhos cruzados, foi mais um livro que eu li por obrigação, então, obviamente, não comecei o livro com expectativas altas.
O livro tem muitos personagens, e cada um deles tem histórias diferentes, e também o caminho desses personagens se cruzam, literalmente, talvez seja por isso que o livro, para mim, ficou confuso, muito. Os capítulos são longos, mais uma coisa que deixa o livro cansativo, você lê e parece que não sai do lugar.
As últimas 60 páginas foram as mais "emocionantes", a leitura, a partir daí, foi mais rápida.
comentários(0)comente



francis 15/05/2021

Um escritor que em cerca de 350 páginas consegue nós mostrar a alma de umas 10 pessoas, não é pouca coisa e é para poucos. Sensacional.
comentários(0)comente



andrealog 21/04/2021

Como pode ser tão atual?
Escrito na primeira metade do século XX o livro traz ainda muita atualidade ao abordar as desigualdades sociais, os pequenos dilemas envolvendo ascensão social e a ?sociedade aristocrática? de um capital que se imagina cosmopolita mas continua muito provinciana, as trocas de favores políticos, o controle sobre os corpos das mulheres, o intelectual desconectado da realidade. Talvez não seja, e não é, a grande obra de Erico, mas com certeza me fez pensar na circularidade do tempo
comentários(0)comente



Marcelo.Oliveira 12/04/2021

"O mundo infinito dos sonhos é tragado pelo mundo finito da realidade [...] pois bem, entretanto, a vida é uma história bonita. Uma aventura, em que nunca sabe-se o que vai acontecer depois. Não é sensacional? Há incertezas sobre o amanhã, as possibilidades, os choques entre mazelas e amores. Não é magnífico?"
comentários(0)comente



86 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6