spoiler visualizarThales Valois 07/11/2023
[TALVEZ ESTE TEXTO FUNCIONE MELHOR PARA QUEM JÁ LEU A OBRA.
ALÉM DE NÃO HAVER UMA EXPLANAÇÃO DA SINOPSE, MAS SIM UMA DISCUSSÃO JÁ SOBRE OS DETALHES DA HISTÓRIA, ALÉM DISSO: CONTÉM SPOILERS)
Finalmente vim finalizar o #Sommelierdesustos. Atrasado, eu sei, mas não poderia desperdiçar esta leitura, óbvio.
Eu gostei muito desta escrita (li na tradução de Brenno Silveira), com períodos longos, cheios de digressões, sintaticamente invertidos... Apesar de tantos floreios, no fim, depara-se com uma escrita elegante, não afetada, um mérito digno de congratulações.
As sutilezas que- como brasileiro, chamarei de machadianas- nos manipula em relação aos fatos (existem fantasmas na casa, ou a narradora tinha alguma espécie de psicose?), bem à la Dom Casmurro (traiu ou não traiu?).
A obra sugere uma relação sexual com crianças que muitos ignoram, e essa sugestão é um ponto de tensão na obra. Confesso que sentia algo estranho entre a protagonista e Miles, seu pupilo. No fim, tive certeza de que ele tinha uma atração por ela, mas absolvi a personagem-narradora deste mal, já basta que a hipótese de que talvez ela tenha assustado aquelas crianças injustamente, em relação à suposta parceria deles com o casal de fantasmas- o que pode ter levado a óbito o menino.
Li críticas sobre este livro (dediquei a ele mais pesquisa do que imaginara) e vi que alguns críticos defendem a tese de que houve abuso de menor (termo atual), mas ao terminar a leitura, como disse, interpreto que isso aconteceu antes da jovem preceptora chegar a casa, não sendo ela culpada por mais um mal.
Enfim, eu sei que não é unanimidade, mas eu gostei bastante da história. E você, fez uma leitura parecida com a minha?