O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia




Resenhas - O Médico e o Monstro


3398 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


lala.literaria 01/08/2024

É bom ?
Não tenho muito o que dizer sobre esse clássico. Peguei para ler pois lembrei que minha professora do fundamental tinha me recomendado, porém não sabia muito sobre a história. Do início para o meio, o livro me despertou várias emoções e eu queria muito saber o que estava acontecendo, mas o jeito que foi explicado foi MAÇANTE. O autor decidiu só contar tudo em vez de mostrar, sabe? Fiquei tão entediada no final que nem me importava mais com os personagens.
comentários(0)comente



Carolina 31/07/2024

Um clássico, e é isso mesmo
Literatura classicona das boas. Livro curtinho que trabalha por meio de alegorias (fantasia? talvez um suspense também? Um leve terrozinho? Umas pitadas de thriller? Pode ser...) a ideia da dualidade "moral" do ser humano. Talvez tenha sido justamente o desenvolvimento de uma visão maniqueista, com duas faces tão claramente independentes e bem definidas de "bem" e "mal" que não ganhou meu coração por completo. Sei também que a pretensão do autor com esse livro não era elaborar um tratado científico-filosófico sobre, então tá tudo lindo. Aceita a premissa "simplificada" e vai fundo, porque é daquelas obras que precisam ser lidas e apreciadas.
comentários(0)comente



Edy 31/07/2024

Fiquei surpresa como esse livro não parece algo escrito a mais de um século.
a perda de controle sobre seu alter ego nos mostra como acreditamos que temos o controle sobre tudo e na verdade não percebemos que nós mesmos que estamos sendo controlados
comentários(0)comente



Gi Santos 29/07/2024

Um clássico bem escrito que sempre vai ter espaço na minha estante e no meu coração. Esse livro é atemporal e indispensável para quem gosta de terror/ficção.
comentários(0)comente



Jules 28/07/2024

O médico e o monstro
Esse livro foi um pouco difícil de ler, mas levanta debates interessantes sobre a dualidade da natureza do ser humano através das figuras do Dr. Jekyll e seu alter ego, o assustador Mr. Hyde. O romance é uma reflexão sobre os conflitos entre o bem e o mal dentro do ser humano.

O que separa o homem da criatura mais atroz e repulsiva é apenas uma poção? Todos nós convivemos com uma versão de nós mesmos de que temos vergonha. E se tirássemos o filtro de inibição que nos impede de demonstrar os atos mais perversos? Será que, no fim das contas, todos temos/somos um ser maléfico?

Esses questionamentos passam pela nossa cabeça ao longo da leitura. O livro traz um debate filosófico persistente e nos faz refletir sobre nossas atitudes. Além disso, nos faz confrontar a realidade de que o bem e o mal é uma linha tênue. A história nos faz questionar a natureza fundamental da nossa identidade. Apesar de ter sido uma leitura que não me agradou ela enriquece a compreensão da psique humana e das forças que moldam quem somos.
comentários(0)comente



Georgia.Paula 27/07/2024

Entregou tudo
Eu tive o privilégio de ler sem fazer ideia do que se tratava, e foi surreal.
Simplesmente não sabia o que tava acontecendo e tinha várias suspeitas, e o desfecho foi sensacional.
Ele trouxe uma sensação de terror, um terror clássico, gótico, surreal.
Essa edição ainda traz dois contos, o pavilhão das dunas que achei bem do chato e sem graça e o diamante do rajá que é maravilhoso, um conto dividido por personagens onde o artista principal é o diamante.
Se você assim como eu, chegou a 2024 sem conhecer a história de o médico e o monstro, leia, é surpreendente.
comentários(0)comente



gabrielaffranco 25/07/2024

A história é centrada no respeitado Dr. Henry Jekyll, que cria uma poção capaz de transformar sua personalidade. Sob a influência dessa substância, ele se transforma em Edward Hyde, um ser maléfico que representa seu lado mais sombrio e reprimido.

O livro explora temas como a dualidade da natureza humana, a luta entre o bem e o mal, e as consequências das ações imorais. A narrativa é rica em suspense e mistério, mantendo (nós leitores) intrigado até a revelação final sobre a verdadeira identidade de Hyde. A obra de Stevenson é um clássico da literatura, refletindo preocupações psicológicas e sociais da época vitoriana, e continua a ser relevante e influente atualmente
comentários(0)comente



fontanago 25/07/2024

Achei uma leitura bastante boa. Não comecei a leitura com alguma expectativa e acho que ajudou eu nao saber da história
comentários(0)comente



Cremylle 24/07/2024

Razoável
É uma leitura ok, entender a dualidade e como Hyde pode ser tão distinto de Jekyll apesar de tudo foi realmente interessante. Recomendo o livro para leituras rápidas durante o dia. Dito isso, para não acabar me empolgando e acabar soltando algum spoiler aqui, apesar da nota não é um livro ruim, vale a pena ler.
comentários(0)comente



Isaqsf 24/07/2024

Um livro interessante, como se retratasse a dupla personalidade, de uma forma mais fantasiosa. Onde uma personalidade será a "boa", e a outra, totalmente inescrupolusa e odiosa.
comentários(0)comente



Lari 24/07/2024

O médico e o monstro
O livro é pequeno, mas tem uma linguagem formal, o que o torna um pouco difícil de ler... muitos detalhes para prestar atenção para não se perder na história
comentários(0)comente



Rntvlsrbr 23/07/2024

Razoável
É um livro interessante, mas é uma história facilmente esquecível. Com certeza não vou ler nunca mais
comentários(0)comente



Gabriella.Dahmen 23/07/2024

Gostei muito do livro, mostra q dualidade do ser humano de jeito impecável, e tem com uma boa escrita, as vezes eu me perdia um pouco, mas é notável que é um ótimo livro!
comentários(0)comente



Jezreela Kemilly 21/07/2024

Considerações finais: Alguns contos tiveram várias passagens r4c1st4s e me irritaram profundamente. Outros contos foram só repletos de preconteito e ignorância médica da época. O que salvou foi o conto do médico e o monstro.
Houveram duas passagens que senti falta de nota do tradutor. A primeira foi uma passagem que brinca com o nome Mr. Hyde e para aqueles que não tem um bom contexto do inglês perseriam completamente o gracejo do autor. E outra foi quando faz alusão ao cheiro amendoado característico do cianureto e que só pode ser sentido por algumas pessoas por se tratar de uma habilidade genética.
O conto do médico e o monstro trás a dualidade do ser humano, sobre como não podemos ser só bons ou ruins e que um depende do outro para coexistir e é justamente a tentativa do Dr. Jakell de separar suas duas facetas que leva a sua ruína.
Talvez se o contro de Médico e o Monstro fosse um livro aos molde de Frankenstein eu teria favoritado.
comentários(0)comente



forsooyah 21/07/2024

:)
É uma leitura excelente, a maneira como o bem e o mal são retratados, vivendo em ambiguidade e em constante guerra dentro de nós pra assumir o controle é algo tão reflexivo. Meio arriscado falar isso porque não sou perito no assunto, mas, acredito que essa obra é uma percursora sobre a análise da dualidade de identidade na consciência humana, principalmente para a Psicologia. É uma obra fascinante e no momento em que o Dr. Jekyll relata sobre a dicotomia humana, onde a alma não pode ser separada e que somos um pouco Hyde e um pouco Jekyll, cabendo a nós decidir quem tomará as rédeas e o controle de nossas decisões, independente de quem for escolhido, sempre, sempre haverá consequências ao redor dos nossos atos!
comentários(0)comente



3398 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR