AlessandroNunes 27/03/2024
Emocionante, empolgante
?? Resenha:
?Um clássico da literatura mundial que explora vários temas interessantes e que consegue fixar a atenção do leitor do início ao fim da experiência literária.
?Robert Louis Stevenson foi um renomado escritor escocês do século XIX que ficou bastante conhecido por suas histórias de suspense e aventura. Nascido em 1850, criou "A Ilha do Tesouro" e "Kidnaped", outras obras memoráveis de sua trajetória como escritor.
??"O Médico e o Monstro" apresenta, com maestria, os aspectos da dualidade da natureza humana, por meio da constante luta do bem contra o mal dentro de nós.
??A narrativa é protagonizada pelo advogado Gabriel John Utterson que empreende uma investigação de um caso muito estranho, que acaba envolvendo o respeitado médico escocês Henry Jekyll e Edward Hyde, o repentino beneficiário do testamento do doutor.
??O Dr Jekyll realiza pesquisas para entender os impulsos e os sentimentos humanos mais profundos, e acaba criando uma droga que libera os aspectos mais sombrios do ser humano, o animal adormecido sob o manto do homem civilizado, dando espaço à atuação de Mr Hyde, o alter ego de Jekyll.
??Com uma narrativa elegante, muito bem ambientada em cenários da época vitoriana e com uma sequência de fatos concatenados ao enredo da história, a obra consegue criar para o leitor um ambiente de tensão e suspense, despertando um interesse constante durante a leitura.
??É considerado um dos maiores clássicos do terror psicológico, marcado pelo cientificismo do século XIX, e traz ensinamentos importantes como a necessidade do autoconhecimento, as consequências de nossas ações e a busca pelo equilíbrio e controle dos nossos impulsos.
??A honestidade e a integridade pessoal são valores bastante destacados no livro, bem como a importância das amizades verdadeiras que enfrentam quaisquer dificuldades para ajudar um amigo.
??Uma obra emocionante, cativante e de elevada qualidade literária que envolve o leitor na história desde a primeira página.
?? Leitura muito recomendada!