O Santo e a Porca

O Santo e a Porca Ariano Suassuna




Resenhas - O Santo e a Porca


400 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Nado 22/10/2020

Leitura leve e divertida, com muitos significados e regionalismo. O autor recheia a obra com seu bom humor peculiar, e no fim entrega uma verdadeira lição de vida. Esse final traz um grande ensinamento aos egoístas e egocêntricos de plantão, uma pena que eles podem não ver, pois certamente estarão olhando o próprio umbigo.
twyla 16/12/2021minha estante
muito muito legal!




Helô 16/06/2024

Paguei a língua
De início eu criei certo preconceito por ser um livro que a escola nos fez ler (nem é a primeira vez eu ela me faz ler um livro muito bom) e também porque é muito curto, mas cara, que livro engraçado!

Terminei muito rápido, a maior parte da minha sala não tá nem na metade, e é muito plot, gente. E mais, ainda tem lição de vida, nos faz pensar sobre nossas prioridades, a fé ou o material, é tão gostosinho de ler, recomendo a leitura, puro suco brasileiro!!
Daniella.DAfonseca 16/06/2024minha estante
Me deu vontade de ler rs




Katia Rodrigues 05/01/2022

O muquirana
A história da peça O santo e a porca parece muito simples: um velho muquirana que passou a vida guardando dinheiro em uma porca. Euricão é uma mistura de Sr. Burns, Tio Patinhas e Seu Lunga só que muito pior. Economiza nas roupas, na comida e até no salário dos empregados, que vivem em situação análoga à escravidão:

"DODÓ- O golpe dele é esse! Deu o primeiro jantar, cobrou o preço. Caroba não pôde pagar porque não tinha recebido o ordenado. Agora, quando Caroba cobra o ordenado, ele diz que ela primeiro pague o jantar. Como Caroba não tem o dinheiro, não paga. Assim, por conta do jantar que ele dá cada mês, economiza o salário dos empregados.".

"EURICÃO-E você, Santo Antônio, deve se contentar agora com minha pobreza e minha devoção. Eu não o esqueci. Não deixe que esses urubus descubram meu dinheiro! Faça isso, meu santo, e a banda de jerimum que eu ia dar a Caroba será sua. Menos as sementes, viu? As sementes eu quero para fazer xarope e vender no armazém. Ganha-se pouco, mas sempre é alguma coisa para se enfrentar a crise e a carestia!"

Essa é uma situação clássica nas obras de Suassuna: uma história que através da aparente simplicidade, como em certas parábolas bíblicas, esconde complexas alegorias religiosas e éticas, usando como fio condutor o humor. Sem deixar de ser uma divertida obra de ficção, esse enredo é também uma representação da condição humana, como esclarece Suassuna:

"O santo e a porca apresenta a traição que a vida, de uma forma ou de outra, termina fazendo a todos nós. A vida é traição, uma traição contínua. Traição nossa a Deus e aos seres que mais amamos. Traição dos acontecimentos a nós, dentro do absurdo de nossa condição, pois, de um ponto de vista meramente humano, a morte, por exemplo, não só não tem sentido, como retira toda e qualquer possibilidade de sentido à vida."

"Mas, se possível, olhem esta peça — assim como o conjunto de meu trabalho de escritor, dentro do qual ela, como todas as outras, deve ser entendida — antes de tudo como uma história, contada por uma pessoa, mas que mantém um contato profundo e amoroso com a vida."

"O que eu procuro atingir, portanto, é, se não a verdade do mundo, a verdade de meu mundo, afinal inapreensível em sua totalidade, mas mesmo assim, ou por isso mesmo, tentador e belo, com seu sol luminoso e selvagem, tão selvagem que não podemos vê-lo."

A meu ver, essa peça passou sem uma ruga pelo crivo do tempo, e conserva intacta sua sedução artística. É impossível não imaginar, na odisseia desastrosa do muquirana Euricão contra os inimigos que ele próprio fabricou e que acabariam por derrotá-lo uma descrição de algo mais inexorável e universal, o desafio permanente que é a vida.

Leiam!!!! ??

Ig: @ingrisias
Carolina.Gomes 05/01/2022minha estante
Muito bom! Suassuna n erra.


Joao 05/01/2022minha estante
Perfeita a resenha!!!


Alê | @alexandrejjr 07/01/2022minha estante
Aí sim! Resenha de qualidade é resenha que instiga os leitores! Parabéns, Katia!


Cleber 07/01/2022minha estante
Ótima resenha! Adoro a arte do Suassuna.


Pâmela 07/01/2022minha estante
Parabéns, Katia!!! Amei sua resenha!! Já anotei aqui na minha lista infinita de leituras!!!




Michela Wakami 13/01/2024

Peça teatral
Aqui temos uma peça muito parecida com a peça O Avarento de Molière, que também não me agradou.

A história gira em torno de um senhor sovina, que coloca o dinheiro a cima de tudo e que não pensa em outra coisa.
comentários(0)comente



Fabricia98 05/06/2022

Uma história sobre a avareza
O livro é uma peça teatral em três atos. Simples e gostoso de ler. Uma comédia do tipo pastelão. Euricão, o personagem dividido entre o santo e a porca, definitivamente prefere a porca cheia de dinheiro que juntou a vida toda. Enquanto se preocupa em defender sua riqueza, se desenrolam os enredos amorosos regados a muita confusão em sua casa. Mais uma obra arte de Ariano Suassuna.
comentários(0)comente



Adriana Naves 27/10/2024

Divertidissima
Adoraria poder assistir essa peça. Fazia anos que não lia Suassuna, meu primeiro contato com a escrita dele foi com a consagrada peça "O Auto da Compadecida", aqui temos um texto cômico, onde acompanhamos o avarento Eurico Árabe e a confusão casamenteira vivida por Dodó, Margarida, Benona e Eudoro, e em meio a tudo isso uma porca de madeira que é tudo para Eurico. Essa é uma história cheia de confusão das boas, como só Suassuna sabe fazer, com personagens divertidos e que satirizam alguns tipos humanos. Uma leitura incrível para um fim de semana, amei!
comentários(0)comente



fernanda :) 17/04/2021

Surpreendente
Tive que ler o livro para a escola e minhas espectativas estavam muito baixas, mas me surpreendi. A escrita é fluída e fácil de compreender. Apesar de ser uma comédia, tem uma pitada de reflexão.
comentários(0)comente



Bellesbooks 29/01/2023

Bom
Livro ok é uma leitura bem rápida, é um misto de acontecimentos, li esse por causa do auto da compadecida, mas valeu a pena.

Enfim recomendo a leitura
comentários(0)comente



Douglas Mello 03/04/2023

Santo Antônio e a porca
Uma leitura fluida e muito divertida!
Caroba é sensacional! É a personagem mais astuta que já se viu! Consegue resolver tudo para todos e para si também! Sem contar que ela envolve todos em seu plano, sem que ninguém saiba de nada do que ela está tramando na verdade!
comentários(0)comente



Tiago Eduardo 21/07/2020

Retrato do Brasil
Nunca tinha lido uma peça. Foi interessante e me adaptei logo. O livro retrata bem as angustias de algumas regiões do nosso país. O medo da fome, a luta pela sobrevivência, as tradições de casamentos arranjados...
comentários(0)comente



Camilla Tavares 19/09/2021

O santo e a porca?
Eu fiz uma montagem de o auto da compadecida em 2019 e eu adorei a história e o estilo de escrita do autor, super dinâmico e engraçado. Não foi diferente nesse livro, me diverti muito lendo e fiquei desejando montar essa peça um dia
Beatriz.Linhales 19/09/2021minha estante
?


Manuela222 21/09/2021minha estante
é mto delicinha esse livrooo




Theus16y 12/09/2023

Teatro em palavras
Recomendo bastante esse livro para quem gosta de um estilo de teatro mais voltado para comédia e romance, ele tem uma leitura rápida e bem fácil de se interpretar. Tanto que para quem é iniciante na leitura, pode se lê o santo e a porca para e treinando a mente na literatura.
Mara 14/09/2023minha estante
ok




spoiler visualizar
Mara 14/09/2023minha estante
ok




spoiler visualizar
Mara 14/09/2023minha estante
ok




Jaci 04/08/2010

Incrível. Li o livro em duas horas. A história é gostosa de se ler e prende o leitor do começo ao fim, além de passar uma mensagem importante, principalmente para os dias atuais onde as pessoas dão valor mais ao material.
comentários(0)comente



400 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR