Lud @quoteseplots 12/03/2020Ah, os refrescos!Sweet Temptation é um livro dentro do mundo da máfia que a Cora Reilly criou, mas que não necessariamente precisa seguir uma ordem para ser lido. Para quem já acompanha a série, obviamente é mais fácil e mais interessante, pois já conhece os personagens e o mundo em que eles estão inseridos, o que torna as coisas mais cativantes.
Cassio e Giulia são figuras que aparecem principalmente no segundo livro da série spin off Crônicas da Camorra, que gira em torno do casal Nino e Kiara. No entanto, na época não achei que eles eram importantes ao ponto da autora dar um livro para eles. Confesso que eu estava muito mais ansiosa para ver outros personagens. Porém, tive uma grata surpresa ao me deparar com esse casal e, depois do último lançamento que me arrancou vários acessos de raiva, ter um romance gostosinho desse foi um refresco.
Vamos lá então:
Giulia é a prima de Luca, o capo da Famiglia. Ela tem 17 anos e ficou solteira recentemente, já que seu noivo foi morto. Para o mundo da máfia, isso não é nada bom, até porque não basta somente arrumar um casamento, é importante estar relacionada a um matrimônio com alguém que seja o mais influente possível.
Para a sorte (ou azar) de Giulia, Cassio, o Underboss da Filadelfia, acaba de ficar viúvo e precisa casar o quanto antes para estabelecer sua posição de respeito e ter alguém para ajudar com seus dois filhos pequenos. Ela sempre soube que se casaria, mas não esperava ser relacionada com alguém 12 anos mais velho e ainda virar mãe de uma hora para outra.
Cássio é aquele homem altivo da máfia que a gente já espera: gosta de comandar, sério e por vezes até grosso. Eu achei que seria mais um personagem masculino que eu detestaria, ainda mais contrapondo com a Giulia, que se mostrava uma personagem incrível. Mas, ainda bem que tive uma grata surpresa com toda a evolução que o livro se mostrou.
Cássio tem mais camadas do que ele mostra às pessoas. Por baixo daquela capa dura, há um coração enorme que apenas ainda não conseguiu desfrutar de uma verdadeiro amor e felicidade, porém, nem isso muda o seu caráter e índole. Giulia veio para quebrar todos os paradigmas que ele criou para si e é muito legal ver como ela tenta fazer o relacionamento dar certo, mesmo tão nova.
Eu não posso deixar de dar destaque à ela porque essa garota foi a estrela do livro! A começar pela forma que ela lidou com a primeira vez dela e todas as outras coisas do casamento que lhe foram impostas, tudo me surpreendeu. Gostei de sair um pouco dos padrões e ver uma protagonista não completamente assustada, mas disposta a fazer as coisas acontecerem. Ainda que você saiba da pouca idade da Giulia, em diversas situações ela se mostra muito madura e foi amável e lindo ver como ela foi ajeitando toda a vida bagunçada do Cássio ao pouco, até mesmo colocando o cachorro maluco em ordem.
A relação dela com as crianças é muito amável. Se tem uma coisa que a Cora sempre acerta em suas histórias são as crianças. Adoro ler sobre elas.
O segredo em torno da morte da esposa do Cássio não me surpreendeu, apenas um detalhe era inesperado, mas, ainda assim, não é uma reviravolta tão impactante assim. Contudo, eu acredito que o livro é mais focado na evolução do romance e, por isso, você consegue terminar ele com um quentinho no coração e amando o casal.
No final das contas, amei o livro e me arrependi de ter dado tão pouco crédito a eles. Queria mais e espero poder ver aparições desses dois em mais momentos, porque eles merecem. Giulia principalmente! No meio de um mundo tão machista e com criações familiares tão tradicionais, ter uma protagonista com personalidade, madura, inteligente e sábia, deixa tudo muito mais gostoso.