Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Adriana Dall' A 21/07/2012

O melhor dos romances .
Amor de Predição uma espécie de Romeu e Julieta em versão Camiliana,as semelhanças são tantas que o melhor é mesmo ler.Uma grande paixão entre um jovem casal de amantes,que simplesmente ansiava ser feliz.Paixão essa que acaba por ser vencida pela desgraça.
A história tem por tema base o amor... Amor esse que forma um triângulo onde nenhuma das três pontas tem o seu amor correspondido (ou direi realizado).Dois jovens que por imposição das circunstancias são membros de famílias rivais.Famílias poderosas,burguesas,que se tornam um verdadeiro obstáculo.O mundo impõe limites à realização dos sonhos e desejos,não só dos apaixonados,mas também de Mariana que se envolve na teia.
Apesar da história se passar em vários espaços... Simão e Teresa vivem prisioneiros... não só prisioneiros de seu amor, mas também prisioneiros de espaços físicos... pois esta prisão é simbolizada tanto pelo enclauseramento de Teresa primeiro em casa e por fim no mosteiro, enquanto que Simão sempre escondido e finalmente preso e desterrado.Simão julgado e mandado para Africa pena de morte sabendo que de la nao volta e Teresa de longe do convento que estava vendo o seu amado pela a ultima em cima do navio que o levará pra seu destino ela acena com seu lenço e ali desfalece ao nao aquentar a dor de ficar longe de seu amado.Simao começa com uma febre alta se joga do navio morre por amor Mariana ao vê no mar se joga junto os mariheiros vê uns mechidos pensando eles que ela puxara Simao para cima ai eles percebem que ela apenas abraçara Simão...Lindoooo romance
comentários(0)comente



Yan Matheus 23/06/2012

Romance, amor e perdição
Amor de perdição de Camilo Castelo Branco, um escritor da epoca do Romantismo escreveu esse livro baseado em fatos da sua vida.
Este livro tem semelhança com a famosa obra 'Romeu e Julieta', pois relata um amor impossivel, proibido por familias rivais.
A historia se passa em Portugal, pelas cidades de Coimbra, Porto e Viseu, e é usado o português de portugal e por isso a linguagem não é a melhor, sendo de dificil compreensão, mas faz com que o texto fique mais original.
Bem é a historia de Simão e Tereza que se amavam tanto que nada os impedia de esbanjar o que sentiam por meio de cartas, mas suas famílias eram rivais e tentavam os separar de qualquer forma, custe o que custar, é tanto que o pai de Tereza, Tadeu Albuquerque colocou sua filha no covento para que pudesse esquecer Simão ou se não teria que casar com seu primo Baltasar, mas não queria e foi para o convento e devido ao temperamento explosivo de Simão e por sempre se envolver em confusões, em um momento de repúdio Simão matou Baltasar por amor à Teresa e foi preso, um dos momentos mais importantes da historia.
Assim o casal ficou sem liberdade alguma, Simão preso e Teresa no convento, dificultando ainda mais essa relação, mas a mendiga ajuda nas correspondência e Mariana, procura sempre estar ao lado de Simão, ajudando-o em todas as ocasiões e por tanto ficar ao seu lado se apaixonou por ele e formou um triângulo amoroso, em que as duas amavam Simão que só amava Teresa.
Um romance de um triangulo amoroso, onde se passa vários fatos e principalmente muito sofrimento de todos os lados, o que faz com que no fim, os três morram numa forma de escapismo, fugindo da triste realidade e se libertando desse amor perdido.
Eu considero esse livro muito bom e interessante, com uma linguagem dificil , mas que vale a pena ler e se surpreender com esse romance.
comentários(0)comente



Ronis 22/06/2012

Amor que mata
Camilo castelo branco, um dos maiores escritores do romantismo português
Fez a sua melhor obra ‘‘Amor de Perdição’’ uma abra fantástica que mistura a realidade vivida por Camilo com uma ficção, a obra foi escrita em apenas 15 dias, no período em que Camilo ficou preso.
Escrita em terceira pessoa, esta obra caracteriza-se por um narrador onisciente, isto é, um narrador que desvenda o universo interior dos personagens.
Simão Botelho personagem principal é um jovem violento que muda todo o seu temperamento ao conhecer sua vizinha, Teresa Albuquerque e eles se apaixonam um pelo outro, mas eram de famílias inimigas e não podiam ser pegos trocando olhares muito menos conversando, o pai de Teresa, Tadeu Albuquerque descobre q sua filha esta conversando com Simão e ameaça mandá-la para um convento. Teresa tem duas escolhas ou ela se casa com seu primo Baltasar ou ela vai para o convento.
Simão é obrigado a voltar para Coimbra, depois de um tempo resolve voltar para Viseu e buscar Teresa, quando chega é rejeitado pelo seu pai e vai morar com João da Cruz e sua filha mariana, João é um ferreiro q foi acusado de assassinato e inocentado pelo pai de Simão.
Simão e Teresa se encontram escondidos, mas Baltasar descobre e manda matar Simão, Tadeu vendo q sua filha não ia se casar com Baltasar a manda para um convento, no caminho para o convento Simão tenta raptar Teresa mas é surpreendido por Baltasar, eles brigam e Simão o mata.
Teresa vai para o convento e Simão assume sua culpa e é preso, Mariana que esta louca por Simão o ajuda entregando todas as cartas de Simão para Teresa, ajudando o amor entre eles.
Simão teve de ir para Índia onde teria que ser degredado. Mariana perdeu o pai que foi assassinado. E levada por um intenso amor por Simão quer viajar com ele para a Índia, Teresa fica muito doente, mas mesmo assim no dia da partida de Simão para a India eles podem se ver pela ultima vez.
Teresa morre e poucos dias depois Simão fica sabendo.
Simão acaba ficando doente e morre, como o corpo não podia ficar no navio Simão é jogado no mar e Mariana desesperada por um amor louco acaba se jogando junto com ele no mar.
O livro sem duvidas é um clássico muito bem escrito e com uma história emocionante do começo ao fim, não posso deixar de perceber a semelhança entre ‘’ Amor de Perdição’’ e ‘’Romeu e Julieta’’ ambas são histórias muito bem escritas e sem duvidas Best seller de suas épocas, o único problema é que por ser um livro escrito em Portugal nos anos de 1800, a linguagem acaba ficando muito difícil.







comentários(0)comente



Paulinho Sales 22/06/2012

A obra " Amor dec Perdição " é uma trágica história de amor escrita por Camilo Castelo Branco. A história inicia-se com a prisão de Domingos , por sequestrar sua amante do casamento.
então na mesma prisão em que seu tio Simão Botelho , e inspirado na história de amor de seu tio, ele escreveu a obra em 15 dias.
Simão botelho era apaixonado por Tereza, e Mariana era loucamente apaixonada por Simão, Terza gteve que ir morar em um convento, deixando Simão totalmente desamparado , e preso , manda cartas a sua amada através de Mariana. Um dia Simão foi levado em uma viagem de barco , e durante esta vigem ele morre, e seu corpo é jogado ao mar. Mariana se jogou junto ao seu amado, e Tereza morreu de disgosto.
A obra" Amor de Perdição " se resume em Amor, tragédia e perdição.
pois "amou-se, perdeu-se e morreu amando".
comentários(0)comente



Dom 21/06/2012

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco é uma novela passional.
A história tem como principal personagem, Simão, filho de Domingos Botelho. Simão tem sua família em Viseu, mas estuda em Coimbra. Em uma visita a sua família, Simão, conhece Teresa Albuquerque e eles se apaixonam um pelo outro, mas eram de famílias inimigas, e não podiam ser pegos conversando. O pai de Teresa, Tadeu Albuquerque, acaba desconfiando desse romance, e ameaça mandá-la para o convento ou ele devia se casar com o seu primo Baltasar. Domingos também fica sabendo e fica furioso com seu filho. Diante desta situação, Simão volta para Coimbra. Simão resolveu voltar para Viseu para buscar Teresa, mas nem seu pai o queria mais, então ele ficou na casa de João da Cruz, pai de Mariana. Teresa e Simão combinam encontros, mas Baltasar descobre e mandar seus homens irem atrás de Simão para matá-lo. Tadeu fica sabendo de tudo e diz que se Teresa não quer se casar terá de ir para o convento, e ela diz que é melhor do que se casar. Quando Teresa estava indo para o convento, Simão foi atrás dela e acabou matando Baltasar, para se livrar dele e salvar Teresa. Simão assume o crime e é preso. Durante esse tempo Mariana havia se apaixonado por Simão, e mesmo com ele na cadeia ela ia visitá-lo, mesmo assim Simão continuava apaixonado por Teresa. Simão teve de ir para Índia onde teria que ser degredado. Durante esse tempo, o pai de Mariana, foi assassinado, e ela dissera que o único homem que lhe restou foi Simão, pelo qual ela era apaixonado. Então ela foi atrás dele na Índia.
Teresa acabou ficando doente e não tinha mais cura. No dia em que Simão estava embarcando para Índia viu pela última vez Teresa. Depois de alguns dias Simão recebeu a noticia da morte de sua amada. E então ele também ficou doente e acabou morrendo. O corpo de Simão seria arremessado ao Mar, e então quando jogaram o corpo, Mariana se jogou junto, para morrer ao lado de seu amado, pois ela não tinha mais motivos para viver.
Amor de Perdição é uma obra de meados, de 1800, por isso não é muito fácil a sua compressão, mas é uma boa leitura para quem gosta de romances e coisas do tipo.
comentários(0)comente



Rennan 20/06/2012

Pra quem gosta de uma história com ares trágicos Amor de Perdição é um livro perfeito!

Foi escrito quando o movimento do Romantismo estava no seu auge, então nessa obra você encontra paixão quase que à primeira vista, juras eternas de amor, declarações avassaladoras e, é claro, os vários obstáculos que aparecem para impedir a união do casal .

Mas a personagem que eu mais gosto dessa história é Mariana. Mesmo amando tanto Simão ,a cena final mostra bem isso , ela não se tornou uma pessoa má, ciumenta, amargurada e com um ódio mortal pela pessoa amada por ele.

Um livro interessante (ajuda a entender as bases em que o Romantismo se estabeleceu), e com uma história bem tragicamente bem amarrada.
comentários(0)comente



Thamires 19/06/2012

O amor seguido pela Morte
O escritor Camilo Castelo Branco na obra Amor de Perdição mescla fatos ocorridos em sua vida com os fatos da historia descrita no livro, o autor também usa parentes como personagens da obra.
A historia conta a vida de um casal apaixonado que suas famílias eram contra a união, e por conta desse amor diversas coisas acontecem em suas vidas, como assassinato, prisão, e em meio a tudo a aparição de um novo amor, infelizmente o fim é trágico para todos, sendo uma característica típica da Literatura da Era do Romantismo em Portugal. O autor resume o livro em uma única linha usando a seguinte frase : “ amou, perde-se e morreu amando”.
O livro apresenta uma linguagem que para nós atualmente é um pouco mais difícil de entender, porem basta ler um resumo e procurar obter informações do autor da obra, assim a leitura fica muito mais fácil, o livro foi inspirado na obra de Shakespeare Romeu e Julieta, contem um pouco mais de dramatismo porem é livro agradável para leitura.

comentários(0)comente



santiago 19/06/2012

o livro amor deperdiçao conta duas historias de uma moça e um rapaz que se apaixonaram mas essa paixao n podia ser realizada pq parentes dessas pessoas so rivais que proibiram de simao e teresa se encontrarem o pai de teresa inventou pra teresa se casar com baltazar seu primo mas baltazar so queria a riquesa de teresa e simao queria o amor dela.entao teresa se recusou a se casar com baltazar mas foi forçada entao tempos depois simao foi na casa de baltazar e comessou a conversar com ele ai baltazar descutiu com simao ai simao le deu um tiro na testa .depois simao foi preso e teresa para o convento tempos depois teresa estava muito debilitada e morreu depois que simao descobriu tambem morreu.e mariana uma garota que gostava de simao depois se suicidou tambem .esse foi o livro amor de perdiçao
comentários(0)comente



Fernanda 18/06/2012

Amor de perdição

Amor de perdição é uma novela poderosamente romântica , e que segue uma linha passional . Conta a triste história do tio paterno de Camilo Castelo Branco, autor desse grande obra , surgida através traços biográficos e historias contadas pela sua tia, irmã de Simão, e influenciada pela trágica vida de Camilo.A obra foi escrita em quinze dias, em 1861 , no qual seu único cenário era as paredes da prisão ,onde Camilo residia naquele momento.
O amor de Simão aos dezessete anos pela jovem moça Teresa de quinze é exagerado e singularmente discreto e cauteloso, estava em constante luta contra obstáculos para alcançar a felicidade no amor ,o destino que ambos prometiam era o mais honesto,mas era um destino desejável e não facilmente acessível , por conta da animizade e a rivalidade entre as famílias de Simão e Teresa. A separação do casal de forma trágica ocorre , Teresa é enviada para um convento por conseqüência da recusa de casar-se com seu primo,Baltasar Coutinho e Simão estudando em Coimbra ,por outro lado ao saber de noticias de sua amada , regressa a Viseu em busca de resgata-la movido por um amor incontrolável , e que alimenta a esperança de reviver a felicidade de amar. Simão então esconde-se na casa de João da Cruz , ferrador e amigo incessante e sua filha, Mariana quem acaba por apaixonar-se por Simão , mas seu amor não é correspondido , apenas alimentado por Simão ,para que seja possível a comunicação entre ele e Teresa , pois Mariana estava sempre a auxiliar e sua confiança não era de se deixar escapar.
Então os jovens comunicam- se , através de cartas e correspondências. Agoniação , para ambos se verem é tão grande , que Simão comete loucuras para não sofrer mais da ausência de Teresa , pois ele encontrava-se perdido já por amor , tão perdido que se dá a morte de Baltasar , que junto ao pai de Teresa, Tadeu de Albuquerque , vai ao convento ,para mudança da moça à Monchique , mas Simão enfurecido , mata-o por tentar resgata-la.
Assim , Simão entrega-se a justiça e o destino reservado para ele , Teresa e Mariana é perdidamente trágico.

É inteligente a forma como o autor usa o romântico e dramático, para sensibilizar o leitor e utiliza ao mesmo tempo elementos que fazem critica a sociedade , criticas essas como a questão do casamento por encomenda ; a mais evidente. Ao mesmo que o narrador narra os fatos e conhece tudo ele também pondera .

É muito interessante a forma como esta novela nos fazem perguntar: “ Será que, essa historia é capaz de provar, que na vida real se morreria por amor?”. O uso de datas e cartas explicita na obra ,constrói a veracidade , faz com que o leitor realmente acredite que é verdade . O uso da morte como forma de fugir da realidade daquele amor impossível , são elementos que mais emocionam na obra .

O livro apresenta uma linguagem difícil por te sido escrito no século 19 e às vezes incompreensível é muitas vezes cansativo por apresentar tão poucas páginas.


De um modo geral,é evidente que a obra assemelha-se com o drama de Romeu e Julieta, pelo fato de ser focalizado em um final trágico entre dois apaixonados ,e ter um amor corrompido por duas famílias reais , e nunca ter desistido desse amor impossível , faz com o leitor se comova .
comentários(0)comente



Thayná Serafim 18/06/2012

O livro “Amor de Perdição” foi escrito por Camilo Castelo Branco , e foi expirada na obra Romeu e Julieta, a historia nos conta que um casal na sua juventude se apaixonou mas não podiam ficar juntos pois seus pais eram rivais, eles foram obrigados a se separarem, mas mesmo estando longe um do outro eles não ficavam sem se falar pois mandavam carta.Mas o pai na Teresa a obriga casa com o primo ou ela vai para o convento, nesse instante ela não se manifestou,mas no meio da historia Simão mata o primo de Teresa e condenado a forca pelo pai dela,mas como o pai de Simão era juiz ele consegue libertado mas ele tem q sair rapidamente do pais.
Teresa sabendo q seu amado foi para outro pais decide ir para o convento onde ela continua recebendo cartas do seu amado, mas eles só conseguem se comunicar através da amiga do Simão a Mariana que acaba se apaixonando por Simão, mas Teresa acaba ficando doendo e morre quando o Simão ficou sabendo também morreu de tristeza e foi jogado para fora do navio e Mariana acaba se jogando do navio também pois seu amor acabava de ter morrido.
O livro de Camilo foi baseado em uma historia real que ele conheceu quando foi preso porque se apaixonou por uma mulher casada e a raptou e acabou atrás das grades, a vida dele parecia um folhetim pois ele passou por muitas coisas complicadas e uma delas foi ter ficado cego e ele não podia mais escreve e não ganhava dinheiro porque ser um autor era o ganha pão dele.
comentários(0)comente



Mark 18/06/2012

Perdidos por amor
Simão um dos cinco filhos do corregedor Domingos Botelho, residentes de Viseu, estudava em Coimbra até o momento que se envolveu em confusão e foi preso. De volta para casa ele conhece Teresa Albuquerque, sua vizinha e filha de Tadeu Albuquerque rival de seu pai. Moça pela a qual ele se apaixona perdidamente e é correspondido, após os dois serem descoberto por esse amor Simão é mandado de volta para Coimbra e Tereza recebe duas propostas casar- se com seu primo ou ir para o Convento que é a decisão que ela toma. Com a grande distancia que os mantêm separados eles conversam por cartas, cartas na qual Mariana filha de João da Cruz ajuda a entregar a Tereza. Mariana por sua vez apaixona- se por Simão, mesmo sabendo que jamais terá o seu amor, Simão Cria um grande laço de amizade entre eles.
Simão então resolve raptar Tereza, Baltasar Primo de Tereza que seu pai queria que ela se casa- se com ela, acaba sendo morto por Simão que se entrega a Policia. Onde é condenado à forca. Simão é enviado para Índia.
Após sua dispidida Tereza acaba não aquentando e morre, quando fica sabendo da morte de sua amada, Simão fica com uma febre mortal e acaba morrendo. Mariana sofrendo pela morte de Simão se lança ao mar quando jogam o corpo de Simão na Água, agarrando- se ao cadáver de Simão.

Amor de Perdição é uma obra bem parecida com Romeu e Julieta, é um romance dramático, onde mostram a rivalidade entre duas famílias e a força do Amor entre dois Jovens.
comentários(0)comente



Lycinha 16/06/2012

Amor de perdição
Amor de Perdição é um exemplo da contradição romantista. Por um lado, o Romantismo impõe aversão a todos os modelos clássicos, por outro, tem - nessa obra -um final extremamente passionalista, muito semelhante aos encontrados nas tragédias greco-romanas.

Com uma história envolvente, esperançosa e sentimentalista, Amor de Perdição é, com certeza, uma das maiores obras da língua portuguesa.

"Amou, perdeu-se e morreu amando."
comentários(0)comente



Amanda 16/06/2012

'' Amor de perdição ''
O livro é um exemplo de uma contradição romanista e romântica. O livro amor de perdição me lembra do Romance de Romeu & Julieta, em todo o drama vivido pelos personagens , no livro mostra um pouco de sofrimento em amores proibidos, mais com toda a fealdade e amor que um grande sentimento possui.
O amor pela primeira vista entre Teresa Albuquerque Simão Botelho, seus familiares se odiavam e não queriam ver eles vivendo este amor intenso. Por esse motivo fazem de tudo para separa-los em compensação há Mariana, filha de um ferreiro que um dia se torna grande amigo de Simão, e que o ama incondicionalmente, mais é apenas um amor platônico.
Este livro é muito emocionante, vale a pena ler. Duas palavras a se resumirem o livro para mim seria Amor e Lealdade, Leia o livro entenda o motivo.
comentários(0)comente



Math 16/06/2012

Amor de Perdição
Uma obra do Romantismo português que pela genialidade de seu criador e do momento, nos instiga, envolve e apaixona.
Além de ser um livro que claramente nos mostra uma linda história de amor também é critico as pessoas, a vida de mentiras, regras desonestas que eram impostas e presentes na época. Desde o inicio do livro Camilo Castelo Branco deixa evidente seu ponto de vista da sociedade portuguesa, da religião, da vida boêmia, da vida burguesa. Dizem histórias que Camilo Castelo Branco tinha uma vida amorosa muito agitada e que sempre esteve envolvido em casos amorosos com pessoas casadas da alta sociedade e um desses casos (o mais duradouro) com uma recém-casada chamada Ana Plácido foi a inspiração do autor para a criação dessa grande obra. Não se pode falar das obras camilianas sem antes falar da vida, sem antes envolver o grande autor que foi Camilo Castelo Branco.
“Amor de Perdição” conta a historia de amor de Simão e Teresa, suas famílias se odiavam por rixas pessoais fazendo de tudo para que eles se separassem. O enredo inicial é destinado para a formação da família dos “Botelho” contando a origem do amor de seus representantes (D. Rita e Domingos Botelho, mãe e pai) e com isso já se mostra o “feio” da sociedade pois D. Rita é libertina e todos os homens tem olhos para ela, e ela não se aflige, pelo contrário, até gosta. Domingos Botelho um homem descrito como feio não tem nenhum atrativo a não ser seus estudos, é corregedor formado tem um patrimônio econômico e uma estrutura social boa. Ao longo da história Domingos e D. Rita têm filhos. O que mais se destaca por sua personalidade é Simão, um menino durão e que anda com más companhias que tem como passatempo se meter em confusões, ninguém se atrevia a desafiá-lo pois sabiam que ele sempre andava armado e não tinha boas condições psicológicas quando era contrariado. D. Rita querendo uma moradia melhor convence seu marido a se mudar para Viseu, e é lá onde acontece o grande marco da historia.
Vizinhos da família Botelho temos a família Albuquerque, rival dos Botelho que tinha como a principal figura Teresa, uma menina doce, pura e meiga mas que lutava sempre pelos seus ideais. Simão então comete um crime na trama e vai para Coimbra, lá também não se da bem com os seus “colegas” estudantes e volta à Viseu onde era sua morada. Num belo dia Teresa e Simão se veem pela janela de seus respectivos quartos e se apaixonam como um amor a primeira vista e continuam a se ver nas ruas de Viseu. Com isso Simão agora não é mais o de antes, mudara completamente seu estilo de valentão e brigão, pois agora amava. Como Tadeu de Albuquerque (pai de Tereza) sempre a observava, viu Simão com Teresa e ameaçou sua filha a coloca-la num convento. Simão vai a Coimbra para se esforçar e estudar para oferecer um bom futuro a Tereza e continua a se comunicar com Teresa através de cartas, todos os episódios de seus vidas eles expressam nas cartas.
Teresa é prometida a se casar com seu primo, Baltasar, apaixonada por Simão o nega, despertando a ira de seu pai que odeia a família Botelho. Simão vai a Viseu e fica na casa do ferrador João da Cruz onde se revela um dos personagens mais ilustres e originais desta obra: Mariana, uma menina bonita, simples e jovem que vive com seu pai no campo e que sempre foi apaixonada por Simão, mas sofre calada, ama calada, e respeita os sentimentos do filho do corregedor, e em minha opinião a grande personagem, a melhor se tratando de amor e respeito, um personagem realmente original que não extrapola seus sentimentos pelo respeito, pela originalidade de seu caráter.
Então Teresa e Simão tentam várias vezes se ver, mas tudo em vão, sempre há um empecilho, alguma coisa ou alguém que atrapalhe, destacando Baltasar que em uma dessas perseguições contra Simão para deixar o caminho livre para seu casamento com Teresa, envia dois de seus criados para matar ou raptar Simão, mas são eles quem morrem.
Lembrando que Teresa estava sofrendo no convento onde seu pai a colocara, e por essa passagem pelo convento de Viseu, Tereza acaba percebendo um clima não muito bom entre as freiras daquele convento, e acaba dizendo em várias passagens que dificilmente conseguia realizar orações, de tão horrendo que eram os sentimentos daquelas personalidades. Camilo faz criticas ao clero, ”disfarçando” sempre, pois a sociedade ainda tinha “medo” (mais como respeito) do clero, mas a sociedade não estava submissa a esse absolutismo religioso, e nessas criticas ele toma essa opinião de que a igreja não era totalmente boa e que boa parte desse sentimento bondoso das freiras, de padres era ruim, era pesado e que estava longe de ser o que a humanidade sempre pensou um lugar para buscar a paz interior.
Agora na trama acontece o que para mim foi a transitoriedade da obra, de um caráter mais esperançoso e amoroso, para um caráter de morte, dor e sofrimento: a morte de Baltasar. Tadeu de Albuquerque decide colocar a filha em outro convento, mas não esperava pela figura de Simão, que já sabia de tudo e aparecera diante de todos. Depois de uma longa discussão, Baltasar vai agredir Simão, mas mal sabia que seu rival tinha uma arma, então quando se livrou das mãos de Baltasar, Simão dispara um tiro e mata o prometido de sua amada. O que nos surpreende neste momento, é a atitude de Simão, ele sem nenhum remorso, medo de ser preso, se entrega e assume o que fez, o típico caráter de um herói romântico.
A história depois de tal acontecimento, vira completamente um sentimento de morte. Nas cartas de Teresa e Simão a partir daí, passam a ser tristes, tentando buscar até o último vestígio de esperança.
Simão primeiramente é condenado a forca e em seguida, seu pai consegue a diminuição da pena, o degredo para a Índia. Neste meio tempo Maria fica louca (com a condenação da forca) mas depois volta ao normal quando sabe que sua pena foi mudada. Então, na cadeia do Porto, continua recebendo cartas de sua amada e sofrendo com ela a todo o momento.
No final, Teresa vê seu amado sendo transportado para a Índia e morre de fraqueza pois a esperança rompeu o seu último laço naquele momento. Simão sabendo disso, adoece e morre de uma febre mortal e Mariana cumpriu seu propósito, fez o que Simão pediu, jogando as cartas no mar e agarrada ao cadáver de Simão se lançou ao mar e morreu afogada.
Personagens bem trabalhados, Mariana me parece o personagem mais original, sofre sem nem ter recebido nenhuma esperança, nenhum “Eu te Amo” e ainda assim não atrapalhar, pelo contrário, até ajudar o romance. Camilo nos dá com essa personagem, um exemplo de amor, de pessoa e de atitude, Mariana é a heroína desta obra, sempre a espreita vista como uma pessoa que só atrapalha e que não devia nem existir só tem intenções nobres, simples sem nenhum tipo de egoísmo, este personagem impressiona não só pela beleza descrita, mas sim pela sua personalidade.
A linguagem é difícil, estranhamos um pouco quando o lemos, pois, além de ser escrito em português de Portugal havia ainda vestígios da linguagem da época, não era uma linguagem totalmente voltada para todo o tipo de público, a sociedade vivia uma euforia enorme, anos de libertação, deslocação da literatura, todos liam neste momento, ler não era mais para os cultos e ricos, mas sim para quem quisesse, como uma forma de entretenimento, então ainda estava tendo esse deslocamento de uma linguagem “culta” para uma linguagem mais popular. Existem termos difíceis mas nada que incomode ou deixe de mostrar a essência do romance
Uma sociedade suja e preconceituosa é marcada neste período, além da história a obra nos mostra isso. Casamentos interesseiros, obrigações forçadas por pessoas de sua própria família, o povo vivia sempre com medo dele mesmo, qualquer ato por menor que seja podia deixar sua família “na lama”, por isso as “precauções” tomadas. Mas porque precauções tão tolas? Camilo deixa sua revolta mas bem escondida. Alguns o retratam como autor que dá aí alguns ideais realistas pela sua critica, mas sem dúvidas foi um autor ultrarromântico não só pela sua obra, pelo seu acervo, mas pela sua vida agitada sempre envolvida pelo amor.
Mas sem dúvidas que o tema central do poema é o amor idealizado, um amor puro, verdadeiro e eterno, que consegue ser levado além dos laços da morte. Um sentimento que nos leva a uma paz, a um lugar distinto que ninguém conhece, isso é o amor, sem explicação, sem definição, o amor no seu lado mais íntimo, espiritualizado, isso é a obra “Amor de Perdição” que além de ter um final triste e surpreendente nos mostra tudo o que alguém é capaz a fazer por amor.
Camilo não restringe a obra só ao amor, ele consegue nos envolver em suas criticas e seu enredo empolgante. Ele consegue fazer com que nós vivamos esta obra, o enredo é muito bem encaixado, alternando momentos tristes a momentos alegres em todo o momento. Mortes, confusões, criticas, suspense, amor carnal e espiritual, realmente é surpreendente como Camilo Castelo Branco abrangeu tanto esta obra sendo merecidamente lembrado como queria, como o grande autor que foi.
Este é um clássico da língua portuguesa, mas não é monótono e nos mostra várias atitudes dos seres humanos em sua essência, o feio e o bonito, o amor e o ódio, o interesse e o verdadeiro. O livro tem a força de nos deslocar além das décadas, dos séculos e nos fazer viver toda a história vibrando a cada momento e acontecimento, derrubando o mito de que clássicos são histórias chatas e velhas, muito pelo contrário, pois este romance não se destacou e eternizou ao longo de dois séculos por nada não acha? Retrata muito bem o desenvolvimento da sociedade que temos hoje. Então leia, se divirta e talvez até se emocione com “Amor de Perdição”.
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR