Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Carol 21/04/2022

O QUE ROLOU AQUI
eu como uma boa critica de romance já começo essa resenha dizendo que dessa vez não quero levar em conta o contexto em que foi escrito e nem essas coisas todas.
o casal principal não teve muita interação e consequentemente não teve muita química, o conflito entre as famílias foi mal explicado , focaram mais em Simão que na Teresa, sendo que eu queria saber mais dela também. Mariana foi uma trouxa que perdeu as partes boas da vida pra ficar servindo de babá pra um homem adulto, em algumas partes o livro se arrastou, em alguns momentos nada acontecia e em outros era uma enxurrada de coisa ao mesmo tempo, a escrita foi difícil e eu não senti conexão com os personagens.
o final foi meio triste e emocionante e se levar em conta o contexto em que foi inscrito, as inspirações do escritor, a época e o local onde a história se passa e o período literario que o livro pertence ele até que parece bom, espero que tenham gostado KAKAKAKAKKAKA
comentários(0)comente



Lia 19/04/2022

Entenda os clássicos!
? Publicado em 1862 escrito pelo autor português Camilo Castelo Branco Amor de perdição é considerado uma das obras mais importantes do romantismo português, essa sendo a principal obra do escritor. 

?  Em o amor de perdição acompanhamos história de um amor entre dois jovens que os conduziria morte: Simão Botelho e Teresa de Albuquerque eram vizinhos que se apaixonaram e por isso tinham esperanças de poderem viver o amor que compartilhavam um pelo outro de outras formas além de apenas pelas cartas e por acenos da janela, no entanto seus pais eram inimigos imperdoáveis e mortais desta forma eles proibiram veementemente a amizade e o amor dos jovens quando descobertos. Este livro traz descrições de um amor ultra romântico, porém mortífero que gerou a desgraça de todos que estavam ligados a ele.

? O narrador desse livro foi algo que muito me chamou a atenção porque é uma narração em terceira pessoa, mas que faz intromissões em primeira pessoa de modo muito sutil então por vezes você nem tem esta consciência de o narrador está contando a história até que ele ?quebre a quarta parede" e fale diretamente com você. 

 ? Minha primeira leitura de um clássico do romantismo, por isso é de surpreender ler falácias de uma dependência emocional tão forte do casal que tem como natural o pensamento de ?viver o amor ou morrer?. Com esse livro acredito que é possível ver a dimensão do que a segunda geração romântica queria  passar, esse amor que acontece rápido demais, que é forte demais (na cabeça deles) e que o faz perecer caso não correspondido ou vivido com a pessoa amada.

  ?  O que quero dizer é: Este livro é realmente envolvente mesmo que alguns ponto não sejam tão bem entendidos em nossa época principalmente o ultra romantismo, mesmo assim é muito possível se conectar com essa época e ter até certo grau de identificação com partes da história principalmente se você vê a contextualização desta obra. Além disso, o meu nível de facilidade em entender a linguagem foi mediano, tive que reler alguns pontos, mas entendi! Então posso recomendar que você também tenha a experiência de ler esse clássico romântico.

Mais resenhas e conteúdos literários: @loucadobook_ ig ??
comentários(0)comente



gigikasz 08/04/2022

Dor, dor e mais dor
Basicamente a história de um amor que nunca aconteceria, um amor impossível.

Terminei em um dia, só que é meio chato não sei, não gostei muito. Eu tenho ele desde que tava no ensino médio e nunca tive vontade de ler, meio cansativo mesmo em áudio book, então tive que dar algumas pausas.
Não vo fazer resenha mais bem escrita então é isso.
comentários(0)comente



tina 07/04/2022

esse tipo de livro não faz mt meu tipo de leitura, mas tive que ler p escola, oq deixou minha experiencia com essa obra um pouco "chata"
a historia em si é boa, escrita um pouquito confusa, mas nada impossível de entender
comentários(0)comente



Tequinha1 30/03/2022

Top
Eu só li porque é uma obra do pas e vai cair na minha prova e eu só estou fazendo uma resenha para o desafio do Skoob.
O livro é mais chato do q eu imaginava.
comentários(0)comente



Elo 24/03/2022

Sofrido
É um livro muito sofrido, um amor impossível e que tem um final muito triste, acho que daria um excelente filme.
comentários(0)comente



Kyo 06/03/2022

Amor de perdição
Então, pra começar a minha experiência já começou ruim por ser um livro que a escola pede para prova, logo eu sempre espero algo que eu não goste.
O livro também não é de um gênero que eu gosto, nem tenha uma escrita que eu consiga compreender bem mas até que é razoavelmente bom.
comentários(0)comente



Thiago Duarte 04/03/2022

O custo dos sacrifícios
Sou muito suspeito para falar sobre Amor de Perdição, afinal não é segredo para ninguém, e, caso seja, não será mais: eu sou um amante de qualquer coisa que tenha característica da corrente romântica, principalmente, as que se enquadram em sua segunda fase. Mas afinal sobre o que é narrado em um dos livros mais conhecidos de Camilo Castelo Branco?

Amor de Perdição é uma novela, assim como o autor trata, que vai narrar a história do amor impossível e dos sacrifícios entre Simão Botelho o qual, no auge dos seus 17 anos, se apaixona loucamente por Teresa Albuquerque, 15 anos, a qual também, de forma recíproca, ama o rapaz. Acontece que esse amor acaba sendo empatado por uma rivalidade entre os pais de ambos os apaixonados: Domingos José, pai de Simão, e Tadeu Albuquerque, pai de Teresa. Isso, por sua vez, acarretará consequências drásticas ao inalcançável romance entre do casal. O epicentro desse empate é, além da rivalidade entre seus pais, quando Tadeu impõe que a filha se case com Baltazar Coutinho, o qual tem trinta anos e é a personificação da perversidade em parceria com o tio para que Teresa não se case com Simão, a fim de fazer com que a linhagem dos Albuquerque não seja manchada. Entretanto, Teresa se quer sentia amor pelo primo, fazendo com que a bela e apaixonada, resistindo às imposições de seu pai, acabasse sendo enclausurada em um convento; enquanto o rebelde, intransigente e enamorado Simão acaba se livrando da forca, porém sendo condenado ao degredo na Índia.

Ainda gostaria de chamar atenção para outra duas personagens que ao meu ver foram de grande importância na história: João da Cruz e sua filha Mariana. João e Mariana eram camponeses muito simples e que tinham uma dívida imensa com Domingos José, uma vez que, em um determinado episódio, João vai preso e sua sentença é ir à forca, o que faz com que Mariana fique aflita, pois não conseguiria viver sem o amor até então da única pessoa pela qual ela fazia de tudo que era seu pai. Ao conhecerem Simão, pai e filha continuam demonstrando a gratidão por tudo que o pai dele os fizeram, tornando-se assim João o protetor de Simão e junto de sua filha fazem o possível para assim ajudar o menino no que ele precisasse, dando não só moradia, mas também diversos auxílios, ainda mais porque, devido a sua rebeldia, Simão acaba sendo execrado pelos seus pais. Nesse tempo, nasce então aqui mais um amor de perdição, uma vez que, além de ser muito grata pelo o que o pai de Simão fez pelo seu, Mariana acaba nutrindo uma paixão irremediável pelo garoto, porém essa paixão acaba sendo flagelada já que o rapaz só tinha olhos para Teresa, mesmo Mariana fazendo tudo por ele, e mais ainda por amor que tinha ao rapaz, fazendo assim que mais um amor perdido surja na história. Mariana foi a minha personagem favorita o final dela para mim foi desolador, pois ela não abandonara Simão por momento algum.

Para finalizar, é interessante ainda observar que, quando se sabe um pouco da vida de Camilo Castelo Branco, podemos ver que essa é uma novela autobiográfica, uma vez ele vai começar escrevê-la quando foi sentenciado à prisão por conta do adultério com a mulher que mais amou: Ana Plácido. Há passagens na narrativa, inclusive, que fazem alusão ao momento da criação da novela. Além do mais que as personagens compõe a genealogia de sua família, o que faz com que no final se tenha uma breve surpresa ao se conhecer o narrador da história.
comentários(0)comente



Gih 28/02/2022

A edição é linda, com capa revestida em tecido vermelho e recorte dourado. O livro é o que se pode esperar de literatura portuguesa romântica. Mas tem elementos interessantes diante da história básica de Romeu e Julieta.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Carolina 25/02/2022

Amor de Perdição | Camilo Castelo Branco.
Se não fosse um livro obrigatório para vestibular, eu, com certeza, não teria conhecido e não leria. É uma narrativa tão triste, dá tudo errado.

Me lembrou bastante de Romeu e Julieta, com aquela ideia de: se não somos felizes juntos, não seremos separados e é melhor que morramos.

É bem interessante também observar a cultura do século XIX, sobre casamentos arranjados, o valor que era ir estudar em Coimbra ? o que vale lembrar que somente filhos de famílias ricas tinham esse privilégio ? e como as famílias lidavam com os erros dos filhos. Eles deserdavam muito facilmente.

Eu fiquei chocada com um pai dizendo que não considerava mais a sua filha, porque ela estava apaixonada por um homem que pertencia a uma família inimiga da sua. O pior é a maneira como ele decide resolver as coisas, violentado a menina ? pelo livro, dá a atender que ele batia nela, mesmo já sendo uma moça.

Como a cultura muda ao longo dos anos e como os valores também muda. É muito interessante ver o Brasil com outros olhos a partir de uma outra época.

Mas ainda continua achando um livro muito triste.

Ana Carolina.
comentários(0)comente



dudex 16/02/2022

Se há verdade inegável é que os romances portugueses te fazem sofrer.
Bem que deveria ser obrigatório nos dicionários vir drama juntamente aos sinónimos de obras portuguesas. Depois da trágica leitura de "Frei Luís de Sousa", deparo-me com "Amor de perdição". Que vos posso dizer sobre o livro? Desde já deixo claro o meu desgosto para com o número de capítulos que damos na escola, ora se faz algum sentido ler apenas três capítulos e a conclusão. Deveria ser até considerado crime a forma como assassinam toda a sua beleza.
Admito também que o início não me foi fácil, achei um pouco confuso, mas nada que com um pouco de desenvolvimento não passasse. Os comentários de Camilo Castelo Branco, ao longo do drama dão uma vida especial a todo o livro, para não falar da maravilhosa Mariana. Sim, a Mariana, sei bem que não é a personagem principal, que a história não se foca nela mas fazer o quê? Tal como alguém que li sobre diria, ela é um anjo! E deve ser apreciada como tal.
Deveríamos todos conhecê-la e ao seu coração.A leitura é rápida, não custa, vais gostar de entender todos os elogios que aqui atribuo. Confia em mim.
comentários(0)comente



Bia 09/02/2022

Ressaca literária como brinde.
Eu achei o livro muito desnecessário e ,como brinde, me colocou em uma ressaca literária. *Culpa da escola, foi uma leitura obrigatória!

Os personagens eram chatos, a estória muito sem razão e o final tão... Aleatório!?

O erro foi em tudo, também houveram vários comentários machistas ao longo do livro, o que me incomodou, foi tudo, tudo foi ruim.

"...Vista-se depressa, que vai para um convento. Prontamente, meu pai. Esse destino lho pedi eu muitas vezes..." Teresa e o pai / pág. 32.
comentários(0)comente



Victor Mb 04/02/2022

Um romance maravilhoso
É incrível a habilidade de Camilo Castelo Branco em colocar a força de uma amizade profunda em paralelo a uma bela história de amor, cada nuance, cada página que beira a pura poesia, um clássico que merece estar na estante de qualquer amante da língua portuguesa.
comentários(0)comente



Betânia 01/02/2022

Amor de perdição
Um romance sem final feliz mas com uma bela história! Apesar da linguagem ser um pouco difícil, logo se acostuma. Adorei!
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR