Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Gabriel Alencar 01/07/2021

Não é um clássico à toa
Corona me pegou, então o jeito foi me danar a ler. Não vou comentar sobre a doença, mas sobre o presente que ganhei quando li esse livro. Aliás, obra esta que foi resgatada lá na casa da minha avó (relatei isso aqui) e acabou sendo um bálsamo para esses dias cheios de leitura.

E já que estou comentando sobre como consegui essa edição, preciso novamente relatar o pesadelo que são algumas edições antigas. Eu não tenho ideia de que editora é essa tal de "Dicopel", tampouco há informação alguma no livro quanto à data de publicação. Eu chuto na década de 1980 só pra ter um chute mesmo.

Este livro na verdade contém duas obras (vê-se aí "Eurico, o presbítero" – que, aliás, será minha próxima leitura) e faz parte de uma coleção de três volumes da "Literatura luso-brasileira". Presumo eu que isto talvez seja parte de um material didático ou tenha vindo como brinde em alguma revista de assinatura da época.

O livro parece ser de coleção e encomendado para estes clubes do livro ou coisa assim. Difícil, se não impossível, definir a origem. De qualquer forma, dá gosto pegar num livro de folhas grossas, com gramaturas que não se veem mais hoje em dia. Pena que estava jogado num armário velho, senão tinha tudo pra estar um brilho.

Bom, pra continuar, Camilo Castelo Branco (1825-1890) é um daqueles nomes que todo mundo ouve falar na época da escola. Acaba sendo obrigatório pelo menos reconhecer o nome da literatura portuguesa. Agora, ler e gostar são duas coisas diferentes. Por isso eu sinceramente creio que não teria conseguido apreciar o autor da mesma forma que o faço hoje.

A dificuldade na leitura está presente até hoje, acredite se quiser. A verdade é que trata-se de um português antigo. Eu consigo ler todas as palavras, mas entender o significado às vezes escapa. Por exemplo, quem aí sabe o que "chiste"? Se eu não conhecesse um pouco de espanhol (e veja só que coisa né) jamais saberia que esta palavra significa "piada".

Já quanto à história em si, o que dizer? O autor era um romântico inveterado (basta ver o período em que viveu). Aliás, vale o registro de que ele escreveu essa obra toda em meros 15 dias, enquanto estava preso! O enredo traz amor, morte, triângulos amorosos, decepções e aqueles sentimentos típicos dos apaixonados:
À hora da partida, Simão tremia e a si mesmo pedia contas da timidez, sem saber que os encantos da vida, os mais angélicos momentos da alma, são esses lances de misterioso alvoroço que aos mais serôdios de coração sucedem em todas as sazões da vida, e a todos os homens, uma vez ao menos. (p. 40)
Agora, além dessa tragicidade extrema, típica do Romantismo, acho que o grande tema do livro, na verdade, é o orgulho. Temos ali o apaixonado que é tão inseguro e orgulhoso que prefere matar o rival a simplesmente conquistar a donzela; temos o pai que é orgulhoso e proíbe o casamento, a ponto de preferir ver a filha morrer do que casada com o mocinho; temos o orgulho da mulher apaixonada que, caso similar, prefere perder a vida a ficar sem o amante. Se pararmos pra pensar, o orgulho e a paixão desenfreada andam lado a lado mesmo.

Mas é inegável que o livro é super bem escrito. Os diálogos, as personagens, tudo é bem desenvolvido. A trama tem algumas reviravoltas boas, daquelas que deixa a gente preso e curioso em saber o que vai acontecer. E, ah... tem mais uma coisa... o português. Gente do céu. É nesses momentos que vemos como nosso idioma é lindo, putz, olha isso:
O coração é a víscera, ferida de paralisia, a primeira que falece sufocada pelas rebeliões da alma que se identifica à natureza, e a quer, e se devora na ânsia dela, e se estorce nas agonias da amputação, para as quais a saudade da ventura extinta é um cautério em brasa; e o amor, que leva ao abismo pelo caminho da sonhada felicidade, não é sequer um refrigério. (p. 142)
Não é à toa que um cara se torna um marco da literatura portuguesa; tampouco que um caboco devora um livro desse em poucos dias. O livro não é um clássico por pouca coisa, não. Vale a pena a leitura.

site: https://escritoraoacaso.blogspot.com/2021/01/resenha-amor-de-perdicao.html
aa 27/09/2021minha estante
na edição que eu tenho, foi contado que essa história é inspirada ou é sobre o tio do autor. sinceramente, lendo a biografia do autor, achei as duas histórias um tanto quanto parecidas (se não me engano ambos foram presos por adultério).
agora sobre o português, eu realmente tive dificuldade de entender a obra. tive que deixar o celular perto para poder pesquisar as palavras kkkkkkk mas eu estaria mentindo se eu dissesse que não gostei da obra! ainda lembro de cada sensação que tive.




tacieli 23/06/2021

singularidade
a escrita de Camilo é tão única.
muito interessante como ele cria uma história romântica, que na verdade a crítica considera como superficial (mas muito envolvente, por sinal) para, no limiar disso tudo, colocar suas críticas à sociedade burguesa da época.
todos os personagens do -quase- triângulo amoroso são muito bem trabalhados.
e vale, ainda, uma menção honrosa ao seu narrador, que conversa com o leitor de uma forma ímpar.
uma obra muito rica e necessária!!!
comentários(0)comente



Francisca 26/05/2021

QUANTO DRAMAAAA! Essa é uma de cinco leituras obrigatórias de uma cadeira da faculdade que estou fazendo agora. Achei um pouco difícil as palavras que foram trazidas, além de o livro ser super intenso. Gostei, mas nem tanto, o drama e o final trágico me deixaram meio assim.
Expedito1 18/06/2021minha estante
E quais seriam as outras?




edu 22/05/2021

Eu quero bater em quem se atreveu a publicar isso, delirante, não recomendo de modo algum, tudo nesse livro me soa preconceituoso.
comentários(0)comente



Carol 22/05/2021

É o romance romântico mais clichê que já li na minha vida kkkkk- posto q nunca li romeu e julieta- o começo é bem chato, depois fica okay. Parece q vai escorrer açúcar das páginas se preparem
comentários(0)comente



mühlen 13/05/2021

Sem condições, terminei na força do ódio porque o livro era pequeno, e é isso, não gostei.
comentários(0)comente



Fafá 10/05/2021

Segunda geração do Romantismo, é tão trágico quanto Romeu e Julieta. Curti o livro não kkk
comentários(0)comente



Verônica 09/05/2021

Romance não é o meu gênero de leitura favorita, por mais que eu tenha lido vários deles com o passar dos anos. Esse livro estava encalhado na minha estante a anos, e resolvi completar a leitura dos meus livros parados antes de comprar novos (ao menos estou tentando fazer isso).
Amor de Perdição não me cativou como o título. Achei uma leitura bem enfadonha e arrastada. Um amor de adolescentes que se tornou grandioso demais a ponto de ser a ruína de duas famílias. Esperava mais.
comentários(0)comente



omanoel 29/04/2021

??
Livro Razoável.
comentários(0)comente



Gabriel 28/04/2021

Li o livro por obrigação da escola e acredito que não tenho muito o que falar. Ele se relaciona perfeitamente com todas as faces do romantismo e é uma história cheia de dramas e reviravoltas, não faz meu estilo, mas é interessante.
comentários(0)comente



mclaraa_abreu 28/04/2021

Li pra fazer uma prova de literatura, mas gosto, então não foi um martírio kkk
Vou pontuar os aspectos positivos e negativos que percebi ao longo do livro, como uma boa estudande e leitora que sou kkkk
_Positivos: o cenário político no início, a escrita sensível do autor, a trama e as cartas (amo as cartas)
_Negativos: os personagens são muito chatooos(povo cheio de rilia e drama), muito mel kkk(eu acho que adquiri uma diabetes depois dessa leitura), como o autor descreve e retrata as mulheres, a trouxisse e todos, principalmente da Mariana coitada e essa necessidade de morrer o tempo todo

Ps: Esses pontos negativos foram coisas que me incomodaram, mas super entendo que são características coniventes com a época e com essa fase do Romantismo.
comentários(0)comente



Garota Relâmpago 26/04/2021

O livro não é muito o meu estilo mas posso dizer que a história é legal, acho que enrola um pouco demais e tem uma linguagem um pouco complicada mas você fica consegue se entreter com o romance e principalmente com as cartas que o casal principal escreve.

Eu li esse livro por causa de uma prova mas acho que valeu conhecer a história, mesmo que eu a ache com certa semelhança com Romeu e Julieta.
Ana clara 26/04/2021minha estante
QUE ISSO 10 CURTIDAS


Ana clara 26/04/2021minha estante
JULIANA VC TA FAMOSA


Ana clara 26/04/2021minha estante
ainda deu mta estrela KKKKK


Garota Relâmpago 26/04/2021minha estante
AMG TO FAMOSAAAA QUASE IGUAL VC CARA


Garota Relâmpago 26/04/2021minha estante
VC É MH INSPIRAÇÃO


Garota Relâmpago 26/04/2021minha estante
Amg é pq o livro vale a pena pra entender romantismo coisas de vestibular e essas coisas, só n é o meu estilo tendeu ?


Ana clara 26/04/2021minha estante
PARA


Ana clara 26/04/2021minha estante
KKKKKKKK


Ana clara 26/04/2021minha estante
Entendi po




468 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR