Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco




Resenhas - Amor de Perdição


468 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Nicole Mendes 02/10/2011

Amor de Perdição
O livro Amor de Perdição foi escrito pelo autor Camilo Castelo Branco, a obra mais importante do autor. No século XIX.
O livro fala do amor de dois jovens, que tem como obstáculo a rivalidade de suas famílias (Albuquerque e os Botelho), a rivalidade seria resultado de um parecer desfavorável dados aos Albuquerque pelo corregedor Domingos Botelho. Simão é um dos cinco filho do corregedor, com seu temperamento explosivo ele foi mandado pra Coimbra para estudar, mas lá ele também se mete em confusão,sendo preso,quando ele é liberado ele volta a Viseu e se apaixona por Tereza Albuquerque e esse amor fez com que Simão mudasse.O primo de Tereza,descobriu que sua prima estava amando Simão, e contou para o pai dela.Mas quando o pai de Simão descobriu ele é mandado para Coimbra . Tereza teve duas opções, casar-se com seu primo Baltasar ou ir para o convento. Os dois passam a se comunicar por meio de cartas ajudados por um mendiga e também por Mariana, a filha do ferreiro João da Cruz .Mariana tem um amor platônico e abnegado por Simão,mas em sua imaginação esse amor era impossível por dois motivos,um por que o coração de Simão pertencia a Tereza e outro por um abismo social entre eles. Tereza por não aceitar a se casar-se com seu primo foi mandada para um convento em Monchique, no Porto. No convento ela conhece toda sorte de mentiras e hipocrisia e cultiva com total vigor seu amor por Simão. Tereza ia se transferida de convento, mas Simão ficou sabendo de dia e hora da transferência ia tentar raptá-lá, mas encontrou lá o pai da moça e seu rival Baltasar. Simão mata Baltasar com um tiro, mais se entregou a policia e afirma que matou por amor a Tereza e que vai pagar pelo seu ato. Tereza vai para o convento e Simão vai para prisão. Simão é condenado à forca, mas a pena é transformada e ele é transferido para Índia Tereza pede que os coloquem no mirante do convento para se despedir-se de seu amado, ela acena diz adeus e morreu. Mariana vai junto com Simão para ajudar em tudo que for preciso e durante o percurso mostra a ele as ultimas cartas escritas por Tereza. Simão fica sabendo da morte dela através do capitão, e tem uma febre repentina que o leva a morte. O corpo dele é jogado no mar,Marina se joga junto para morrer abraçada a Simão.E assim termina num desfecho trágico e exageradamente romântico, tem fim três corações cujo maior pecado foi um grande amor que os levou a perdição.
Recomendo esse livro para quem gosta de histórias românticas.
comentários(0)comente

TaTá 20/10/2011minha estante
o fim trágico prende a gente na história! parece que nem acabou...




mari 14/09/2011

Muito além de amor.
O livro conta a hostória de uma moça de 15 anos que se apaixona por um rapaz da família rival. O amor deles é um amor duradouro que resiste ao tempo e principalmente as pessoas que querem separar os um casal de jovens que se amam de verdade. O amor deles é um amor sincero, verdadeiro. Ninguem das duas familias apoia o namoro dos dois todos fazem até que conseguem separar os dois.
Mais nem a distância conseguiu separa-los, pois acredito que o amor deles foi um amor diferente de tudo e de todos. E que uma amor assim não acaba quando a morte chega ele dura muito além disso, porque uma pessoa só morre quando as outras que estão vivas esquecem dela, e acho que ninguem esqueceu como os dois foram apaixonados e como se amaram mesmo existindo uma certa distância entre eles.
TaTá 20/10/2011minha estante
Só não concordo com a parte da morte: '' uma pessoa só morre quando as outras que estão vivas esquecem dela''.
é bonito isso, mas irreal.




Giuliany.Queiroz 28/02/2023

Um lindo romance trágico
O que posso dizer desta obra maravilhosa? Não é a toa que Amor de Perdição é considerada uma das mais importantes obras durante a fase do Romantismo cá em Portugal. Camilo Castelo Branco escreveu este livro em 15 dias enquanto estava preso na Cadeia da Relação, Porto. Poucos sabem, mas o protagonista, tal como outras personagens, existiram. Acontece que Simão Botelho era tio do escritor. O romance trágico, que ficou conhecido como imitação portuguesa de Romeu e Julieta, possui uma narração linda e um vocabulário bem rico, mas nada tão complicado. Como é de se esperar, me emocionei com a perda de algumas personagens. Porém, para ser sincera, o casal principal não me agradou muito, as personagens não possuem química e a Teresa é pouco participativa e digamos que um pouco "sem sal", ao contrário de Mariana, amiga confidente de Simão. Na minha opinião, Mariana se destaca mais do que a própria protagonista, sem contar que ela e Simão dariam um perfeito casal.
Recomendo com certeza essa obra prima, uma leitura cheia de emoções.
comentários(0)comente



Pipoca 03/03/2020

Nostalgia de Adolescência
Amor de Perdição é daqueles romances clássicos que marcaram a adolescência e as aulas de literatura de muitas gerações, incluindo as de hoje.
Fala de tempos de homens dignos que honravam as suas palavras com a própria vida. Tempos do poder totalmente soberano masculino e do machismo impetuoso. De amor sincero e arrebatador, mas também de tragédias, mágoas e violência.
É uma história ultra romântica, com uma dose de aprendizado gigantesca e um vocabulário rebuscado com expressões tipicamente portuguesas. Além disso, a carga dramática é pesadíssima e profunda. A esperança de um final feliz vai-se esvaindo ao virar de cada página.
Quando o livro termina fica aquela sensação de perda e tristeza, diante de tanta infelicidade.
Um clássico a não perder. Li na minha adolescência e voltei a reler agora, que faz parte do plano de leitura escolar da minha filha.
Foi interessante analisar que, ao fim de 43 anos, lemos o livro com outros olhos, que não os de obrigação escolar (como acontece com a minha filha agora) mas com um olhar mais maduro e apreciativo da riqueza deste clássico.
comentários(0)comente



Stefânea 09/02/2020

Perda de tempo
"Não invetemos maravilhas de abnegação. Era de mulher o coração de Mariana."

Nada, absolutamente nada, para falar de bom desse livro. Odiei cada momento da leitura. Recheado de machismo e linguagem super complicada. Horrivel.
Henrie 11/02/2020minha estante
Horrível é a sua incapacidade de entender o contexto histórico no qual o livro foi escrito. Lamentável. Terrível.




Bart 24/01/2020

Amor de Perdição
*Camilo Castelo Branco*
.
Todo mundo já leu esse livro, eu q sou o retardatário! Não tem problema em falar as paradas aqui...
.
Simão é doido por Teresa, mas as famílias deles leram a p#$$@ de Romeu e Julieta... daí vc já tira o tamanho da bronca... Qnd o pai de Teresa descobre q a filha dele tá de "arrumadinho" com o sujeito justamente "daquela" família, ele joga a filha dentro de um convento. Aí lá vai Simão atrás da mulher dele (a propósito, mulher não tinha palavra nenhuma nessa época, os maridos delas eram escolhidos pelos pais e "ponto final"), e ao tentar ver sua amada, acaba matando Baltasar... O cara era o primo de Teresa e p/qm ela tinha sido prometida... "vê o caldo engrossando"! Foi condenado à morte, mas coneguem mudar p/10 anos de prisão na Índia, eles chamam de "degredo" (prática dos portugueses q deu início ao nosso país, prq as caravelas q vieram p/cá, estavam cheias de gnt cumprindo isso, e Cabral tava cheio de dívidas com os espanhóis, entrava nas caravelas ou morria p/pagar as dívidas... "degredo" ... Brasil)... voltando, antes q a sentença fosse paga... na verdade a sentença nem é paga como queriam... Mariana é uma moça q era doida por Simão, mas ele só gostava de Teresa, e com a sentença ela começou a definhar é no dia q Simão se despede de sua amada...ela morre de desgosto... Mariana, foi com Simão (ela não é besta) p/ajudá-lo, 7 ou 9 dias depois, Simão morre de tanto pensar no sofrimento de Teresa ... Então o corpo de Simão é jogado ao mar, Mariana pula atrás e ... morre tbm... fim!
.
Pqp isso é romance onde?! Eu tinha uma expectativa totalmente diferente, mas em fim! É um livro curtinho e a leitura é rápida! Nem "The walking dead" tem tanta tragédia assim! Qm gosta de masoquismo... kkkkkkkkkkk
Ana 28/07/2020minha estante
Não gostei do livro mas amei sua resenha kkkkkkkkkk
Se eu tivesse lido só sua postagem tinha ficado mais feliz com a obra kkkkkk




moonljte 10/07/2023

Li para escola
Um típico bafafa de família. Romeu e Julieta de Portugal.

Bons personagens mas é aquele drama que meu deus.
Mas é um bom livro no geral. Curti bastante a leitura
comentários(0)comente



Elo 24/03/2022

Sofrido
É um livro muito sofrido, um amor impossível e que tem um final muito triste, acho que daria um excelente filme.
comentários(0)comente



Nick.Mathias 26/08/2016

Romance
Não gostei muito.
comentários(0)comente



Luely 13/06/2023

Perdição mesmo...
Um casal perdidamente apaixonado. Infortúnios da época, como casamentos arranjados, brigas entre famílias impossibilitam que o casal permaneçam juntos, além de constantemente serem ameaçados de separação. Amor proibido, assassinato, amor não correspondido, briga familiar... De tudo rola neste livro em que continuamente é movido por ações. Tudo muito direto e intenso.
comentários(0)comente



Beatrice 09/01/2022

jesus me ajudou mt
primeiramente gostaria de agradecer minha professora por ter me passado um trabalho com esse livro, mesmo eu não tendo conseguido terminer de ler a tempo do prazo que a senhora passou. eu amei o livro, nunca tinha lido um clássico e esse foi bem difícil, mas a experiência foi mt massa. foi meio difícil de ler pq portugal de 1800 tem uma escrita mt estranha e difícil mas nada que não possa ser entendido.
comentários(0)comente



Instagram: @leitor_eduardo 24/07/2023

Amor De Perdição
- Título: #AmorDePerdição
- Autor: #CamiloCasteloBranco
- Ano: 1862
- Nota: ?????

Camilo Castelo Branco (1825-1890) foi um renomado escritor e romancista português do século XIX. Nasceu em Famalicão, #Portugal, em uma família de origem humilde. Sua vida foi marcada por várias tragédias pessoais e conturbadas relações amorosas.

"Amor de Perdição" é considerado uma das obras-primas do romantismo português e uma das mais importantes produções literárias do autor.

A história se passa no século XIX e é uma tragédia romântica que aborda temas como paixão, destino, honra e família. A trama é ambientada em Viseu e tem como protagonistas Simão Botelho e Teresa Albuquerque, dois jovens apaixonados que pertencem a famílias rivais.

"Amor de Perdição" é um romance marcado por sua narrativa intensa e emocional, bem como por sua linguagem poética e estilo romântico típico da época.

Muito recomendo a leitura desse clássico que me encantou e me fez viajar, como sempre, a uma época com outros costumes e posturas. É de fato uma viagem rica ao passado que nos faz reflerir sobre um tempo diverso e traz aprendizagem sobre novos termos. Para mim, um dos pontos mais cruciais de se ler clássicos é o alargamento do meu vocabulário.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



I. de Rohan @izabelderohan 14/12/2021

Vem comigo que eu vou explicar a razão de ser do Amor de Perdição. Se você já leu o livro, leia essa resenha. Se você ainda não leu o livro, também leia essa resenha.
A história trágica do livro de Camilo Castelo Branco é a seguinte: um casal de apaixonados que não pode ficar junto por causa de suas famílias patriarcais que se baseiam fortemente em cima da honra e da permanência das castas sociais do século anteriores, visto que a obra se passa no século dezenove, momento de mudanças grandiosas. No meio dessa necessidade de se amar do casal Simão e Teresa, Simão acaba assassinando dois empregados de Baltazar, primo e marido em potencial de Teresa. Assim, Simão permanece escondido na casa de um ferreiro que foi ajudado por seu pai, um corregedor, e se sente em dívida com a família de Simão. Hóspede da família, Simão conhece Mariana, que se apaixona perdidamente por ele.
História bem simples, certo? Mais ou menos.
Vamos a história trágica de Camilo Castelo Branco. Camilo era um namorador nato que conhece Ana Plácido, uma outra poeta casada, e começa um tórrido e bem exposto caso de adultério (por parte dela). Na época, adultério era crime por parte da esposa. Ou seja, a esposa não poderia trair o marido, porém, o marido poderia ter todas as amantes que desejasse. Todos sabiam desse caso e o marido de Ana começou a ser pressionado pela sociedade portuguesa a dar parte de Castelo Branco, pois as outras esposas e outros homens (potenciais amantes) poderiam começar a ter ideias... Bom, mantendo os costumes sociais, lá foi o marido de Ana Plácido dar parte de Camilo. Os dois foram presos (Ana em um lugar terrível, juntamente com seu filho e a babá – isso mesmo que você leu, o filho e a babá, coitada). Camilo escreveu dois livros em cárcere (Memória de Cárcere e esse, Amor de Perdição), e por que ele escreveu Amor de Perdição? O que estava acontecendo enquanto o romance era escrito? O indício, o julgamento (vamos colocar nesses termos mais populares) do caso de adultério. Caso Camilo e Ana fossem ditos como culpados, os dois poderiam sofrer a pena de morte. Então, nosso autor escreveu a defesa de seu próprio caso. Se Simão, que ama tanto Teresa, matou duas pessoas e você, leitor, acha que eles deveriam terminar juntos e livres, por que não Camilo e Ana, que nem mataram ninguém, e o único crime foi... amar demais?
Preste atenção nos artifícios utilizados por Camilo. O casal patologicamente apaixonado; os pais liderados pela honra e cegos para os filhos; Simão, o homem nobre; Teresa, uma donzela prometida a um casamento sem amor e por dinheiro; Mariana, a tentação pura que Simão nega e por aí vai.
Também temos na obra numerosas críticas contra a sociedade vigente. Contra os religiosos aos montes e sem vocação para o trabalho com a fé, a sucessão de bens, a clausura de jovens com finalidade de correção e a impossibilidade do amor verdadeiro.
Não devemos associar a vida do escrito diretamente à obra de arte, mas... acho que podemos fazer algumas exceções.
comentários(0)comente



468 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR