NandaC 07/06/2021
Lucinda, sempre Lucinda.
Finalmente conclui essa sequência de livros que eu achei fascinante.
Sempre fui adepta aos vilões (olá, sou da sonserina) e conhecer essas histórias me fizeram ter muito mais compaixão por eles. Conseguimos perceber claramente que o ser humano é corrompido devido à suas escolhas, amizades e vivências e é muito triste observar isso no decorrer da leitura.
Esse livro das irmãs esquisitas era o que eu estava mais empolgada pra ler, visto que elas aparecem em todas as histórias anteriores e causam todas as desgraças e tragédias possíveis.
Confesso que muitas coisas que elas fizeram não é justificável por tudo que elas passaram.. acredito que independente de tudo, de todo sofrimento, luta, sacrifício, nada justifica o inferno que elas fizeram na vida da rainha má, da Úrsula, da Malévola.. na minha opinião a única mais plausível (mas ainda assim, desnecessário) foi a vingança voltada para a Fera.
No geral, sem dar spoiler, é um livro que contém MUITAS respostas, e supriu, todas as minhas expectativas e curiosidades. Porém, infelizmente, achei muito enrolado.. mais da metade do livro é só uma enrolação entre a Circe e a Branca de neve (que vamos concordar, achei desnecessária nessas histórias todas), enquanto que o clímax da história ocorreu rapidamente já no final do livro. Acredito que se a autora tivesse dedicado esse conto exclusivamente para contar sobre o passado das irmãs esquisitas, assim como os livros anteriores, teria sido muito mais legal e fluido.
No demais, o livro é bom e vale a pena ser lido. Recomendo!