LaraPolix 22/08/2020Uma belíssima atualização do amado filme de 1998Primeiramente é importante salientar que esse livro foi escrito tendo como base o roteiro do filme de 2020. Que no momento dessa resenha ainda não havia sido lançado por conta da Pandemia de Covid-19. Assim, lê-lo pode não ser recomendado aos que se incomodam em já saber o que iram ver quando o filme for lançado.
Tendo isto posto, o livro tem uma escrita ágil e por vezes superficial, a autora faz um trabalho muito competente transformando o roteiro em um livro. Porém ele é realmente raso em questão de aprofundamento do psicológico das personagens. Possui cenas de luta física e batalha bem descritas de um jeito veloz e que não quebra o ritmo da história (pra mim, uma boa promessa do que está por vir no filme).
Comparativamente com a história da animação de 1998, há mais elementos da cultura Chinesa ricamente apresentados e atualização das questões ligadas ao feminino, feminismo e quebra de padrões e expectativas de gênero. A bruxa, acrescentada nessa versão, dá um tom incrivelmente atual e acrescenta uma relação de Mulan com outra mulher que não foi tão bem explorada no filme de 1998. Essa relação trás elementos incríveis capaz de atualizar e agregar a uma história já tão difundida.
É um livro curto porém muito bom, fui lê-lo sem expectativas e me surpreendi muito positivamente! Alguns momentos me arrancaram lágrimas e risos, além de, mais de 20 anos depois de me encontrar nessa história pela primeira vez, me reencontrei mais uma vez representada nela.