spoiler visualizarMaria20567 10/12/2022
A Volta em 80 Dias
Sei que é um clássico e tals, e particularmente, não costumo ter problemas com textos de época (um monte de descrição e muito tempo pras coisas andares), mas não consegui me sentir atraída pela obra.
A narrativa de Mr. Fogg surpreende pela excentricidade do protagonista. Isso sem dúvidas é o marco do livro e eu sinceramente queria muito ter essa calma. Nesse sentido, achei muito legal o sentimento mais humano no fim do livro. Foi uma surpresa e tanto.
Mas assim, o enredo já tava me dando nos nervos. Era sempre o Chavemestra fazendo algo que dava B.O. Não tinha muita variedade de acontecimentos. Ele perde o transporte, arranja um outro pagando. Sempre a mesma coisa. Cansa bastante.
O detetive também não ajuda em nada, tanto dando mais problema quanto em impulsionar o roteiro. No fim, ele só fica ali seguindo o protagonista O TEMPO TODO, sem nenhuma ação expressiva, com excessão do fim com uma ação positiva e outra que dá vontade de dar um pelo puxão nele.
De qualquer forma, como eu disse antes, não deixa de ser um clássico da literatura inglesa, então não vou dizer que é uma leitura que não recomendo; ela só não atendeu os meus critérios como leitora em uma primeira vista.