Thalia58 24/04/2023
Aventura ao redor do mundo com muitos imprevistos
Gostei muito dessa leitura, era o que estava precisando depois de ter lido tantos livros pesados e tristes. O livro é um misto de aventura, muita comédia, viagens e até um pouco de suspense. E com uma reviravolta no final.
O livro me deixou com mais vontade ainda de fazer essa viagem, claro que não nesse período, com tempo para aproveitar a cultura e as paisagens dos lugares.
Os personagens principais são muito cativantes. Phileas Fogg com seu jeito extremamente metódico (ele sabe até a quantidade de passos para chegar no clube que frequenta), calmo e impassível mediante a todos os imprevistos que acontecem, pode parecer frio, mas tem um bom coração. E Passapartout, com seu jeito bobalhão, expressivo e corajoso, também com um coração enorme.
Achei as descrições sobre os outros povos do mundo bem ofensivas, tratando-os como bárbaros, como se os ingleses fossem o símbolo de civilização e superioridade. Mas dá pra entender pela época em que foi escrito, o livro se passa em 1872. Até hoje ainda tem gente que tem esse tipo de pensamento. Mas é só fazer a leitura com uma visão mais crítica sobre isso.
Tem passagens descrevendo as paisagens de lugares pelos quais eles passam. Apenas as descrições dos Estados Unidos achei um pouco monótonas. É uma pena que não teve passagem pela América do Sul.
Recomendo muito, principalmente se você gosta de viagens e aventura. Eles viajam muito de trens e barcos, então a gente tem um pouco de noção sobre como era esse tipo de transporte na época. Além de outros meios de transporte não convencionais que eles utilizam, mas pra saber tem que ler a história. (Não tem viagem de balão como muitas capas são a entender, mas isso não tira o brilho da história).
Essa edição vale a pena porque é comentada e tem ilustrações lindas.
A partir de agora contém spoiler. Se você não quer saber, não leia essa parte.
??
Só não avaliei com uma nota maior porque não gostei muito do final. Achei o romance do Phileas e Mrs. Alda desnecessário e a personagem não foi tão bem explorada. Ela só estava lá pra ser salva. E não gostei muito disso, fiquei a todo momento esperando que ela tivesse algum destaque ou papel importante na história. Mas tirando isso, gostei demais do livro e recomendo.