Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Gui 05/12/2023

Instigante, mas inferior
Dentro da chamada "trilogia realista", para mim, fica em segundo lugar, inferior ao anterior (e primeiro lugar) "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e ao sucessor "Dom Casmurro).
Mesmo assim, leitura imperdível da safra machadiana. Para quem ficou interessado, no livro anterior, sobre a filosofia do excêntrico Quincas Borba, aqui ela ganha em densidade.
Acompanhar a história de Rubião é instigante pelos caminhos e pelas pessoas por quais nosso protagonista atravessa. Vejo também traços semelhantes (e críticos) ao Espiritismo, doutrina que Machado costumava ironizar.
Enfim, uma boa leitura, mas, para mim, não chega a ser maravilhosa.
comentários(0)comente



Augusto.Minghin 05/12/2023

...
Obra incrível! Não poderia ser menos vinda de Machado. Retrato caricatural das qualidades humanas colocadas sob a tensão de suas paixões. Contradições e ambivalências.
.
Fez pensar uma máxima proposta por Platão, em "A República": quem é mais feliz, o justo ou o injusto?
.
Pergunta que pressupõe saber algo sobre a Justiça - algo que também não é definido em termos, ficando em aberto ao longo da obra do filósofo, e aparentemente até os dias de hoje.
comentários(0)comente



Mp28Rangel 04/12/2023

Boa leitura!!!
Quincas Borba é a continuação do livro, "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Ele faz parte da chamada tríade machadiana ou tríade do realismo da literatura brasileira, marcada pelo pessimismo e ironia.
Particularmente, eu sou fã dos livros de Machado de Assis. E gostei mais desta história que Dom Casmurro que é considerado como a sequência desta obra.
Em resumo, Quincas Borba é uma boa leitura e possui capítulos curtos.
Obs: Apesar de ser uma sequência, não se faz necessário ler Memórias Póstumas de Brás Cubas para ler Quincas Borba. É possível ler tranquilamente esta obra e depois a anterior, ou seja, são leituras com histórias independentes.
comentários(0)comente



Edden Brito 02/12/2023

A maior vítima do humanitismo é o próprio Rubião e Cristiano e Sofia ficam com as "batatas".

Machado era um gênio e suas leituras, embora pesadas, são sensacionais.
comentários(0)comente



lililu 02/12/2023

Esqueci de resenhar
Eu demorei um pouco para ler, pois a escrita não é nada fluída. O livro é baseado no jogo de interessante e na ganancia. Podemos ver o lado real da humanidade.
Apesar da dificuldades eu gostei do livro.
comentários(0)comente



Julia 01/12/2023

Quincas Borba é um verdadeiro estudo social, uma grande representação do Brasil da época e suas figuras, especialmente da elite, mas mesmo assim pode nos ensinar muito sobre nós nos dias de hoje, acredito que o Macho de Assis foi um grande observador antes de um escritor genial!
comentários(0)comente



Dandara98 26/11/2023

Machado
O destaque do livro com certeza é a ironia do narrador, típica da literatura machadiana, que me tirou algumas risadas durante a leitura. É um narrador que ri da cara do leitor e dos personagens da própria história. Também me interessou muito conhecer o Rio de Janeiro oitocentista com toda suas personagens, gananciosas e oportunistas. A abordagem da teoria Humanitas de Quincas, por fim, mostra a genialidade machadiana, que faz uma paródia as teorias cientificistas ridículas do século XIX.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bela 23/11/2023

Para alguém que não gosta muito de clássicos eu até que gostei, só n seria a minha primeira opção, mas fazer o vestibular chega para todos kkkkk
comentários(0)comente



midnightrainz_ 21/11/2023

Achei mt foda esse tom meio caricatura q o machado usa na história, gostei mt da quantidade de referência q tem aq no meio, só achei q tem um pouco de encheção de linguiça
comentários(0)comente



Luh :) 21/11/2023

Prometeu algo e não cumpriu nada
Desde o começo fiquei meio incerta se gostaria ou não, mas tive que ler por conta da escola... No começo até gostei da história, mas começou o lance da Sofia, do Palha e tudo os rolos que me dava raiva.
Escrita muito legal, mas história ruim (minha opinião).
Até agora os únicos personagens que gostei foram os Quincas Borba.
Não recomendo esse livro. Se quer ler Machado de Assis, recomendo procurar outra outra dele.
Anezio 21/11/2023minha estante
Numa releitura daqui alguns anos Certamente irá apreciar mais a história


João Pedro 21/11/2023minha estante
Achei exatamente o mesmo, só que nem continuei até o final, larguei na metade xD Há bem melhores do Machado


.Giovanna. 01/12/2023minha estante
Quando li aos 12 anos, tive exatamente essa mesma visão! Agora, quase fazendo 20 e com mais experiência com a literatura em si, pretendo ler novamente. Acredito que minha visão vai ser outra, como foi de outros livros do Machado que li recentemente!




Ricardo.Borges 20/11/2023

Ao vencedor, as batatas
O filósofo humanitista ou seu cachorro de mesmo nome? Apesar do enigmático título se referir a qualquer um deles, a trama se desenvolve centrada na figura de Rubião, uma espécie de ?Dom quixote de Barbacena? personagem que herda uma fortuna do ?amigo? filósofo (se cuidar do cão) e se relaciona em uma sociedade parasita, ironicamente repleta de personagens que, de maneira inescrupulosa, procuram, de alguma forma, tirar proveito das situações sociais e acabam, então, mostrando a perversa exploração capitalista que, inclusive, é muito aderente ao Brasil contemporâneo (como Machado sabia disso?!?).

?? porque não há vinho que embriague como a verdade.?

Apesar de mostrar mais sobre lucidez do que loucura, o personagem transita por uma paixão avassaladora em uma sociedade repleta de alpinistas sociais e, delirando, é conduzido para a solidão, exclusão e miséria, talvez a visão oposta do Humanitismo do filósofo que dá nome ao livro, cuja edição da antofagica é maravilhosa.
skuser02844 25/11/2023minha estante
E o projeto gráfico da Antofágica é lindo, né?! ? Fiz uma pequena coleção com "O Alienista", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro".


skuser02844 25/11/2023minha estante
E, à propósito da sua postagem anterior, odiei a capa de "Helena" e por isso o livro foi excluído da minha coleção (muito embora eu goste muito da obra)! ???


Ricardo.Borges 25/11/2023minha estante
Ah, são belas demais estas edições. Do seu kit, deixei o alienista de lado? um dia hei de estar preparado para o reler rsrs


skuser02844 27/11/2023minha estante
Ricardo, pra mim o livro cresceu na releitura, viu? ???


skuser02844 27/11/2023minha estante
Ahhhh, e tem desenho de Portinari, na edição de "O Alienista", da Antofágica! ??


Ricardo.Borges 27/11/2023minha estante
Uma obra de arte dentro de outra!!!




Borges18 20/11/2023

Um Clássico Lento, mas Muito bom
Simplesmente gostei bastante, não esperava gostar por ser uma história lenta e detalhada, mas os personagens e suas personalidades são muito bem desenvolvidas, além de que a parte psicológica em conjunto com a ambientação torna o livro imersivo de uma forma diferente, principalmente pela época que foi escrito.
Li por obrigação e felizmente acabei gostando, primeiro livro que leio do Machado de Assis, curiosa pelas obras mais famosas.
Espero que sejam cativantes como essa.??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1218 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR