Grace @arteaoseuredor 01/07/2021?Quincas Borba, Machado de Assis.
.
?Sempre terminando o mês com uma releitura de Machado, agora chegou a vez de Quincas Borba.
?Em Barbacena, Rubião um professor, cuida do enfermo Quincas Borba, crente, em quem sabe, receber alguma herança. O que ocorre. Aliás a herança é bem maior do que ele pensava. Poderá ficar com ela desde que cuide do cachorro que tem o mesmo nome de seu dono ?Quincas Borba?. Rubião acaba se mudando para o Rio de Janeiro e ficando amigo do casal Palha, dois interesseiros, e inescrupulosos, o que irá mudar sua vida para sempre. Um pequeno resumo dessa obra maravilhosa.
?Quincas Borba, não é tão falado quanto Memórias Póstumas, mas o acho tão bom quanto. A ironia de Machado e suas críticas a sociedade e a política estão no auge.
Seus personagens como Cristiano Palha, Sofia, Camacho e vários outros interessados no dinheiro de Rubião e não em sua amizade, são muito bem feitos, bem como o próprio Rubião e sua ingenuidade e depois sua loucura.
Entendemos bem a frase ?Ao vencedor as batatas?. Outro personagem que merece menção é o cachorro Quincas Borba, Rubião achava que ele tinha a alma do antigo dono.
O livro trás pessimismo e desesperança em suas páginas, mas é uma obra que gosto muito e escrita de forma belíssima.
.
???mas reconheceu que a emenda era pior que o soneto, e que há bonitos sonetos mentirosos.?