Mari405 18/02/2023
Para ler no escuro
Narra cinco guias turísticos que conversam "no topo do Grande São Bernardo, na Suíça". O narrador, que parece ser um hóspede do convento onde estão, aproxima-se para ouvir as histórias. Dois guias - um genovês e outro alemão - contam histórias assustadoras de fantasmas. O primeiro, sobre uma jovem e o rosto de um homem negro misterioso que assombra seus sonhos. O segundo narra sobre o fantasma de um homem que aparece a outro, mesmo antes dele morrer.
A narrativa de Dickens é maravilhosa! Chamo atenção para a descrição que ele faz do cenário em que os personagens estão: no início do conto: "olhando as montanhas remotas, coloridas pelo sol poente, como se uma grande quantidade de vinho tinto tivesse sido derramada no topo da montanha, mas ainda repousasse sobre a neve. [...] O vinho no topo da montanha era absorvido enquanto olhávamos a paisagem."
Ainda no início, o autor descreve: "A montanha ao pôr do sol havia interrompido a conversa dos cinco guias. Era uma noite divina, digna de parar uma conversa. Agora que o pôr do sol já deixara a montanha, eles continuaram."
E ao final: "Partiram tão silenciosos que a montanha fantasmagórica pode tê-los absorvido em sua neve eterna."