Aline221 28/09/2023
Quando fiquei sabendo desse livro, foi quando descobri sobre livros clássicos, aí fui pesquisar no Google, e descobri sobre o "Efeito Werther", o que me fez querer ler mais ainda, mas não achei que estava preparada, o que assim me fez ler outros livros, até ter uma certeza que estava preparada para ler após anos e valeu a pena.
O livro é incrível, simples, com um diálogo também simples, mas um clássico não é só um clássico por ter uma leitura difícil. É um livro cheio de camadas, que faz com que a gente pense muito sobre ele. O que me dá vontade de ler de novo a alguns anos, quando eu tiver uma cabeça de uma pessoa mais velha e com uma bagagem de leituras maior.
O livro é dividido em duas partes, a primeira é onde conhecemos o nosso protagonista, o Werther, que não é mais um adolescente, mas um homem, com uma boa condição, ele conhece a Lotte, por um acaso, devido a uma amiga, já que iriam para um baile, o que acabou se apaixonando pelo jeito dela, principalmente ao longo dos meses que foram se passando. Nessa parte ainda conta que ela está comprometida, com um homem de posse, o que faz a gente pensar que ele poderia ser ruim com ela. Já que muitas vezes o Werther quer simplesmente odiá-lo, mas ele é bom, considera o Werther como um amigo, o que deixa a situação ainda mais triste.
A segunda parte, conta como toda essa situação o Werther tem que lidar, já que é uma melancolia exacerbada e fazendo assim a amizade dele com a Lotte ser um tanto complicada, já que isso começou a incomodar um pouco o Albert, muitas vezes o Werther lida com isso como uma solidão e vitimação muito grande, o que muitas vezes até senti uma raiva dele. Mas da para entender, o amor romântico da Lotte não era correspondido, mas ela o amava, sentia por ele. Sua morte é trágica e difícil, mas mesmo assim, fez com que o livro tivesse sua complexidade e exatidão.
Essa edição, da Antofagica é um pouco mais complicada de ler, por ser um texto mais coloquial, o que me fez voltar muitas vezes a leitura, porque me senti um pouco perdida, mas acabou que mesmo um tanto complicado, deixou o texto com uma estrutura e um jeito muito bonito de ler.
"Entregar-me por voce! Eu morreria corajoso, alegre se pudesse restabelecer para voce a paz, o regozijo da sua vida."