Isa 17/08/2022
Os sofrimentos do jovem Werther
?É claro, como somos todos feitos de modo a sempre compararmos tudo conosco e a nós mesmos com tudo, a felicidade ou a tristeza dependem dos objetos com os quais nos comparamos, e aí não há nada mais perigoso que a solidão.?
Romance epistolar, clássico da literatura. É um compilado de cartas que se assemelha a um diário, visto que não temos acesso as respostas das mesmas e em determinado ponto precisamos do auxílio do narrador para tentar entender o que acontece com o protagonista. Aos poucos nos habituamos à rotina e a personalidade de Werther em um novo lugar, que no primeiro momento é deslumbrante e encantador, mas que gradativamente se transforma, quando o mesmo se apaixona por Lotte - já comprometida - e não é correspondido. Werther tem análises profundas, induz seus interlocutores a reflexão, mas no fim das contas, padece ao viver e ser humano.
De certa forma achei um romance melodramático de final trágico. Werther era um macho chato, ponto e vírgula. Porém pesquisando mais sobre, descobri que o livro faz parte do movimento "Sturm und Drang" - Tempestade e Ímpeto -, que defendia o homem como um ser dominado pelas emoções em contraposição ao pensamento francês da época, que valorizava a razão como norte das ações. Assim, Jovem Werther faz parte das obras que formaram a base e deram início ao Romantismo na Europa.
Tudo fica mais interessante ao pensar que em partes é um romance autobiográfico, afinal, Goethe também se apaixonou por uma jovem comprometida com o mesmo nome da amada de Werther. O autor também teve um amigo com o mesmo fim trágico de seu protagonista, seu nome era Wilhelm. É inegável a importância do livro, aprofundando mais no movimento, compadeci do sofrimento do jovem Werther.