Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1669 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


spoiler visualizar
debora-leao 20/11/2023minha estante
Por favor, por favor, por favor mesmo, continue fazendo resenhas e filosofe o quanto quiser nelas. Lerei todas. Adorei. Obrigada!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fabíola 02/11/2023

Fiquei frustrada com a obra, esperava muito mais... Culpa dos meus professores de filosofia!
Achei cansativo o sofrimento exagerado do Wether, parece que foi escrito por um emo do orkut ou um cabra sadboy fã do lil peep e xtentacion.
minha teoria é que o lil peep é o real escritor dessa obra ?
Nicole60 20/11/2023minha estante
MEU DEUS EU DEU A RISADA MAIS HONESTA DA MINHA VUDA KKKKKKKKK




@karinasouzasm 01/11/2023

Os sofrimentos do jovem Werther
Clássico da literatura alemã, mas totalmente fora da minha zona de conforto. É um romance epistolar, no final melhora muito, consigo entender completamente sua relevância para a época, mas ainda assim, não foi uma leitura fluída e agradável (por causa do meu gosto).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Carlos Weylle 06/11/2023minha estante
Lotte, com certeza, é a maior vilã do romance. Concordo




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thanks a Million 30/10/2023

Eu entendo o porque desse livro ter sido banido.
Tão sentimental e melancólico, se você não tiver cuidado esse livro vai te comer vivo.
Interessantíssimo compreender que a maioria dos românticos pensa igual, principalmente na questão de idolatria dos objetos tocados pela pessoa amada, pode ser um resquício de religião abraâmica dentro de nós, mas eu não esperava me identificar tanto com essa obra.
Da pra compreender perfeitamente o quanto Machado de Assis tirou desse livro, Quincas Borba é praticamente o mesmo livro porém com uns twists à mais.
A relação com a música sendo o principal gatilho do personagem principal é algo estranhamente contemporâneo.
Meu mano Werther só precisava de uma noite na Augusta e então ele estaria jogando o laço vermelho pálido no esgoto.
comentários(0)comente



plautzble 30/10/2023

O que a paixão não faz a um homem?
Os sofrimentos do jovem Werther é, com toda certeza, um dos romances mais trágicos que já li. A história se trata do amor que Werther sente por uma moça chamada Lotte e, quando esse amor não é correspondido, pois ela está noiva de outro homem, ele entra em um estado de tristeza e melancolia profunda, que o levam a um triste fim. Esses sentimentos sendo narrados em forma de cartas destinadas ao seu amigo Wilhelm, carregadas de confusões e divagações.
Livro clássico da literatura alemã, escrito há tanto tempo atrás e ainda sim consegue representar tão bem as angústias e dilemas atuais. Recomendo!
comentários(0)comente



onlysilence09 29/10/2023

Passagens que mais me marcaram
?Não será o mau humor muito antes uma insatisfação íntima com a nossa própria indignidade, um descontentamento com nós mesmos, que sempre vem atado a uma inveja, fomentada por uma vaidade insana??

?Por que é que as coisas têm de ser assim, e o que faz a felicidade do homem se transformar também na fonte de sua desgraça...?

?(?) mas o homem é tão limitado que não faz nenhuma ideia do começo e do fim de sua própria existência?.

É uma leitura muito densa e melancólica, no decorrer do livro o leitor acompanha o declínio psicológico e mental de Werther até a perda de sua sanidade mental e seu amargo fim. Uma das coisas que mais me chamaram atenção é que durante toda a trama os outros personagens sentem pena dele, e é visto como um sujeito sem dignidade.
comentários(0)comente



Mateus 29/10/2023

Atemporal
Livro clássico da literatura mundial, interessante pensar como um livro escrito em 1774 consegue falar de dilemas atuais, dores dos jovens de hoje, realmente atemporal. Uma pena que por ser tão atemporal, causa uma identificação entre os sofrimentos do personagem e a vida de inúmeras pessoas, o personagem não vê esperança em sua vida, e por fim da cabo de sua existência, anos após sua publicação causou um fenômeno de suicídios, o chamado efeito werther.
comentários(0)comente



Literathatha 28/10/2023

Queria ter gostado mais
Eu sempre me sinto culpada quando não amo um livro clássico. Eu vejo o valor neste livro. Mas minha avaliação é sempre baseada na capacidade do livro me surpreender e me instigar. Sei que é uma avaliação rasa, mas é uma forma autêntica de dar minha opinião.
comentários(0)comente



Thalezito 28/10/2023

O amor que se transformou em melancolia
Os Sofrimentos do Jovem Werther é um dos romances mais belos e o ao mesmo tempo triste, que eu já li. A força poética desse livro é impressionante, Goethe realiza uma valsa com as palavras e com as frases, sendo que qualquer capítulo possui alguma frase que vale a pena ser emoldurada.
A prosa também é excelente, a história se trata do amor que Werther cultiva por Carlota, e quando esse amor não é correspondido, pois ela está prometida a Alberto, ele entra em estado de amargura e melancolia, com esse sentimento não correspondido consumindo ele por dentro. E acaba levando a um trágico final.
Na época que foi lançado, este livro levou a vários jovens amargurados realizassem a mesma ação que Werther, mostrando a força que esse romance teve e que mantém até a hoje seu status de clássico.
Recomendo!
comentários(0)comente



maria_mannu 26/10/2023

Goethe eterno
O que uma paixão não faz ao homem ?
O livro é feito em forma de cartas que deixa a leitura mais interativa e apesar da obra ter sido produzida a mais de dois séculos, ainda é um assunto bastante atual. Vale muito a pena a leitura, Goethe é sensacional demais!!!
"Uma coisa é certa: não há nada neste mundo que se faça mais necessário ao ser humano do que o amor." Apesar deste machucar.
comentários(0)comente



+Uma 25/10/2023

O título que melhor descreve o livro realmente, sofrimentos e mais sofrimentos!
Farei mais comentários soltos do que uma resenha propriamente dita.
Qualquer obra que traga sentimentos tão conflitantes e que traga um entendimento variado em leitores diferentes, merece o respeito.
O livro se baseia nas cartas de Werther em grande parte escritas a um amigo, não é meu primeiro contato com livros assim, mas é interessante acompanhar através de pequenos fragmentos e devaneios de um só personagem.
Quem não se lembra do seu primeiro amor, e a intensidade do sentir misturado com as incertezas do futuro. Werther mostra todo esse amadurecimento interno, que começa pela paixão avassaladora e se transforma em uma crise emocional de dor e sofrimento quando não correspondido.
Acho que se lido em outras épocas eu teria me identificado com o personagem, mas no meu estado atual só consigo sentir pena por ele não conseguir ver além, por não ter esperado... enfim, juventude drástica.
Ao meu ver, melancólico demais, mas vale a leitura pelas reflexões nele contidas.
Cotes:
“...Não poderia desenhar nada agora, nem sequer um traço, embora jamais tenha sido tão
grande pintor quanto neste instante...”
"...Num piscar de olhos tudo se modifica em mim. Por vezes um doce clarão de vida que voltara a surgir e iluminar-me com uma vaga claridade, mas ah... ele dura apenas um momento!..."
...“Eu era”, prosseguiu ela, “uma das mais medrosas. Mas, afetando coragem para a dar aos outros, fiz-me eu mesma corajosa.”
comentários(0)comente



Tatiana687 25/10/2023

Me identifiquei muito, não sei se devo me preocupar?
Li esse livro em um momento difícil como alguém que sofre de ansiedade e depressão em níveis elevados. Ler as cartas de Werther e perceber que sua maneira de enxergar o mundo é parecida com a minha me ?quebrou? mais do que eu gostaria. Por sorte, não me deixo guiar por paixões avassaladoras ou claramente eu já teria tido um fim pior que o dele.

Largando o drama pessoal de lado, essa obra PRECISA ser lida. Pela época em que foi escrita, pela maneira como foi escrita, por ser um marco da literatura alemã, definitivamente: Werther é um daqueles livros necessários porque, de um jeito ou de outro, nos leva a refletir.

No mundo de hoje onde saúde mental aparentemente é tratada como um assunto sério, ainda há quem diga que é frescura. Toda nossa tecnologia reforça padrões impossíveis de serem alcançados e que geram frustrações e podem acarretar um suicídio. Por isso, ler esta obra de Goethe se faz necessário nos dias de hoje porque Werther não tinha Instagram, nem Facebook ditando uma vida absolutamente perfeita, contudo, não impediu que ele se deteriorasse tanto ao ponto de tirar a própria vida.
comentários(0)comente



1669 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR