Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1671 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |


Juliana 27/12/2022

É sempre curioso ler aquele livro que você estudou no ensino médio, na faculdade, mas nunca, de fato, pegou para ler, porque você sabe tudo e nada sobre o livro simultaneamente.

Que ele é belissimamente escrito eu não preciso ficar falando, tenho um fraco pelo romantismo, ele tem o seu valor porque tem toda uma intensidade que a gente precisa, o Werther em particular sente tudo de uma forma profunda, o amor o dilacera. Lógico que não cabe dizer se é válido ou não sofrer tanto por amor, acho que o tchan é mesmo, toda essa aura sombria que ele mergulha por causa da Lotte. Achei a leitura bem fluida também
comentários(0)comente



Misa 27/12/2022

Impressões
Esse livro embora nós cause angústias, raivas e indignações, ele vai trazendo sobre o sofrimento humano, ilusões amorosas e da vida, e também sobre decisões. Ele é um livro forte, e trás uma reflexão boa, mas acredito não ser indicado para pessoas que esteja passando por alguma questão psicológica forte, pois o relato do livro é bem densa.
comentários(0)comente



Fabiene.Barbosa 27/12/2022

Romance escrito por cartas é pouco para definir essa obra. A descrição de uma paixão avassaladora, escrita com a alma e extremamente intensa. Faz jus à fama que tem.
comentários(0)comente



etternal unrest 27/12/2022

Werther foi o primeiro incel.
Um dos detalhes que mais me fascinou foi a descrição das paisagens, principalmente por serem imersivas.
Mas falando da história, é compreensível porque alguns amam e outros odeiam.

Primeiro que o Werther só sabe encher o saco, é um aristocrata que passa o dia olhando pro tempo e julgando quem tem que trabalhar.
Se tá com tédio, VÁ CAPINAR UM TERRENO

Maaas também acho compreensível os sentimentos dele. Acho que ele acaba sendo bastante julgado pela forma que expressa seu afeto, mas me identifiquei...
Parece eu ano passado, quase surtei também... ??

Algumas relações te deixam obsessivo, te corroem e tiram sua paz.

Só quem já teve o coração dilacerado sabe o quanto o amor pode ser destrutivo.
comentários(0)comente



Luluzico. 26/12/2022

O indentificável Werther.
"Rio do meu próprio coração... E faço-lhe todas as vontades."

"Os sofrimentos do jovem Werther " é um livro que eu enrolei muito para ler e quando finalmente li me surpreendi.
Apesar de ter algumas partes em que o livro ficava muito parado ou que ele desvinculava da história principal, Goethe consegue com maestria exprimir até a última gota do romantismo não correspondido e nos fazer passar em todos os nossos amores passados.
Um livro bem curtinho e interessante de ser lido.
comentários(0)comente



iamvalentina 24/12/2022

Não foi o que eu esperava...
? Resumo da História

Neste livro, acompanhamos a história do jovem Werther por meio de cartas enviadas a seu amigo, o senhor Wilhelm, onde nosso protagonista se muda para uma vila, e lá ele se apaixona loucamente por Lotte, uma mulher que está noiva e não consegue retribuir os sentimentos de Werther.

? Pontos Positivos

- Quotes e Filosofia

Esse livro me trouxe muitos questionamentos e me fez pensar muito, o que não é incomum em livros desse gênero, por ser um clássico sua escrita é quase poética transformando simples momentos em questões muito maiores.

- A Mudança do Personagem

Ao longo do livro nós uma diferença muito aparente na personalidade de Werther, com o passar do tempo o jovem saiu de um otimista apaixonado para alguém solitário e deprimido, o que é muito relevante durante as cartas e sentimentos que ele descreve.

? Pontos Negativos

- Edição e Tradução

Talvez essa edição do livro não favoreceu minha leitura, em MUITOS momentos nós temos notas do tradutor, adendos e explicações da história, o que nos tira totalmente da história, me desviando assim da realidade do Werther, é como se eu estivesse lendo um documentário de um livro e não um livro fictício, no início e no fim do livro nós temos explicações, muitos nomes de cidades e pessoas foram censurados o que me deixou totalmente fora da história.

- História massiva e repetitiva

Para mim, não foi uma leitura fluída, foi na verdade algo totalmente cansativo e em alguns momentos eu tinha zero interesse na história, ler coisas muito parecidas toda hora acabou me cansando, o que me desvirtuou totalmente da mágica do livro.

- Falta de ação

O livro não pareceu ter um estopim na história, não chegamos a um momento onde a "jornada do herói" chega a seu ápice fazendo com que todo o resto da jornada pareça sem sentido.

? Quotes Favoritos

"O sofrimento seria muito menor entre as pessoas se elas simplesmente tentassem suportar a indiferença do presente, em vez de empenharem tanto sua imaginação para remoer as lembranças dos infortúnios passados."

"A maioria das pessoas passa grande parte de seu tempo se esforçando para viver, e o pouco tempo de liberdade que lhes sobra causa tamanha angústia que elas fazem de tudo para se livrar dele."

"E quando saímos em busca disso, quando o lá acaba se tornando o nosso aqui, todo antes passa a ser como depois, e continuamos então na nossa miséria, nessa condição limitada, mas nossa alma segue desejosa de um lenitivo que a nós não acessa de nos escapar.
Assim, mesmo o mais inquieto dos vagamundos acaba um dia desejando voltar para casa e encontra, no aconchego de sua morada, nos seios de sua esposa, na companhia de seus filhos e no trabalho que o sustenta, a alegria que fora buscar em vão nos confins deste mundo."

"- As pessoas deveriam repetir diariamente para si mesmas: você não pode fazer nada melhor por teus amigos do que deixá-los em paz com suas alegrias e ajudá-los a multiplicar sua felicidade à medida que você dela partilha - exclamei. - Você acha que será capaz de lhes proporcionar uma gota sequer de alívio, quando suas almas forem atormentadas por alguma paixão angustiante ou abaladas pela aflição?"

"Por acaso você seria capaz de exigir de um infeliz, cuia vida vai se esvaindo aos poucos pela ação de uma doença sorrateira e inevitável, você seria capaz de exigir que ele, com um golpe de punhal, pusesse um fim em seu sofri- mento? Será que esse mal, que só faz devorar suas forças, também não lhe rouba a própria coragem necessária para se livrar dele?"

"A natureza humana - continuei - tem seus limites: ela é capaz de suportar a alegria, a aflição e a dor até determinado ponto, mas acaba logo cedendo assim que se excede a essa medida. Aqui, portanto, não se trata de saber se alguém é fraco ou forte, mas, sim, se ele é capaz de suportar seu sofrimento nessa medida determinada, seja ela moral ou física. Para mim é tão estranho chamar de covarde a alguém que tira a própria vida, como me parece impróprio dizer que é covarde aquele que morre de uma febre malina."

Até uma próxima resenha!
comentários(0)comente



Laninha 24/12/2022

Sofrimentos que perduram até hoje
Que experiência! Esse livro tem uma escrita muito peculiar, pelo menos eu nunca tinha lido algo parecido, cheio de interjeições.
É completamente compreensível o porquê de ter se tornado um clássico, além de ter sido revolucionário na época, até hoje os sentimentos e pensamentos de Werther fazem muito sentido.

Foi interessante ler um livro em que o protagonista é um homem com sentimentos inconstantes e uma paixão incessante. Por incrivel que pareça, praticamente todos os livros românticos que li, a menina que parecia "boba de amor". E o mais incrível são as inúmeras reflexões de Werther sobre a vida. Inclusive, nem vou escrever tanto nessa resenha, quero mostrar alguns trechos que gostei.

"E eu, meu caro, novamente aprendi nesse pequeno entrevero que os mal-entendidos e a indolência talvez causem mais erros no mundo do que a astúcia e a maldade. As duas últimas, pelo menos, certamente são mais raras"

"São felizes essas criaturas. Também estão bem aqueles que dão títulos pomposos às suas miseráveis ocupações ou mesmo às suas paixões, qualificando-as como operações gigantescas para a cura e o bem-estar do gênero humano. Feliz aquele que pode ser assim! Mas quem, no entanto, reconhece em sua humildade aonde tudo isso leva, quem vê como cada cidadão satisfeito sabe fazer de seu pequeno jardim um paraíso, e como também o infeliz ofega incansavelmente sob o fardo que carrega pelo seu caminho, e que todos estão igualmente interessados em ver, por mais um minuto, a luz do sol - sim, esse se cala e cria o seu mundo a partir de si mesmo e também é feliz, porque é um ser humano. E então, por mais limitado que ele seja, traz sempre em seu coração a doce sensação de liberdade, sabendo que pode sair dessa prisão quando quiser"

"Por que o que faz o homem feliz pode tornar-se a fonte de sua dor?"

"Quando faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo".

"A noite programo desfrutar do nascer do Sol, mas não saio da cama; de dia espero alegrar-me com a luz do luar, mas permaneço no quarto. Não sei ao certo por que me levanto, por que vou dormir"

"Pessoas de uma classe superior sempre se manterão a uma fria distância do povo simples, como se acreditassem perder algo com a aproximação"

"Que a vida do homem não passa de um sonho, alguns já pensaram nisso e também eu partilho desse sentimento. Quando considero as limitações, nas quais estão restritas as forças ativas e investigativas do homem; quando vejo como toda ação se resume a criar satisfação para as necessidades, que por sua vez não têm outro objetivo senão o de prolongar nossa pobre existência; e ainda que toda calma a respeito de certos pontos de nossa busca não passa de uma resignação sonhadora, já que se decoram as paredes, entre as quais se está preso, com figuras coloridas e perspectivas luminosas. E tudo isso, Wilhelm, me emudece. Volto-me para mim mesmo e encontro um mundo! E de novo predominam o pressentimento e o obscuro desejo sobre a representação e a força viva. E tudo isso flutua nos meus sentidos, e então sorrio e prossigo sonhando mundo afora"
comentários(0)comente



Nandinho 24/12/2022

Muito bom!
Werther não pode querer ficar com Lotte, mas também não quer ficar sem ela. O final é claro, é palpável, é sensível. Talvez os suicídios sequentes à publicação na época não sejam por causa de modismo, mas sim pois Goete conseguiu pegar uma situação
"simples e absurda" vista do lado de fora e mostrou a angústia de se estar dentro dela. A morte, a dor, dois pesos na balança.
comentários(0)comente



Marcal4 24/12/2022

Frases que gostei:
Qualquer que seja o encanto de tudo aquilo que vi, não te faria mais do que uma monótona narrativa.

Era meu destino atormentar as pessoas às quais só devo alegria. Adeus, meu caro!

Por que eu, Werther? Justamente eu, que pertenço a outro? Precisamente eu? Chego a recear, sim, chego a recear que seja a própria impossibilidade de me possuir que torna os vossos desejos tão ardentes!

Não posso estar ocioso, mas também não consigo fazer nada. Não tenho nenhuma ideia, nenhuma sensibilidade pelas coisas e os livros me causam tédio. Quando faltamos a nós mesmos, tudo nos falta. Juro-te, cem vezes desejei ser um operário para ter, ao levantar pela manhã, uma perspectiva, um trabalho, uma esperança.

Logo a seguir reflito e lembro-me da fábula do cavalo que, cansado da liberdade, deixa que coloquem sobre ele sela e bridão, e ao final é condenado à desonra de ser montado.

Respeito a religião, bem o sabes, sei que é o cajado para quem cai de fadiga, o refresco para aquele que a sede consome.

A primeira impressão encontra-nos dóceis, e o homem é de tal modo constituído que podem persuadi-lo das coisas mais extraordinárias; mas logo em seguida isso fica arraigado de maneira tão sólida que, ai daquele que pretenda apaga-lo ou extirpá-lo!
comentários(0)comente



Aline330 23/12/2022

Às vezes achava o Werther meio bobo, mas lembrava que talvez eu já tinha me comportado da mesma maneira haha
Acredito que esse livro é melhor de ler quando se está apaixonado, mas aí é perigoso também...
comentários(0)comente



Carol 23/12/2022

Comecei o livro pensando que seria um favorito, tem várias passagens muito interessantes mas do meio pro final ficou muito arrastado,sinceramente o Werther é INSUPORTÁVEL.
comentários(0)comente



Alessandro460 23/12/2022

A obra que deu origem ao movimento romântico
"Os sofrimentos do jovem Werther" pode ser considerada a obra que deu origem ao movimento romântico. O romantismo começou a existir como um fenômeno cultural a partir deste romance de Goethe e considerado sua obra-prima.
Também nesse romance, Goethe criou o que pode ser chamada de "visão romântica do mundo". O enredo do livro é relativamente conhecido. Em uma espécie de auto-exílio, em lugar descrito com traços paradisíacos, o jovem Werther conhece e apaixonasse perdidamente pela jovem e bela Charlote. No entanto, a moça é comprometida e isso o levará ao desespero, com consequências trágicas.
Essa história não teria nada de especial, se não fosse a escrita do autor que para mim destaca-se por grande beleza em muitos trechos, com destaque pela maneira como Werther apaixonado enxerga às manifestações da Natureza em constante transformação- Goethe descreve esse trecho no livro em uma linguagem cinematográfica, de modo que o leitor possa apreciar cada detalhe de sua descrição. Posteriormente, esse tipo de descrição em que a Natureza aparece como algo vivo, às vezes com um aspecto bastante violento, tempestuoso, de modo as exprimir as mais intensas emoções de um personagem apareceria e se destacaria em outros textos românticos, a exemplo de "O Morro dos Ventos Uivantes".
Além disso, o romance tem sua importância reconhecida, por ter criado por meio de sua temática trágica uma tendência na literatura que se repetiria em obras posteriores, nas quais os protagonistas movidos pela paixão agem por meio de atos violentos e irracionais.
"Os sofrimentos do jovem Werther" permanece como um clássico e marco inaugural na prosa do movimento romântico. É uma obra que merece ser conhecida, principalmente pela marca autoral do autor que nesse obra demonstra traços de sua genialidade que o tornaram um dos grandes autores da literatura no século XIX a ponto de exercer uma enorme influência sobre outros poetas e escritores inseridos no movimento romântico.
Sobre a edição: A Antofágica novamente caprichou no projeto gráfico. O livro tem belas ilustrações e também traz textos de apoio sobre Goethe e o processo de criação da obra, que complementam sua leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Samara 19/12/2022

"Feliz criatura que podes atribuir a falta de felicidade a um obstáculo terreno"
Um livro poético com diversas citações belas e uma beleza no lirismo de Wether. Algumas partes me faziam querer entrar no livro e sacudir o Wether pois o homem é bem dramático quando se relaciona ao amor. Algumas vezes fui na bíblia ver as referências das notas de rodapé e isso faz a leitura ser além do que o livro proporciona e a torna rica.
comentários(0)comente



Sté 19/12/2022

Não rolou tão bem pra mim.
Eu já havia pesquisado sobre essa obra, inclusive como referencial para um trabalho acadêmico. Porém, ao pegar para ler, não rendeu para mim. Por mais que eu tenha lido em 5 dias, tive que fazer um esforço absurdo e em muitas partes acabei lendo por ler, sem entender do que se tratava. Estou acostumada com leituras mais contemporâneas, o que dificultou a experiência por se tratar de um clássico com linguagem culta. Aliado a isso, o fato de ser um século diferente e consequentemente, uma cultura totalmente diferente, em algum momentos, fiquei bem incomodada com o comportamento dos personagem de um modo geral.
comentários(0)comente



1671 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR