Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1667 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


_olivermih 16/08/2023

Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo
Comecei o livro sem saber a questão principal do seu final, mas na metade da obra já tinha percebido qual. É uma história que apesar do conteúdo sensível ela é tratada de uma forma romantizada por seu motivo romântico. Bom livro, autor e narrativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lizandra.Mirelle 31/10/2022

Não gostei da leitura
O história não conseguiu fluir pra mim. Comecei do mesmo jeito que terminei, sem entender nada. Fiquei bem perdida na história, pra mim não havia nenhum contexto ou algo que explicasse essas cartas.
comentários(0)comente



Cris SP 14/02/2024

14.02.2024
Que livro! Uma história reflexiva onde o jovem Werther, por meio de cartas a seu amigo e confidente Wilhelm, relata todas as suas angústias e anseios sobre sua vida, principalmente sua paixão por Lotte. Mesmo sendo ela uma mulher comprometida, Werther não a deixa de visitá-la e passar o maior tempo junto, no entanto, a amizade que tinha com seu marido estremece e ele tenta se afastar por um tempo. E assim o leitor acompanha esse dilema todo que está na consciência de Werther e como isso tudo vai terminar. Muito bom!
CPF1964 14/02/2024minha estante
?????




Carolina Zaghi 29/06/2021

Morria de medo de ler esse livro por conta de sua fama. Acho que talvez me falte sensibilidade e conhecimento para entender a obra. Só consigo ver o Werther como um "cara chiclete" e ainda por cima talarico
comentários(0)comente



Anna 18/08/2024

Surpreendentemente bom!
Fiquei surpresa, geralmente quando leio o primeiro livro de algum escritor, crio ressaca literária mas ao contrário, tive facilidade em ler, o ar melancólico enquanto se lê, me prendi a escrita apesar dos textos longos, achei um livro bom!
comentários(0)comente



Ro Tonks 04/08/2022

Um romance epistolar
É um bom livro a ser livro na perspectiva de que é um clássico aclamado na literatura. Sua história epistolar é bem construída e suas reflexões ainda são pertinentes nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Rafadferrari 15/05/2021

PERFEITOOOO
Ele nao é chato eu amei, foi uma surpresa esse livro ser tão incrível, não tava preparada, eu li até os 47% e depois tive que começar de novo por que o livro tem muita informação e eu não devo ter pego 1% das referências mas gostei muito.
comentários(0)comente



Natali Pacheco 11/05/2021

Até hoje, o melhor clássico que já li. Não tem como não amar o jovem Werther, me senti tão familiarizada com seus sentimentos e personalidade...
Goethe tinha reflexões muito a frente de seu tempo.
Dói mas dói de uma forma linda.
comentários(0)comente



floresmortas 17/04/2021

uma experiência intensa e íntima
os sofrimentos do jovem werther é um livro trágico, marcante, mas ainda sim incrível, embora certamente não seja o tipo de livro que eu indique pra amigos tão abertamente ou goste de debater sobre com alguém. durante a leitura das cartas tão carregadas de sentimentos de werther, senti em muitos momentos como se estivesse de frente para um raio-x de minha própria alma e por vezes compartilhei de algumas de suas angústias, assim como por vezes me vi em completa imersão com a obra.

a escrita de goethe é excepcional, suas descrições dos ambientes são precisas e ricas em detalhes e a forma como abordou em um livro clássico assuntos de certa forma universais e que ainda hoje se fazem presentes no cotidiano da quase totalidade dos indivíduos é magistral.

a leitura de os sofrimentos do jovem werther é uma experiência única, intensa e íntima e que me fez compreender a atemporalidade dos clássicos literários.
comentários(0)comente



Kauana.Palma 21/08/2022

Realmente faz jus ao nome. Quanto sofrimento.
Acompanhamos a trajetória desse jovem sem rumo na vida que encontra um grande amor impossível de se concretizar. Percebemos que não importa a época as mazelas do indivíduo continuam as mesmas.
comentários(0)comente



Robert125 12/04/2021

Perspicaz para época. Tedioso para atualidade.
É imensurável a relevância trazida pelos pensamentos do jovem Werther ao longo da obra, principalmente assuntos que tangem ao existencialismo e questões morais atreladas ao suicídio. Entretanto, a dor que o personagem carrega ao longo de mais de 200 páginas é enfadonha para atualidade, visto que o amor não correspondido já estava fadado ao fracasso desde o princípio, sendo o mesmo responsável por nutrir expectativas irreais. Confesso que não consegui desenvolver empatia pelo o querido Werther, o que tornou a leitura arrastada.

O ponto alto da obra foram às perspectivas que ainda se mantém tão atuais, fazendo-o ser um trabalho atemporal e que transpassa gerações.
Cristian 12/04/2021minha estante
Nossa! Já tem 20 anos que li, numa edição de bolso da LPM, kkkk! Na época, pareceu legal. Fiquei curioso o que eu acharia se relesse hoje :)


Robert125 12/04/2021minha estante
Cristian, é um livro muito bom! Eu gostei bastante do conteúdo, mas o personagem principal e suas lamentações... Não me desceu haha


Cristian 13/04/2021minha estante
hahaha! Lembro de achar um pouco "teatral" ou exagerada algumas lamentações. Legal saber tuas impressões :)




Gabriel Oliveira 24/02/2022

Um livro meio dispensável, mas que ainda assim tem valor
A "alta literatura" tem muitas dessas obras que são mais famosas pelo seu efeito do que por seu real valor.

Claro, não vamos diminuir a importância desse livro lendo-o como se tivesse sido escrito anteontem. Vale lembrar que a obra foi publicada na segunda metade do século XVIII e Goethe na época mal contava com 20 anos. Mesmo assim, ao ler, tem-se a impressão de que ele não foge muito do que é: um livro escrito há muito tempo atrás.

Werther, personagem principal do livro, é um jovem saudoso de sua infância, e por vezes age como uma. Exila-se no interior da Alemanha para uma espécie de retiro espiritual. Tudo vai bem enquanto ele relaxa sobre a relva se conectado com a natureza; após isso, porém, seu coração enevoa-se por uma paixão não correspondida.

O enredo da obra é raso, assim como são rasos todos os personagens com exceção de Werther. Mas Goethe, por incrível que pareça, consegue boas linhas de raciocínio e, mais importante do que tudo, causar emoção. E lembrar disso é muito importante principalmente se levarmos em conta que o livro aborda o suicídio. Hoje, é um tema até banal; no final do século XVIII, acho que não era.

Para a época, é certo que o livro causou grande rebuliço. E talvez a grande atenção que isso gerou acabou que não acaba correspondendo exatamente à qualidade da obra, embora ela seja razoável nesse quesito.

Enfim... Um bom livro? Sim. Indispensável? Não.
comentários(0)comente



Diego Alves Z 21/01/2023

Livro curto, mas denso. Werther se deixa cegar pela paixão. Fiquei me questionando o que teria o levado a ser assim, talvez seja apenas a mão pesada do autor, mas, por outro lado, todos já sofremos por amor em algum momento, então existe uma grande verdade atemporal nesse livro. Cartas são sempre tão confidentes, sempre cheias de segredos que revelam tanto. Romântico, mas também melancólico ao ponto do quase deprimente. Não sei se seria indicado para quem está no fundo do poço do coração.
comentários(0)comente



1667 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR