spoiler visualizarRitaeseuslivros 23/07/2021
Por que ler "Os Lusíadas"?
O livro publicado em 1571 em Lisboa conta sobre a viagem de Vasco da Gama até as Índias. Dividido em 10 cantos, Camões escreve "(...) uma obra em oitava rima que contem dez cantos perfeitos (p.11)" formados por sonetos decassílabos.
A obra apresenta as características das epopeias do tempo grego. Apesar de mostrar deuses antigos numa época onde a Inquisição tinha força, a obra só foi publicada porque, de acordo com Frei Bartolomeu Ferreira que assinou o parecer do Santo Ofício (Inquisição) se até um santo lançou mão das "fábulas dos deuses", é coisa de poeta falar dos "deuses dos gentios" e como ele escreveu "E ficando sempre a salva a verdade de nossa Santa Fé, que todos os deuses gentios são demônios", a obra pode ser publicada.
Vivendo no período conhecido como Classicismo, Camões escreve no Canto 1 sobre uma reunião dos deuses antigos para discutir sobre as navegações portuguesas onde mostra que Júpiter (o deus supremo do povo romano) apoia os portugueses e é da vontade dele que os Lusitanos naveguem e conquistem o mundo. Imitando a epopeia de Homero, os portugueses tem um deus contra eles (o deus Baco) e uma deusa que os protege (a deusa Vênus).
O canto 2 conta sobre os percalços sofridos pelos portugueses. Descreve as armadilhas que o povo mouro fez para eles até encontrar um povo bom indicado pelos deuses. Na história, o povo mouro é visto como vilões facilmente influenciados pelo deus Baco.
Já no canto 3 conhecemos um pouco da história de Portugal. O poeta conta sobre a criação do reino, as guerras contra os mouros e outros detalhes importantes para a história portuguesa como os reis desde Afonso I até Fernando I.
No canto seguinte, Camões continua narrando a história de seu povo dando ênfase na disputa de D. João I contra a Espanha e o início da viagem de Gama ainda em Portugal.
O canto 5 é realmente o início da viagem e os detalhes das peripécias vividas por Gama até encontrar um povo que conhece o caminho das Índias e o ajuda.
No canto 6 vimos os problemas sofridos por Gama e sua tripulação para chegar nas Índias. O poeta descreve que as tormentas sofridas pelo capitão no Cabo das Tormentas (depois rebatizado de Cabo da Boa Esperança) foram obras do deus Baco que fez uma reunião com os deuses marítimos e os aliciou a isso. Algo a se destacar e reforça o porquê da obra ter sido liberada pela Inquisição é que Vênus salva os portugueses porém o herói da história agradece a Deus pela salvação mostrando assim a sua fé incondicional e ele como excelente exemplo de cristão fiel.
Já no canto 7 o poeta inicia afirmando que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, Gama chegou as Índias. Camões segue com uma crítica ferrenha o outros povos conquistadores exaltando apenas os portugueses. Depois inicia a descrição da paisagem e o encontro de Gama com um falante da língua que será o intermediário entre os portugueses e o rei indiano. Este homem explica um pouco como são as Índias e seu povo até levar Gama ao rei.O poeta também descreve a conversa, o lugar e por fim, ele descansa aproveitando o momento.
No início do canto 8, Gama faz uma análise dos heróis lusitanos mostrando cada um e suas glórias. Em seguida, o poeta mostra mais uma vez a influencia dos deuses jogando o rei contra os portugueses e mais uma vez os portugueses se metem em encrenca.
No canto nono, o poeta descreve como os portugueses conseguem fugir dos muçulmanos que os queriam mal. Antes deles chegarem na pátria querida, são levados por Vênus para uma ilha cheia de ninfas e coisas boas. O poeta faz toda a descrição desde a decisão da deusa até o diálogo de um dos marinheiros com uma ninfa. Até o grande capitão fica com a mais bela que é a líder das ninfas.
O poeta finaliza sua obra mostrando através do canto de uma ninfa o que seria uma premonição das conquistas portuguesas isso vemos no trecho "Das mãos do teu Estevão vem tomar / As rédeas um, que já será ilustrado / No Brasil, com vencer e castigar / O pirata francês, ao mar usado."
A obra de Camões é muito interessante para aqueles que querem conhecer um pouco da história portuguesa pois dá para 'googlar' os nomes ali citado. Ela também é ótima para quem gosta de poesia em versos decassílabos.